A ABORDAGEM CONCEITUAL E O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2533 |
Resumo: | O presente texto discute a abordagem conceitual a luz do pensamento de três dos mais importantes teóricos da psicologia da aprendizagem: Ausubel, Piaget e Vygotsky. Identifica as particularidades e terminologias pecualiares ao enfoque de cada um desses pensadores. Focaliza os pontos de congruência de suas ideias acerca da formação de conceitos. Busca apresentar subsídios técnicos importantes que iluminem o trabalho daqueles que estão envolvidos com a ação pedagógica a fim de que conheçam melhor as condições em que se realiza o processo de ensino e aprendizagem. |
id |
UFPI-5_67ad560c852e363d5b012cec96c77db4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/2533 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ABORDAGEM CONCEITUAL E O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM Conceitosformação de conceitosensino aprendizagemaprendizagem significativaO presente texto discute a abordagem conceitual a luz do pensamento de três dos mais importantes teóricos da psicologia da aprendizagem: Ausubel, Piaget e Vygotsky. Identifica as particularidades e terminologias pecualiares ao enfoque de cada um desses pensadores. Focaliza os pontos de congruência de suas ideias acerca da formação de conceitos. Busca apresentar subsídios técnicos importantes que iluminem o trabalho daqueles que estão envolvidos com a ação pedagógica a fim de que conheçam melhor as condições em que se realiza o processo de ensino e aprendizagem.Universidade Federal do Piauí2002-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2533Languages, Education and Society; No. 8 (2002)Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 8 (2002)Linguagens, Educação e Sociedade; n. 8 (2002)2526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2533/2297Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda Evangelista, Armstrong 2022-05-09T13:15:00Zoai:periodicos.ufpi.br:article/2533Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-05-09T13:15Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ABORDAGEM CONCEITUAL E O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM |
title |
A ABORDAGEM CONCEITUAL E O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
A ABORDAGEM CONCEITUAL E O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM Miranda Evangelista, Armstrong Conceitos formação de conceitos ensino aprendizagem aprendizagem significativa |
title_short |
A ABORDAGEM CONCEITUAL E O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM |
title_full |
A ABORDAGEM CONCEITUAL E O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
A ABORDAGEM CONCEITUAL E O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
A ABORDAGEM CONCEITUAL E O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM |
title_sort |
A ABORDAGEM CONCEITUAL E O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM |
author |
Miranda Evangelista, Armstrong |
author_facet |
Miranda Evangelista, Armstrong |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda Evangelista, Armstrong |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceitos formação de conceitos ensino aprendizagem aprendizagem significativa |
topic |
Conceitos formação de conceitos ensino aprendizagem aprendizagem significativa |
description |
O presente texto discute a abordagem conceitual a luz do pensamento de três dos mais importantes teóricos da psicologia da aprendizagem: Ausubel, Piaget e Vygotsky. Identifica as particularidades e terminologias pecualiares ao enfoque de cada um desses pensadores. Focaliza os pontos de congruência de suas ideias acerca da formação de conceitos. Busca apresentar subsídios técnicos importantes que iluminem o trabalho daqueles que estão envolvidos com a ação pedagógica a fim de que conheçam melhor as condições em que se realiza o processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2533 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2533/2297 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 8 (2002) Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 8 (2002) Linguagens, Educação e Sociedade; n. 8 (2002) 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797444320657408 |