O PROGRAMA ALFABETIZA MARANHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA FERREIRA, EDITH MARIA
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: REIS CORREIA, JOELMA, COUTINHO FERNANDES, VANJA MARIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1063
Resumo: A alfabetização continua se apresentando como um desafio presente no cenário educacional brasileiro, exigindo ações que promovam mudanças efetivas. Resultado de uma pesquisa documental, este artigo analisa as implicações do Programa Alfabetiza Maranhão para a formação do leitor e produtor de textos, com base nas orientações para o ensino da leitura e da escrita presentes em três Cadernos de Atividades utilizados durante a sua implementação no ano de 2015. Nortearam a fundamentação e a análise dos dados: Volochinov (2017), Bakhtin (2016), Duarte (2011), entre outros. Os resultados apontam que as orientações advindas do referido Programa dificultam a formação de leitores e de produtores de textos, por não aproximar os alunos dos gêneros textuais que circulam socialmente, tendo em vista que os materiais de leitura dão ênfase à didatização da literatura, além de supervalorizarem os aspectos técnicos da língua como ponto de partida do processo de alfabetização de crianças.
id UFPI-5_79fc0e95f067cc53ee33ca2c1c715c26
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1063
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling O PROGRAMA ALFABETIZA MARANHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOSAlfabetiza MaranhãoLeitor de textosProdutor de textosA alfabetização continua se apresentando como um desafio presente no cenário educacional brasileiro, exigindo ações que promovam mudanças efetivas. Resultado de uma pesquisa documental, este artigo analisa as implicações do Programa Alfabetiza Maranhão para a formação do leitor e produtor de textos, com base nas orientações para o ensino da leitura e da escrita presentes em três Cadernos de Atividades utilizados durante a sua implementação no ano de 2015. Nortearam a fundamentação e a análise dos dados: Volochinov (2017), Bakhtin (2016), Duarte (2011), entre outros. Os resultados apontam que as orientações advindas do referido Programa dificultam a formação de leitores e de produtores de textos, por não aproximar os alunos dos gêneros textuais que circulam socialmente, tendo em vista que os materiais de leitura dão ênfase à didatização da literatura, além de supervalorizarem os aspectos técnicos da língua como ponto de partida do processo de alfabetização de crianças.Universidade Federal do Piauí2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/106310.26694/les.v0i44.8680Languages, Education and Society; No. 44 (2020); 49-69Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 44 (2020); 49-69Linguagens, Educação e Sociedade; n. 44 (2020); 49-692526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1063/911Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBATISTA FERREIRA, EDITH MARIA REIS CORREIA, JOELMA COUTINHO FERNANDES, VANJA MARIA 2021-12-13T17:13:05Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1063Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:13:05Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROGRAMA ALFABETIZA MARANHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS
title O PROGRAMA ALFABETIZA MARANHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS
spellingShingle O PROGRAMA ALFABETIZA MARANHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS
BATISTA FERREIRA, EDITH MARIA
Alfabetiza Maranhão
Leitor de textos
Produtor de textos
title_short O PROGRAMA ALFABETIZA MARANHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS
title_full O PROGRAMA ALFABETIZA MARANHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS
title_fullStr O PROGRAMA ALFABETIZA MARANHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS
title_full_unstemmed O PROGRAMA ALFABETIZA MARANHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS
title_sort O PROGRAMA ALFABETIZA MARANHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS
author BATISTA FERREIRA, EDITH MARIA
author_facet BATISTA FERREIRA, EDITH MARIA
REIS CORREIA, JOELMA
COUTINHO FERNANDES, VANJA MARIA
author_role author
author2 REIS CORREIA, JOELMA
COUTINHO FERNANDES, VANJA MARIA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA FERREIRA, EDITH MARIA
REIS CORREIA, JOELMA
COUTINHO FERNANDES, VANJA MARIA
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetiza Maranhão
Leitor de textos
Produtor de textos
topic Alfabetiza Maranhão
Leitor de textos
Produtor de textos
description A alfabetização continua se apresentando como um desafio presente no cenário educacional brasileiro, exigindo ações que promovam mudanças efetivas. Resultado de uma pesquisa documental, este artigo analisa as implicações do Programa Alfabetiza Maranhão para a formação do leitor e produtor de textos, com base nas orientações para o ensino da leitura e da escrita presentes em três Cadernos de Atividades utilizados durante a sua implementação no ano de 2015. Nortearam a fundamentação e a análise dos dados: Volochinov (2017), Bakhtin (2016), Duarte (2011), entre outros. Os resultados apontam que as orientações advindas do referido Programa dificultam a formação de leitores e de produtores de textos, por não aproximar os alunos dos gêneros textuais que circulam socialmente, tendo em vista que os materiais de leitura dão ênfase à didatização da literatura, além de supervalorizarem os aspectos técnicos da língua como ponto de partida do processo de alfabetização de crianças.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1063
10.26694/les.v0i44.8680
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1063
identifier_str_mv 10.26694/les.v0i44.8680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1063/911
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 44 (2020); 49-69
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 44 (2020); 49-69
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 44 (2020); 49-69
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442004353024