TRISTEZA DE DOCENTES EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIAS ENTRE DISCENTES NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DOS SANTOS SILVA, ANA PAULA
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: BEZERRA DE ANDRADE, FERNANDO CÉZAR
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1228
Resumo: Este trabalho de natureza qualitativa faz parte integrante da dissertação de mestrado da primeira autora, sob orientação do segundo autor, e objetivou analisar, pela teoria walloniana sobre os campos funcionais, causas da tristeza de docentes por eles atribuídas a violências entre discentes na escola. Foram entrevistados 17 docentes de escolas públicas, cujas falas foram submetidas à Análise de Enunciação (BARDIN, 2009). Os resultados indicaram a presença de diferentes emoções negativas em contexto de violência escolar, sendo mais recorrente a tristeza. Constatamos, como causas da tristeza naquele contexto escolar: a frustração das atividades de ensino, interrompidas pelas situações de violência na sala de aula; a pressuposição de que a realidade sociofamiliar dos discentes seja difícil e interfira, assim, como fatores causais do problema comportamental discente em sala de aula; a constatação de agressões físicas e verbais entre alunos; a inabilidade profissional para resolver problemas de relacionamento interpessoal na sala de aula; a necessidade de conviver diariamente com a violência no ambiente de trabalho; a incerteza sobre os benefícios do ensino para mudar a realidade social do alunado; e a ausência de continuidade da educação escolar na família. Concluímos que a tristeza constitui-se em um fator de impedimento para a prática pedagógica e para a gestão da violência na escola, em virtude dos efeitos de tal emoção sobre a grande maioria dos entrevistados: inércia e indiferença diante dos problemas.
id UFPI-5_6456ac437c17fef1207f1841a007b9de
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1228
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling TRISTEZA DE DOCENTES EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIAS ENTRE DISCENTES NA ESCOLAEmoções negativasTristezaTeoria WallonianaViolência na escolaDocênciaEste trabalho de natureza qualitativa faz parte integrante da dissertação de mestrado da primeira autora, sob orientação do segundo autor, e objetivou analisar, pela teoria walloniana sobre os campos funcionais, causas da tristeza de docentes por eles atribuídas a violências entre discentes na escola. Foram entrevistados 17 docentes de escolas públicas, cujas falas foram submetidas à Análise de Enunciação (BARDIN, 2009). Os resultados indicaram a presença de diferentes emoções negativas em contexto de violência escolar, sendo mais recorrente a tristeza. Constatamos, como causas da tristeza naquele contexto escolar: a frustração das atividades de ensino, interrompidas pelas situações de violência na sala de aula; a pressuposição de que a realidade sociofamiliar dos discentes seja difícil e interfira, assim, como fatores causais do problema comportamental discente em sala de aula; a constatação de agressões físicas e verbais entre alunos; a inabilidade profissional para resolver problemas de relacionamento interpessoal na sala de aula; a necessidade de conviver diariamente com a violência no ambiente de trabalho; a incerteza sobre os benefícios do ensino para mudar a realidade social do alunado; e a ausência de continuidade da educação escolar na família. Concluímos que a tristeza constitui-se em um fator de impedimento para a prática pedagógica e para a gestão da violência na escola, em virtude dos efeitos de tal emoção sobre a grande maioria dos entrevistados: inércia e indiferença diante dos problemas.Universidade Federal do Piauí2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1228Languages, Education and Society; No. 36 (2017); 217-239Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 36 (2017); 217-239Linguagens, Educação e Sociedade; n. 36 (2017); 217-2392526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1228/1045Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDOS SANTOS SILVA, ANA PAULA BEZERRA DE ANDRADE, FERNANDO CÉZAR 2021-12-16T11:14:48Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1228Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:14:48Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv TRISTEZA DE DOCENTES EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIAS ENTRE DISCENTES NA ESCOLA
title TRISTEZA DE DOCENTES EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIAS ENTRE DISCENTES NA ESCOLA
spellingShingle TRISTEZA DE DOCENTES EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIAS ENTRE DISCENTES NA ESCOLA
DOS SANTOS SILVA, ANA PAULA
Emoções negativas
Tristeza
Teoria Walloniana
Violência na escola
Docência
title_short TRISTEZA DE DOCENTES EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIAS ENTRE DISCENTES NA ESCOLA
title_full TRISTEZA DE DOCENTES EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIAS ENTRE DISCENTES NA ESCOLA
title_fullStr TRISTEZA DE DOCENTES EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIAS ENTRE DISCENTES NA ESCOLA
title_full_unstemmed TRISTEZA DE DOCENTES EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIAS ENTRE DISCENTES NA ESCOLA
title_sort TRISTEZA DE DOCENTES EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIAS ENTRE DISCENTES NA ESCOLA
author DOS SANTOS SILVA, ANA PAULA
author_facet DOS SANTOS SILVA, ANA PAULA
BEZERRA DE ANDRADE, FERNANDO CÉZAR
author_role author
author2 BEZERRA DE ANDRADE, FERNANDO CÉZAR
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DOS SANTOS SILVA, ANA PAULA
BEZERRA DE ANDRADE, FERNANDO CÉZAR
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções negativas
Tristeza
Teoria Walloniana
Violência na escola
Docência
topic Emoções negativas
Tristeza
Teoria Walloniana
Violência na escola
Docência
description Este trabalho de natureza qualitativa faz parte integrante da dissertação de mestrado da primeira autora, sob orientação do segundo autor, e objetivou analisar, pela teoria walloniana sobre os campos funcionais, causas da tristeza de docentes por eles atribuídas a violências entre discentes na escola. Foram entrevistados 17 docentes de escolas públicas, cujas falas foram submetidas à Análise de Enunciação (BARDIN, 2009). Os resultados indicaram a presença de diferentes emoções negativas em contexto de violência escolar, sendo mais recorrente a tristeza. Constatamos, como causas da tristeza naquele contexto escolar: a frustração das atividades de ensino, interrompidas pelas situações de violência na sala de aula; a pressuposição de que a realidade sociofamiliar dos discentes seja difícil e interfira, assim, como fatores causais do problema comportamental discente em sala de aula; a constatação de agressões físicas e verbais entre alunos; a inabilidade profissional para resolver problemas de relacionamento interpessoal na sala de aula; a necessidade de conviver diariamente com a violência no ambiente de trabalho; a incerteza sobre os benefícios do ensino para mudar a realidade social do alunado; e a ausência de continuidade da educação escolar na família. Concluímos que a tristeza constitui-se em um fator de impedimento para a prática pedagógica e para a gestão da violência na escola, em virtude dos efeitos de tal emoção sobre a grande maioria dos entrevistados: inércia e indiferença diante dos problemas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1228
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1228/1045
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 36 (2017); 217-239
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 36 (2017); 217-239
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 36 (2017); 217-239
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442628255744