HABILIDADE SOCIAL EDUCATIVA DE DAR E RECEBER FEEDBACK: UM CONSTRUTO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO DE SOUZA LEÃO, BRUNA KEDMAN
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BEZERRA DE ANDRADE, FERNANDO CÉZAR, CAVALCANTE, ANA PAULA HENRIQUE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1132
Resumo: Analisa-se a relação entre o uso da habilidade social de dar e receber feedback e a elevação de níveis de desempenho acadêmico de três discentes, no contexto de um módulo avaliativo do componente curricular de Filosofia da Educação de um curso de formação inicial em Pedagogia, durante um semestre letivo de 2015. Recorrendo-se à pesquisa qualitativa, fez-se uma análise dos desempenhos discentes em um módulo avaliativo, considerados antes e após a apresentação de cinco feedbacks nos termos descritos pela Teoria das Habilidades Sociais. Evidenciou-se elevação nas notas obtidas, sugerindo o aumento do potencial para aprendizagens, associado às interações verbais mais frequentes e individualizadas. Sugere-se a participação em atividades para a aprendizagem da habilidade de Dar e Receber Feedback na formação inicial de pedagogos(as).
id UFPI-5_7355f381c657e0907e446d8b067569fe
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1132
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling HABILIDADE SOCIAL EDUCATIVA DE DAR E RECEBER FEEDBACK: UM CONSTRUTO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORESHabilidade Social Educativa Dar e Receber FeedbackAvaliaçãoFormação inicial em PedagogiaAnalisa-se a relação entre o uso da habilidade social de dar e receber feedback e a elevação de níveis de desempenho acadêmico de três discentes, no contexto de um módulo avaliativo do componente curricular de Filosofia da Educação de um curso de formação inicial em Pedagogia, durante um semestre letivo de 2015. Recorrendo-se à pesquisa qualitativa, fez-se uma análise dos desempenhos discentes em um módulo avaliativo, considerados antes e após a apresentação de cinco feedbacks nos termos descritos pela Teoria das Habilidades Sociais. Evidenciou-se elevação nas notas obtidas, sugerindo o aumento do potencial para aprendizagens, associado às interações verbais mais frequentes e individualizadas. Sugere-se a participação em atividades para a aprendizagem da habilidade de Dar e Receber Feedback na formação inicial de pedagogos(as).Universidade Federal do Piauí2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/113210.26694/les.v0i41.7649Languages, Education and Society; No. 41 (2019); 455-476Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 41 (2019); 455-476Linguagens, Educação e Sociedade; n. 41 (2019); 455-4762526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1132/980Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessNASCIMENTO DE SOUZA LEÃO, BRUNA KEDMAN BEZERRA DE ANDRADE, FERNANDO CÉZAR CAVALCANTE, ANA PAULA HENRIQUE 2021-12-13T17:15:15Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1132Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:15:15Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv HABILIDADE SOCIAL EDUCATIVA DE DAR E RECEBER FEEDBACK: UM CONSTRUTO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES
title HABILIDADE SOCIAL EDUCATIVA DE DAR E RECEBER FEEDBACK: UM CONSTRUTO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES
spellingShingle HABILIDADE SOCIAL EDUCATIVA DE DAR E RECEBER FEEDBACK: UM CONSTRUTO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES
NASCIMENTO DE SOUZA LEÃO, BRUNA KEDMAN
Habilidade Social Educativa Dar e Receber Feedback
Avaliação
Formação inicial em Pedagogia
title_short HABILIDADE SOCIAL EDUCATIVA DE DAR E RECEBER FEEDBACK: UM CONSTRUTO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES
title_full HABILIDADE SOCIAL EDUCATIVA DE DAR E RECEBER FEEDBACK: UM CONSTRUTO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES
title_fullStr HABILIDADE SOCIAL EDUCATIVA DE DAR E RECEBER FEEDBACK: UM CONSTRUTO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES
title_full_unstemmed HABILIDADE SOCIAL EDUCATIVA DE DAR E RECEBER FEEDBACK: UM CONSTRUTO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES
title_sort HABILIDADE SOCIAL EDUCATIVA DE DAR E RECEBER FEEDBACK: UM CONSTRUTO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES
author NASCIMENTO DE SOUZA LEÃO, BRUNA KEDMAN
author_facet NASCIMENTO DE SOUZA LEÃO, BRUNA KEDMAN
BEZERRA DE ANDRADE, FERNANDO CÉZAR
CAVALCANTE, ANA PAULA HENRIQUE
author_role author
author2 BEZERRA DE ANDRADE, FERNANDO CÉZAR
CAVALCANTE, ANA PAULA HENRIQUE
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO DE SOUZA LEÃO, BRUNA KEDMAN
BEZERRA DE ANDRADE, FERNANDO CÉZAR
CAVALCANTE, ANA PAULA HENRIQUE
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidade Social Educativa Dar e Receber Feedback
Avaliação
Formação inicial em Pedagogia
topic Habilidade Social Educativa Dar e Receber Feedback
Avaliação
Formação inicial em Pedagogia
description Analisa-se a relação entre o uso da habilidade social de dar e receber feedback e a elevação de níveis de desempenho acadêmico de três discentes, no contexto de um módulo avaliativo do componente curricular de Filosofia da Educação de um curso de formação inicial em Pedagogia, durante um semestre letivo de 2015. Recorrendo-se à pesquisa qualitativa, fez-se uma análise dos desempenhos discentes em um módulo avaliativo, considerados antes e após a apresentação de cinco feedbacks nos termos descritos pela Teoria das Habilidades Sociais. Evidenciou-se elevação nas notas obtidas, sugerindo o aumento do potencial para aprendizagens, associado às interações verbais mais frequentes e individualizadas. Sugere-se a participação em atividades para a aprendizagem da habilidade de Dar e Receber Feedback na formação inicial de pedagogos(as).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1132
10.26694/les.v0i41.7649
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1132
identifier_str_mv 10.26694/les.v0i41.7649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1132/980
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 41 (2019); 455-476
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 41 (2019); 455-476
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 41 (2019); 455-476
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442474115072