A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO MUNICÍPIO DE TERESINA (PI): DO LICEU1 AO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO “ANTONINO FREIRE”
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1558 |
Resumo: | A análise da formação de professor das primeiras séries do ensino fundamental apresentada neste artigo tem como objetivo descrever como se instalou o curso do magistério no ensino médio, na realidade do município de Teresina-PI, enfocando desde sua estruturação até o processo de revitalização de sua proposta formativa. Como procedimento, procura reconstruir a organização desta modalidade de ensino como finalidade do Instituto de Educação “Antonimo Freire”, utilizando como fonte de dados os registros escritos sobre a realidade educacional teresinense apoiando-se, em: Brito (1986, 1996), Freitas (1988), Leite (1989), Pires (1985) dentre outros autores, e, inclusive, na legislação específica da normalização deste ensino no Piauí., o que indicou a técnica de análise de conteúdo para a interpretação dos dados. Os resultados mostram as implicações dos fatores socioeconômicos e das políticas educacionais como determinantes da progressiva desestruturação do ensino normal. |
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A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO MUNICÍPIO DE TERESINA (PI): DO LICEU1 AO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO “ANTONINO FREIRE”FormaçãoMagistérioCurso NormalPolítica de FormaçãoA análise da formação de professor das primeiras séries do ensino fundamental apresentada neste artigo tem como objetivo descrever como se instalou o curso do magistério no ensino médio, na realidade do município de Teresina-PI, enfocando desde sua estruturação até o processo de revitalização de sua proposta formativa. Como procedimento, procura reconstruir a organização desta modalidade de ensino como finalidade do Instituto de Educação “Antonimo Freire”, utilizando como fonte de dados os registros escritos sobre a realidade educacional teresinense apoiando-se, em: Brito (1986, 1996), Freitas (1988), Leite (1989), Pires (1985) dentre outros autores, e, inclusive, na legislação específica da normalização deste ensino no Piauí., o que indicou a técnica de análise de conteúdo para a interpretação dos dados. Os resultados mostram as implicações dos fatores socioeconômicos e das políticas educacionais como determinantes da progressiva desestruturação do ensino normal.Universidade Federal do Piauí2006-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1558Languages, Education and Society; No. 14 (2006); 37-48Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 14 (2006); 37-48Linguagens, Educação e Sociedade; n. 14 (2006); 37-482526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1558/1403Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE OLIVEIRA CABRAL, CARMEN LÚCIA 2022-02-02T18:14:06Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1558Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:14:06Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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