Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Débora Monteiro do
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Montrone, Aida Victoria montrone Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1310
Resumo: O presente ensaio apresenta a experiência realizada em uma pesquisa de doutorado efetuada em seis assentamentos do estado de São Paulo, de junho a outubro de 2012, onde a educação popular, para além de um referencial teórico, foi utilizada como referencial metodológico. Para isso, foram utilizados alguns autores da educação popular, com destaque à obra de Paulo Freire. Objetiva-se apresentar uma proposta de metodologia de pesquisa que fuja dos métodos tradicionais existentes, propondo um novo formato de investigação, considerando a colaboração, a solidariedade e a parceria entre sujeitos da pesquisa e pesquisadores. Nesta metodologia, mais que os resultados da pesquisa, o que se torna relevante são os processos educativos que acontecem ao longo do processo investigativo.
id UNEB-3_2b886b9eb5ee65cea849bfa4176b5b19
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1310
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativoEducação popular. Paulo Freire. Metodologia de pesquisa. Processos educativos.O presente ensaio apresenta a experiência realizada em uma pesquisa de doutorado efetuada em seis assentamentos do estado de São Paulo, de junho a outubro de 2012, onde a educação popular, para além de um referencial teórico, foi utilizada como referencial metodológico. Para isso, foram utilizados alguns autores da educação popular, com destaque à obra de Paulo Freire. Objetiva-se apresentar uma proposta de metodologia de pesquisa que fuja dos métodos tradicionais existentes, propondo um novo formato de investigação, considerando a colaboração, a solidariedade e a parceria entre sujeitos da pesquisa e pesquisadores. Nesta metodologia, mais que os resultados da pesquisa, o que se torna relevante são os processos educativos que acontecem ao longo do processo investigativo.UNEB2015-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/131010.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p75-88Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 43 (2015): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 75-882358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v24.n43reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1310/885Copyright (c) 2021 Débora Monteiro do Amaral, Aida Victoria montrone Garcia Montrone (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Débora Monteiro doMontrone, Aida Victoria montrone Garcia2023-04-18T01:11:03Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1310Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:11:03Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativo
title Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativo
spellingShingle Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativo
Amaral, Débora Monteiro do
Educação popular. Paulo Freire. Metodologia de pesquisa. Processos educativos.
title_short Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativo
title_full Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativo
title_fullStr Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativo
title_full_unstemmed Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativo
title_sort Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativo
author Amaral, Débora Monteiro do
author_facet Amaral, Débora Monteiro do
Montrone, Aida Victoria montrone Garcia
author_role author
author2 Montrone, Aida Victoria montrone Garcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Débora Monteiro do
Montrone, Aida Victoria montrone Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação popular. Paulo Freire. Metodologia de pesquisa. Processos educativos.
topic Educação popular. Paulo Freire. Metodologia de pesquisa. Processos educativos.
description O presente ensaio apresenta a experiência realizada em uma pesquisa de doutorado efetuada em seis assentamentos do estado de São Paulo, de junho a outubro de 2012, onde a educação popular, para além de um referencial teórico, foi utilizada como referencial metodológico. Para isso, foram utilizados alguns autores da educação popular, com destaque à obra de Paulo Freire. Objetiva-se apresentar uma proposta de metodologia de pesquisa que fuja dos métodos tradicionais existentes, propondo um novo formato de investigação, considerando a colaboração, a solidariedade e a parceria entre sujeitos da pesquisa e pesquisadores. Nesta metodologia, mais que os resultados da pesquisa, o que se torna relevante são os processos educativos que acontecem ao longo do processo investigativo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1310
10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p75-88
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1310
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p75-88
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1310/885
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Débora Monteiro do Amaral, Aida Victoria montrone Garcia Montrone (Autor)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Débora Monteiro do Amaral, Aida Victoria montrone Garcia Montrone (Autor)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 43 (2015): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 75-88
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v24.n43
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956251299840