A SOCIOLINGUÍSTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ABORDAGEM DO PROCESSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves Araújo, João Evangelista das
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2683
Resumo: O presente artigo questiona o ensino convencional de leitura nas escolas brasileiras, a partir de bases sociológicas como fundamentos para a construção de novas abordagens desse ensino com vistas as transformações sociais. Neste sentido, aponta para um ensino democrático de leitura, direcionado por uma ação pedagógica voltado para as realidades concretas em relação aos diferentes usos e funções linguísticas e outras diferenciações sociais e culturais.
id UFPI-5_5a114e8efdd59235068f41f7b4338a81
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/2683
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A SOCIOLINGUÍSTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ABORDAGEM DO PROCESSO O presente artigo questiona o ensino convencional de leitura nas escolas brasileiras, a partir de bases sociológicas como fundamentos para a construção de novas abordagens desse ensino com vistas as transformações sociais. Neste sentido, aponta para um ensino democrático de leitura, direcionado por uma ação pedagógica voltado para as realidades concretas em relação aos diferentes usos e funções linguísticas e outras diferenciações sociais e culturais.Universidade Federal do Piauí1998-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2683Languages, Education and Society; No. 3 (1998)Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 3 (1998)Linguagens, Educação e Sociedade; n. 3 (1998)2526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2683/2436Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves Araújo, João Evangelista das 2022-05-27T21:43:35Zoai:periodicos.ufpi.br:article/2683Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-05-27T21:43:35Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A SOCIOLINGUÍSTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ABORDAGEM DO PROCESSO
title A SOCIOLINGUÍSTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ABORDAGEM DO PROCESSO
spellingShingle A SOCIOLINGUÍSTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ABORDAGEM DO PROCESSO
Neves Araújo, João Evangelista das
title_short A SOCIOLINGUÍSTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ABORDAGEM DO PROCESSO
title_full A SOCIOLINGUÍSTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ABORDAGEM DO PROCESSO
title_fullStr A SOCIOLINGUÍSTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ABORDAGEM DO PROCESSO
title_full_unstemmed A SOCIOLINGUÍSTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ABORDAGEM DO PROCESSO
title_sort A SOCIOLINGUÍSTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ABORDAGEM DO PROCESSO
author Neves Araújo, João Evangelista das
author_facet Neves Araújo, João Evangelista das
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves Araújo, João Evangelista das
description O presente artigo questiona o ensino convencional de leitura nas escolas brasileiras, a partir de bases sociológicas como fundamentos para a construção de novas abordagens desse ensino com vistas as transformações sociais. Neste sentido, aponta para um ensino democrático de leitura, direcionado por uma ação pedagógica voltado para as realidades concretas em relação aos diferentes usos e funções linguísticas e outras diferenciações sociais e culturais.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2683
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2683/2436
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 3 (1998)
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 3 (1998)
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 3 (1998)
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797444679270400