As necessidades formativas de professores para o trabalho com a educação integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20040 |
Resumo: | No Brasil, desde os anos 1990, o país vem operando uma ampla transformação no sistema educativo. Tal situação justifica-se, entre outros motivos, pela busca de respostas às novas exigências que a atual sociedade confere à escola, às novas tecnologias e aos sistemas de informação e comunicação. Para melhor inserir a escola brasileira nesse contexto, o governo federal, através da Portaria Interministerial nº 17/2007, criou o Programa Mais Educação como medida para combater os baixos índices do desenvolvimento da Educação Básica nas capitais e regiões metropolitanas do país, objetivando a implantação da educação integral nas escolas. Passados os primeiros anos desde a implantação do programa, verificam-se avanços na permanência dos alunos no seio da escola. Porém, quanto aos docentes, há uma lacuna quanto a sua participação e consequente aceitação. Considerando a realidade de escolas do Ensino Fundamental da rede estadual na cidade de Natal-RN, este estudo investiga as necessidades formativas de professores nas instituições que atuam com o Programa Mais Educação, vislumbrando a relação educativa com os Macrocampos contidos nesse projeto nacional. Responder a essa indagação nos permite absorver o conceito dessas necessidades nos professores, além de verificarmos prioridades em relação à formação continuada do professorado para esta nova realidade pedagógica. |
id |
UFRN_de272edeb20ea63f1c9314601dae7867 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20040 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Francisco José Dias dahttp://lattes.cnpq.br/4124240446762583http://lattes.cnpq.br/8921901031367516Góis, Francisca Lacerda dehttp://lattes.cnpq.br/5324357415270200Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/5187018279016366Nunez, Isauro Beltran2016-03-15T00:11:12Z2016-03-15T00:11:12Z2014-02-26SILVA, Francisco José Dias da. As necessidades formativas de professores para o trabalho com a educação integral. 2014. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20040No Brasil, desde os anos 1990, o país vem operando uma ampla transformação no sistema educativo. Tal situação justifica-se, entre outros motivos, pela busca de respostas às novas exigências que a atual sociedade confere à escola, às novas tecnologias e aos sistemas de informação e comunicação. Para melhor inserir a escola brasileira nesse contexto, o governo federal, através da Portaria Interministerial nº 17/2007, criou o Programa Mais Educação como medida para combater os baixos índices do desenvolvimento da Educação Básica nas capitais e regiões metropolitanas do país, objetivando a implantação da educação integral nas escolas. Passados os primeiros anos desde a implantação do programa, verificam-se avanços na permanência dos alunos no seio da escola. Porém, quanto aos docentes, há uma lacuna quanto a sua participação e consequente aceitação. Considerando a realidade de escolas do Ensino Fundamental da rede estadual na cidade de Natal-RN, este estudo investiga as necessidades formativas de professores nas instituições que atuam com o Programa Mais Educação, vislumbrando a relação educativa com os Macrocampos contidos nesse projeto nacional. Responder a essa indagação nos permite absorver o conceito dessas necessidades nos professores, além de verificarmos prioridades em relação à formação continuada do professorado para esta nova realidade pedagógica.In Brazil, since the 1990, the country has been operating an extensive transformation in the education system. This situation is justified, among other reasons, the search for answers to the new demands that modern society gives to school, to new technologies and information and communication systems. To better put the Brazilian school that context, the federal government, through the Ministerial Decree No. 17/2007, created the More Education Program as a measure to combat low levels of development of basic education in the capital cities and metropolitan areas, aiming at the implementation of comprehensive education in schools. After the first year since the implementation of the program, there are advances in the permanence of students within the school. But as for the teachers, there is a gap on ownership and consequent acceptance. Considering the reality of the state system of schools of Basic Education in Natal - RN, this study investigates the training needs of teachers in institutions working with More Education Program, envisioning the educational relationship with Macrocampos contained in this national project. Answering this question allows us to absorb the concept of such needs in teachers, as well as to check priority in relation to the continuing education of teachers for this new pedagogical reality.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPrograma mais educaçãoNecessidades formativasFormação continuadaAs necessidades formativas de professores para o trabalho com a educação integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFranciscoJoseDiasDaSilva_DISSERT.pdfFranciscoJoseDiasDaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf1577741https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20040/1/FranciscoJoseDiasDaSilva_DISSERT.pdf477cd46ab30c75ac037441b2e8ef5341MD51TEXTFranciscoJoseDiasDaSilva_DISSERT.pdf.txtFranciscoJoseDiasDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain345227https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20040/6/FranciscoJoseDiasDaSilva_DISSERT.pdf.txtedc56862b81902bc077ae5eba32ef26aMD56THUMBNAILFranciscoJoseDiasDaSilva_DISSERT.pdf.jpgFranciscoJoseDiasDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2386https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20040/7/FranciscoJoseDiasDaSilva_DISSERT.pdf.jpg54431e24d3b5f58557a7209d9e2c4a82MD57123456789/200402017-11-02 18:03:12.711oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20040Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T21:03:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As necessidades formativas de professores para o trabalho com a educação integral |
title |
As necessidades formativas de professores para o trabalho com a educação integral |
spellingShingle |
As necessidades formativas de professores para o trabalho com a educação integral Silva, Francisco José Dias da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Programa mais educação Necessidades formativas Formação continuada |
title_short |
As necessidades formativas de professores para o trabalho com a educação integral |
title_full |
As necessidades formativas de professores para o trabalho com a educação integral |
title_fullStr |
As necessidades formativas de professores para o trabalho com a educação integral |
title_full_unstemmed |
As necessidades formativas de professores para o trabalho com a educação integral |
title_sort |
As necessidades formativas de professores para o trabalho com a educação integral |
author |
Silva, Francisco José Dias da |
author_facet |
Silva, Francisco José Dias da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4124240446762583 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8921901031367516 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Góis, Francisca Lacerda de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5324357415270200 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5187018279016366 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisco José Dias da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunez, Isauro Beltran |
contributor_str_mv |
Nunez, Isauro Beltran |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Programa mais educação Necessidades formativas Formação continuada |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa mais educação Necessidades formativas Formação continuada |
description |
No Brasil, desde os anos 1990, o país vem operando uma ampla transformação no sistema educativo. Tal situação justifica-se, entre outros motivos, pela busca de respostas às novas exigências que a atual sociedade confere à escola, às novas tecnologias e aos sistemas de informação e comunicação. Para melhor inserir a escola brasileira nesse contexto, o governo federal, através da Portaria Interministerial nº 17/2007, criou o Programa Mais Educação como medida para combater os baixos índices do desenvolvimento da Educação Básica nas capitais e regiões metropolitanas do país, objetivando a implantação da educação integral nas escolas. Passados os primeiros anos desde a implantação do programa, verificam-se avanços na permanência dos alunos no seio da escola. Porém, quanto aos docentes, há uma lacuna quanto a sua participação e consequente aceitação. Considerando a realidade de escolas do Ensino Fundamental da rede estadual na cidade de Natal-RN, este estudo investiga as necessidades formativas de professores nas instituições que atuam com o Programa Mais Educação, vislumbrando a relação educativa com os Macrocampos contidos nesse projeto nacional. Responder a essa indagação nos permite absorver o conceito dessas necessidades nos professores, além de verificarmos prioridades em relação à formação continuada do professorado para esta nova realidade pedagógica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T00:11:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-03-15T00:11:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Francisco José Dias da. As necessidades formativas de professores para o trabalho com a educação integral. 2014. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20040 |
identifier_str_mv |
SILVA, Francisco José Dias da. As necessidades formativas de professores para o trabalho com a educação integral. 2014. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20040/1/FranciscoJoseDiasDaSilva_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20040/6/FranciscoJoseDiasDaSilva_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20040/7/FranciscoJoseDiasDaSilva_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
477cd46ab30c75ac037441b2e8ef5341 edc56862b81902bc077ae5eba32ef26a 54431e24d3b5f58557a7209d9e2c4a82 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823686418522701824 |