DEFINIÇÕES DE PRÁTICA EDUCATIVA EM DIFERENTES PERSPECTIVAS SÓCIO-EDUCACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE CASTRO CRUSOÉ, NILMA MARGARIDA
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: MOREIRA, NÚBIA REGINA, DANTAS PINA, MARIA CRISTINA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1301
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar definições de prática em diferentes perspectivas sócioeducacionais. O interesse nasce do fato de sermos professoras de prática de ensino na graduação, pesquisadoras e orientadoras no Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e percebermos a necessidade de definição teórica para orientar as nossas atividades e dos nossos estudantes. Observamos que este movimento é fundamental para a qualificação teóricometodológica das pesquisas que têm como temática as práticas educativas, entendendo-as tanto nos espaços formais e não formais de educação. Nossa tentativa, também, a partir desse texto, é arriscar “tipificar” a prática educativa para subsidiar os estudos que tenham como norte as práticas.
id UFPI-5_6a32ab6f4db6691a2c88798a7a93aab2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1301
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling DEFINIÇÕES DE PRÁTICA EDUCATIVA EM DIFERENTES PERSPECTIVAS SÓCIO-EDUCACIONAISPesquisa em educaçãoPrática educativaMetodologiaEste artigo tem como objetivo apresentar definições de prática em diferentes perspectivas sócioeducacionais. O interesse nasce do fato de sermos professoras de prática de ensino na graduação, pesquisadoras e orientadoras no Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e percebermos a necessidade de definição teórica para orientar as nossas atividades e dos nossos estudantes. Observamos que este movimento é fundamental para a qualificação teóricometodológica das pesquisas que têm como temática as práticas educativas, entendendo-as tanto nos espaços formais e não formais de educação. Nossa tentativa, também, a partir desse texto, é arriscar “tipificar” a prática educativa para subsidiar os estudos que tenham como norte as práticas.Universidade Federal do Piauí2014-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1301Languages, Education and Society; No. 31 (2014); 46-63Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 31 (2014); 46-63Linguagens, Educação e Sociedade; n. 31 (2014); 46-632526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1301/1148Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE CASTRO CRUSOÉ, NILMA MARGARIDA MOREIRA, NÚBIA REGINA DANTAS PINA, MARIA CRISTINA 2021-12-16T11:18:30Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1301Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:18:30Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv DEFINIÇÕES DE PRÁTICA EDUCATIVA EM DIFERENTES PERSPECTIVAS SÓCIO-EDUCACIONAIS
title DEFINIÇÕES DE PRÁTICA EDUCATIVA EM DIFERENTES PERSPECTIVAS SÓCIO-EDUCACIONAIS
spellingShingle DEFINIÇÕES DE PRÁTICA EDUCATIVA EM DIFERENTES PERSPECTIVAS SÓCIO-EDUCACIONAIS
DE CASTRO CRUSOÉ, NILMA MARGARIDA
Pesquisa em educação
Prática educativa
Metodologia
title_short DEFINIÇÕES DE PRÁTICA EDUCATIVA EM DIFERENTES PERSPECTIVAS SÓCIO-EDUCACIONAIS
title_full DEFINIÇÕES DE PRÁTICA EDUCATIVA EM DIFERENTES PERSPECTIVAS SÓCIO-EDUCACIONAIS
title_fullStr DEFINIÇÕES DE PRÁTICA EDUCATIVA EM DIFERENTES PERSPECTIVAS SÓCIO-EDUCACIONAIS
title_full_unstemmed DEFINIÇÕES DE PRÁTICA EDUCATIVA EM DIFERENTES PERSPECTIVAS SÓCIO-EDUCACIONAIS
title_sort DEFINIÇÕES DE PRÁTICA EDUCATIVA EM DIFERENTES PERSPECTIVAS SÓCIO-EDUCACIONAIS
author DE CASTRO CRUSOÉ, NILMA MARGARIDA
author_facet DE CASTRO CRUSOÉ, NILMA MARGARIDA
MOREIRA, NÚBIA REGINA
DANTAS PINA, MARIA CRISTINA
author_role author
author2 MOREIRA, NÚBIA REGINA
DANTAS PINA, MARIA CRISTINA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE CASTRO CRUSOÉ, NILMA MARGARIDA
MOREIRA, NÚBIA REGINA
DANTAS PINA, MARIA CRISTINA
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa em educação
Prática educativa
Metodologia
topic Pesquisa em educação
Prática educativa
Metodologia
description Este artigo tem como objetivo apresentar definições de prática em diferentes perspectivas sócioeducacionais. O interesse nasce do fato de sermos professoras de prática de ensino na graduação, pesquisadoras e orientadoras no Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e percebermos a necessidade de definição teórica para orientar as nossas atividades e dos nossos estudantes. Observamos que este movimento é fundamental para a qualificação teóricometodológica das pesquisas que têm como temática as práticas educativas, entendendo-as tanto nos espaços formais e não formais de educação. Nossa tentativa, também, a partir desse texto, é arriscar “tipificar” a prática educativa para subsidiar os estudos que tenham como norte as práticas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1301
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1301/1148
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 31 (2014); 46-63
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 31 (2014); 46-63
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 31 (2014); 46-63
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443019374592