TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) EM BELÉM (PA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SEABRA CASTILHO SIMÕES, SAMANTHA HANNA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SILVA SOUSA, TALITA, DA SILVA CAMPOS FOLHA, DÉBORA RIBEIRO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1276
Resumo: O presente estudo objetivou verificar possibilidades de contribuição terapêutica ocupacional na formação de professores no que concerne à utilização de Tecnologia Assistiva junto a alunos com deficiência. Para compreender a Educação Inclusiva, buscou-se fundamentação teórica em autores como Galvão, Martins, Pelosi, Cavalcante, Lima, Frias e Menezes. Os participantes da pesquisa foram professores das salas de recursos multifuncionais das escolas municipais de Belém/PA. A metodologia consistiu em uma abordagem qualitativa e a coleta de dados, realizada em três momentos: aplicação de um questionário inicial, para identificar as principais demandas a serem contempladas na formação posteriormente proposta; a execução das formações, totalizando quatro momentos ministrados por profissionais e acadêmicos de Terapia Ocupacional sobre Tecnologia Assistiva; aplicação de um questionário final. Emergiram da análise dos dados as categorias: concepções dos professores acerca da Tecnologia Assistiva; benefícios da prática multiprofissional para a formação dos professores; Terapia Ocupacional x Inclusão Escolar. Os resultados encontrados apontam para a necessidade da formação continuada, não só do professor, mas da equipe profissional atuante no contexto inclusivo. Além disso, vale ressaltar a relevância do terapeuta ocupacional como profissional com potencial de auxiliar nesse processo, otimizando a interação, a funcionalidade e as habilidades do indivíduo com deficiência. As formações realizadas permitiram a sensibilização dos professores quanto às peculiaridades e individualidades dos alunos do Atendimento Educacional Especializado, o aprimoramento das práticas e abordagens pedagógicas, a otimização da relação alunoprofessor, bem como uma maior compreensão acerca das teorias e caminhos para a prática da utilização da Tecnologia Assistiva.
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