A SOCIOLINGUÍSTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ABORDAGEM DO PROCESSO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2683 |
Resumo: | O presente artigo questiona o ensino convencional de leitura nas escolas brasileiras, a partir de bases sociológicas como fundamentos para a construção de novas abordagens desse ensino com vistas as transformações sociais. Neste sentido, aponta para um ensino democrático de leitura, direcionado por uma ação pedagógica voltado para as realidades concretas em relação aos diferentes usos e funções linguísticas e outras diferenciações sociais e culturais. |
id |
UFPI-5_5a114e8efdd59235068f41f7b4338a81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/2683 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A SOCIOLINGUÍSTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ABORDAGEM DO PROCESSO O presente artigo questiona o ensino convencional de leitura nas escolas brasileiras, a partir de bases sociológicas como fundamentos para a construção de novas abordagens desse ensino com vistas as transformações sociais. Neste sentido, aponta para um ensino democrático de leitura, direcionado por uma ação pedagógica voltado para as realidades concretas em relação aos diferentes usos e funções linguísticas e outras diferenciações sociais e culturais.Universidade Federal do Piauí1998-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2683Languages, Education and Society; No. 3 (1998)Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 3 (1998)Linguagens, Educação e Sociedade; n. 3 (1998)2526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2683/2436Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves Araújo, João Evangelista das 2022-05-27T21:43:35Zoai:periodicos.ufpi.br:article/2683Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-05-27T21:43:35Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A SOCIOLINGUÍSTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ABORDAGEM DO PROCESSO |
title |
A SOCIOLINGUÍSTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ABORDAGEM DO PROCESSO |
spellingShingle |
A SOCIOLINGUÍSTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ABORDAGEM DO PROCESSO Neves Araújo, João Evangelista das |
title_short |
A SOCIOLINGUÍSTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ABORDAGEM DO PROCESSO |
title_full |
A SOCIOLINGUÍSTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ABORDAGEM DO PROCESSO |
title_fullStr |
A SOCIOLINGUÍSTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ABORDAGEM DO PROCESSO |
title_full_unstemmed |
A SOCIOLINGUÍSTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ABORDAGEM DO PROCESSO |
title_sort |
A SOCIOLINGUÍSTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ABORDAGEM DO PROCESSO |
author |
Neves Araújo, João Evangelista das |
author_facet |
Neves Araújo, João Evangelista das |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves Araújo, João Evangelista das |
description |
O presente artigo questiona o ensino convencional de leitura nas escolas brasileiras, a partir de bases sociológicas como fundamentos para a construção de novas abordagens desse ensino com vistas as transformações sociais. Neste sentido, aponta para um ensino democrático de leitura, direcionado por uma ação pedagógica voltado para as realidades concretas em relação aos diferentes usos e funções linguísticas e outras diferenciações sociais e culturais. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-05-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2683 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2683/2436 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 3 (1998) Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 3 (1998) Linguagens, Educação e Sociedade; n. 3 (1998) 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797444679270400 |