A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO MUNICÍPIO DE TERESINA (PI): DO LICEU1 AO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO “ANTONINO FREIRE”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE OLIVEIRA CABRAL, CARMEN LÚCIA
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1558
Resumo: A análise da formação de professor das primeiras séries do ensino fundamental apresentada neste artigo tem como objetivo descrever como se instalou o curso do magistério no ensino médio, na realidade do município de Teresina-PI, enfocando desde sua estruturação até o processo de revitalização de sua proposta formativa. Como procedimento, procura reconstruir a organização desta modalidade de ensino como finalidade do Instituto de Educação “Antonimo Freire”, utilizando como fonte de dados os registros escritos sobre a realidade educacional teresinense apoiando-se, em: Brito (1986, 1996), Freitas (1988), Leite (1989), Pires (1985) dentre outros autores, e, inclusive, na legislação específica da normalização deste ensino no Piauí., o que indicou a técnica de análise de conteúdo para a interpretação dos dados. Os resultados mostram as implicações dos fatores socioeconômicos e das políticas educacionais como determinantes da progressiva desestruturação do ensino normal.
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