A ABORDAGEM CONCEITUAL E O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda Evangelista, Armstrong
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2533
Resumo: O presente texto discute a abordagem conceitual a luz do pensamento de três dos mais importantes teóricos da psicologia da aprendizagem: Ausubel, Piaget e Vygotsky. Identifica as particularidades e terminologias pecualiares ao enfoque de cada um desses pensadores. Focaliza os pontos de congruência de suas ideias acerca da formação de conceitos. Busca apresentar subsídios técnicos importantes que iluminem o trabalho daqueles que estão envolvidos com a ação pedagógica a fim de que conheçam melhor as condições em que se realiza o processo de ensino e aprendizagem.
id UFPI-5_67ad560c852e363d5b012cec96c77db4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/2533
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A ABORDAGEM CONCEITUAL E O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM Conceitosformação de conceitosensino aprendizagemaprendizagem significativaO presente texto discute a abordagem conceitual a luz do pensamento de três dos mais importantes teóricos da psicologia da aprendizagem: Ausubel, Piaget e Vygotsky. Identifica as particularidades e terminologias pecualiares ao enfoque de cada um desses pensadores. Focaliza os pontos de congruência de suas ideias acerca da formação de conceitos. Busca apresentar subsídios técnicos importantes que iluminem o trabalho daqueles que estão envolvidos com a ação pedagógica a fim de que conheçam melhor as condições em que se realiza o processo de ensino e aprendizagem.Universidade Federal do Piauí2002-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2533Languages, Education and Society; No. 8 (2002)Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 8 (2002)Linguagens, Educação e Sociedade; n. 8 (2002)2526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2533/2297Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda Evangelista, Armstrong 2022-05-09T13:15:00Zoai:periodicos.ufpi.br:article/2533Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-05-09T13:15Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A ABORDAGEM CONCEITUAL E O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM
title A ABORDAGEM CONCEITUAL E O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM
spellingShingle A ABORDAGEM CONCEITUAL E O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM
Miranda Evangelista, Armstrong
Conceitos
formação de conceitos
ensino aprendizagem
aprendizagem significativa
title_short A ABORDAGEM CONCEITUAL E O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM
title_full A ABORDAGEM CONCEITUAL E O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM
title_fullStr A ABORDAGEM CONCEITUAL E O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed A ABORDAGEM CONCEITUAL E O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM
title_sort A ABORDAGEM CONCEITUAL E O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM
author Miranda Evangelista, Armstrong
author_facet Miranda Evangelista, Armstrong
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda Evangelista, Armstrong
dc.subject.por.fl_str_mv Conceitos
formação de conceitos
ensino aprendizagem
aprendizagem significativa
topic Conceitos
formação de conceitos
ensino aprendizagem
aprendizagem significativa
description O presente texto discute a abordagem conceitual a luz do pensamento de três dos mais importantes teóricos da psicologia da aprendizagem: Ausubel, Piaget e Vygotsky. Identifica as particularidades e terminologias pecualiares ao enfoque de cada um desses pensadores. Focaliza os pontos de congruência de suas ideias acerca da formação de conceitos. Busca apresentar subsídios técnicos importantes que iluminem o trabalho daqueles que estão envolvidos com a ação pedagógica a fim de que conheçam melhor as condições em que se realiza o processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2533
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2533/2297
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 8 (2002)
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 8 (2002)
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 8 (2002)
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797444320657408