TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) EM BELÉM (PA)
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Data de Publicação: | 2015 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1276 |
Resumo: | O presente estudo objetivou verificar possibilidades de contribuição terapêutica ocupacional na formação de professores no que concerne à utilização de Tecnologia Assistiva junto a alunos com deficiência. Para compreender a Educação Inclusiva, buscou-se fundamentação teórica em autores como Galvão, Martins, Pelosi, Cavalcante, Lima, Frias e Menezes. Os participantes da pesquisa foram professores das salas de recursos multifuncionais das escolas municipais de Belém/PA. A metodologia consistiu em uma abordagem qualitativa e a coleta de dados, realizada em três momentos: aplicação de um questionário inicial, para identificar as principais demandas a serem contempladas na formação posteriormente proposta; a execução das formações, totalizando quatro momentos ministrados por profissionais e acadêmicos de Terapia Ocupacional sobre Tecnologia Assistiva; aplicação de um questionário final. Emergiram da análise dos dados as categorias: concepções dos professores acerca da Tecnologia Assistiva; benefícios da prática multiprofissional para a formação dos professores; Terapia Ocupacional x Inclusão Escolar. Os resultados encontrados apontam para a necessidade da formação continuada, não só do professor, mas da equipe profissional atuante no contexto inclusivo. Além disso, vale ressaltar a relevância do terapeuta ocupacional como profissional com potencial de auxiliar nesse processo, otimizando a interação, a funcionalidade e as habilidades do indivíduo com deficiência. As formações realizadas permitiram a sensibilização dos professores quanto às peculiaridades e individualidades dos alunos do Atendimento Educacional Especializado, o aprimoramento das práticas e abordagens pedagógicas, a otimização da relação alunoprofessor, bem como uma maior compreensão acerca das teorias e caminhos para a prática da utilização da Tecnologia Assistiva. |
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TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) EM BELÉM (PA)Inclusão EscolarTecnologia AssistivaTerapia OcupacionalO presente estudo objetivou verificar possibilidades de contribuição terapêutica ocupacional na formação de professores no que concerne à utilização de Tecnologia Assistiva junto a alunos com deficiência. Para compreender a Educação Inclusiva, buscou-se fundamentação teórica em autores como Galvão, Martins, Pelosi, Cavalcante, Lima, Frias e Menezes. Os participantes da pesquisa foram professores das salas de recursos multifuncionais das escolas municipais de Belém/PA. A metodologia consistiu em uma abordagem qualitativa e a coleta de dados, realizada em três momentos: aplicação de um questionário inicial, para identificar as principais demandas a serem contempladas na formação posteriormente proposta; a execução das formações, totalizando quatro momentos ministrados por profissionais e acadêmicos de Terapia Ocupacional sobre Tecnologia Assistiva; aplicação de um questionário final. Emergiram da análise dos dados as categorias: concepções dos professores acerca da Tecnologia Assistiva; benefícios da prática multiprofissional para a formação dos professores; Terapia Ocupacional x Inclusão Escolar. Os resultados encontrados apontam para a necessidade da formação continuada, não só do professor, mas da equipe profissional atuante no contexto inclusivo. Além disso, vale ressaltar a relevância do terapeuta ocupacional como profissional com potencial de auxiliar nesse processo, otimizando a interação, a funcionalidade e as habilidades do indivíduo com deficiência. As formações realizadas permitiram a sensibilização dos professores quanto às peculiaridades e individualidades dos alunos do Atendimento Educacional Especializado, o aprimoramento das práticas e abordagens pedagógicas, a otimização da relação alunoprofessor, bem como uma maior compreensão acerca das teorias e caminhos para a prática da utilização da Tecnologia Assistiva.Universidade Federal do Piauí2015-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/127610.26694/5874Languages, Education and Society; No. 33 (2015); 170-193Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 33 (2015); 170-193Linguagens, Educação e Sociedade; n. 33 (2015); 170-1932526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1276/1124Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSEABRA CASTILHO SIMÕES, SAMANTHA HANNA SILVA SOUSA, TALITA DA SILVA CAMPOS FOLHA, DÉBORA RIBEIRO 2021-12-16T11:17:59Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1276Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:17:59Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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