A AUTORIA DISCENTE NA CULTURA DIGITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE MELO FERREIRA, FERNANDA JOSIRENE
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: DE SÁ ARAÚJO COSTA, CLEIDE JANE, CAVALCANTE PIMENTEL, FERNANDO SILVIO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1083
Resumo: O artigo aborda um problema referente à resistência dos alunos do ensino superior, que se envolvem em atividades que promovam a sua autoria. Apesar da adesão dos usuários em produzir conteúdo por meio de aplicativos (recursos digitais) que viabiliza a autoria, quando se trata do contexto educacional, nem sempre as interfaces presentes nos recursos digitais conseguem angariar a participação de discentes, principalmente se ainda não estão inseridos na Cultura Digital. Essa deficiência no envolvimento do discente pode estar relacionada ao desenvolvimento de uma produção textual, em razão da falta de aperfeiçoamento da escrita acadêmica dissertativa. Dessa forma, a exigência do uso da linguagem formal associada ao frágil domínio da modalidade culta da língua, pode provocar a inibição e a insegurança na participação, não viabilizando assim sua autoria digital. Nesse sentido, a questão da pesquisa é: como os recursos digitais, que vão além da linguagem textual, podem contribuir para a autoria discente? Para essa questão, objetiva-se identificar as possibilidades de autoria discente na produção de mapa conceitual e vídeo curto. Dessa forma, realizou-se um estudo teórico, no qual refletiu-se se os elementos da autoria (identidade e autonomia) podem ser identificados nos recursos digitais sugeridos. O artigo conclui que utilizar recursos que dispõem de interfaces no qual é viabilizada a construção de mapa conceitual e vídeo curto, como alternativas à produção de conteúdo textual, podem contemplar diferentes estilos de  prendizagem.
id UFPI-5_4704fb9d8d343d0371ab86ed42962220
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1083
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A AUTORIA DISCENTE NA CULTURA DIGITALAutoria digitalMapa conceitualVídeo curtoO artigo aborda um problema referente à resistência dos alunos do ensino superior, que se envolvem em atividades que promovam a sua autoria. Apesar da adesão dos usuários em produzir conteúdo por meio de aplicativos (recursos digitais) que viabiliza a autoria, quando se trata do contexto educacional, nem sempre as interfaces presentes nos recursos digitais conseguem angariar a participação de discentes, principalmente se ainda não estão inseridos na Cultura Digital. Essa deficiência no envolvimento do discente pode estar relacionada ao desenvolvimento de uma produção textual, em razão da falta de aperfeiçoamento da escrita acadêmica dissertativa. Dessa forma, a exigência do uso da linguagem formal associada ao frágil domínio da modalidade culta da língua, pode provocar a inibição e a insegurança na participação, não viabilizando assim sua autoria digital. Nesse sentido, a questão da pesquisa é: como os recursos digitais, que vão além da linguagem textual, podem contribuir para a autoria discente? Para essa questão, objetiva-se identificar as possibilidades de autoria discente na produção de mapa conceitual e vídeo curto. Dessa forma, realizou-se um estudo teórico, no qual refletiu-se se os elementos da autoria (identidade e autonomia) podem ser identificados nos recursos digitais sugeridos. O artigo conclui que utilizar recursos que dispõem de interfaces no qual é viabilizada a construção de mapa conceitual e vídeo curto, como alternativas à produção de conteúdo textual, podem contemplar diferentes estilos de  prendizagem.Universidade Federal do Piauí2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/108310.26694/les.v0i43.9343Languages, Education and Society; No. 43 (2019); 472-490Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 43 (2019); 472-490Linguagens, Educação e Sociedade; n. 43 (2019); 472-4902526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1083/934Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE MELO FERREIRA, FERNANDA JOSIRENE DE SÁ ARAÚJO COSTA, CLEIDE JANE CAVALCANTE PIMENTEL, FERNANDO SILVIO 2021-12-13T17:14:05Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1083Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:14:05Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A AUTORIA DISCENTE NA CULTURA DIGITAL
title A AUTORIA DISCENTE NA CULTURA DIGITAL
spellingShingle A AUTORIA DISCENTE NA CULTURA DIGITAL
DE MELO FERREIRA, FERNANDA JOSIRENE
Autoria digital
Mapa conceitual
Vídeo curto
title_short A AUTORIA DISCENTE NA CULTURA DIGITAL
title_full A AUTORIA DISCENTE NA CULTURA DIGITAL
title_fullStr A AUTORIA DISCENTE NA CULTURA DIGITAL
title_full_unstemmed A AUTORIA DISCENTE NA CULTURA DIGITAL
title_sort A AUTORIA DISCENTE NA CULTURA DIGITAL
author DE MELO FERREIRA, FERNANDA JOSIRENE
author_facet DE MELO FERREIRA, FERNANDA JOSIRENE
DE SÁ ARAÚJO COSTA, CLEIDE JANE
CAVALCANTE PIMENTEL, FERNANDO SILVIO
author_role author
author2 DE SÁ ARAÚJO COSTA, CLEIDE JANE
CAVALCANTE PIMENTEL, FERNANDO SILVIO
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE MELO FERREIRA, FERNANDA JOSIRENE
DE SÁ ARAÚJO COSTA, CLEIDE JANE
CAVALCANTE PIMENTEL, FERNANDO SILVIO
dc.subject.por.fl_str_mv Autoria digital
Mapa conceitual
Vídeo curto
topic Autoria digital
Mapa conceitual
Vídeo curto
description O artigo aborda um problema referente à resistência dos alunos do ensino superior, que se envolvem em atividades que promovam a sua autoria. Apesar da adesão dos usuários em produzir conteúdo por meio de aplicativos (recursos digitais) que viabiliza a autoria, quando se trata do contexto educacional, nem sempre as interfaces presentes nos recursos digitais conseguem angariar a participação de discentes, principalmente se ainda não estão inseridos na Cultura Digital. Essa deficiência no envolvimento do discente pode estar relacionada ao desenvolvimento de uma produção textual, em razão da falta de aperfeiçoamento da escrita acadêmica dissertativa. Dessa forma, a exigência do uso da linguagem formal associada ao frágil domínio da modalidade culta da língua, pode provocar a inibição e a insegurança na participação, não viabilizando assim sua autoria digital. Nesse sentido, a questão da pesquisa é: como os recursos digitais, que vão além da linguagem textual, podem contribuir para a autoria discente? Para essa questão, objetiva-se identificar as possibilidades de autoria discente na produção de mapa conceitual e vídeo curto. Dessa forma, realizou-se um estudo teórico, no qual refletiu-se se os elementos da autoria (identidade e autonomia) podem ser identificados nos recursos digitais sugeridos. O artigo conclui que utilizar recursos que dispõem de interfaces no qual é viabilizada a construção de mapa conceitual e vídeo curto, como alternativas à produção de conteúdo textual, podem contemplar diferentes estilos de  prendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1083
10.26694/les.v0i43.9343
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1083
identifier_str_mv 10.26694/les.v0i43.9343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1083/934
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 43 (2019); 472-490
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 43 (2019); 472-490
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 43 (2019); 472-490
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442051538944