CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS: descobrindo caminhos a partir da educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1514 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo avaliar a funcionalidade de uma proposta construtivista a partir do tema lixo. Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido com vinte e cinco aprendentes de uma escola pública estadual localizada no município de Escada, Pernambuco. Os instrumentos utilizados foram a observação e o questionário semi-estruturado. Para procedermos a análise tivemos o aporte teórico de Carvalho (2004), Coll (1996), Galiazzi (2003), Massabni (2007) e Moraes (2003) dentre outros. O estudo aponta para a necessidade da implementação de aulas construtivistas no Ensino de Ciências, tendo em vista a motivação e engajamento demonstrado pelos estudantes no decorrer das aulas e o grau de satisfação com a aprendizagem demonstrada na avaliação. Alertamos que aulas construtivistas exigem mudanças de atitudes não só dos professores, mas também dos estudantes, e essas mudanças não são fáceis. |
id |
UFPI-5_8b5344bc378b867162a80ed1c943ea51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1514 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS: descobrindo caminhos a partir da educação ambientalConstrutivismoEnsino de CiênciasEducação AmbientalO presente artigo tem como objetivo avaliar a funcionalidade de uma proposta construtivista a partir do tema lixo. Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido com vinte e cinco aprendentes de uma escola pública estadual localizada no município de Escada, Pernambuco. Os instrumentos utilizados foram a observação e o questionário semi-estruturado. Para procedermos a análise tivemos o aporte teórico de Carvalho (2004), Coll (1996), Galiazzi (2003), Massabni (2007) e Moraes (2003) dentre outros. O estudo aponta para a necessidade da implementação de aulas construtivistas no Ensino de Ciências, tendo em vista a motivação e engajamento demonstrado pelos estudantes no decorrer das aulas e o grau de satisfação com a aprendizagem demonstrada na avaliação. Alertamos que aulas construtivistas exigem mudanças de atitudes não só dos professores, mas também dos estudantes, e essas mudanças não são fáceis.Universidade Federal do Piauí2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1514Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 145-154Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 145-154Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 145-1542526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1514/1359Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessGOMES CAVALCANTE NETO , ANA LÚCIA DO REGO , ANA RITA FRANCO LOPES FOLENA ARAÚJO , MONICA SPARES JÓFILI, ZÉLIA MARIA2022-02-02T17:54:07Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1514Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:54:07Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS: descobrindo caminhos a partir da educação ambiental |
title |
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS: descobrindo caminhos a partir da educação ambiental |
spellingShingle |
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS: descobrindo caminhos a partir da educação ambiental GOMES CAVALCANTE NETO , ANA LÚCIA Construtivismo Ensino de Ciências Educação Ambiental |
title_short |
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS: descobrindo caminhos a partir da educação ambiental |
title_full |
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS: descobrindo caminhos a partir da educação ambiental |
title_fullStr |
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS: descobrindo caminhos a partir da educação ambiental |
title_full_unstemmed |
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS: descobrindo caminhos a partir da educação ambiental |
title_sort |
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS: descobrindo caminhos a partir da educação ambiental |
author |
GOMES CAVALCANTE NETO , ANA LÚCIA |
author_facet |
GOMES CAVALCANTE NETO , ANA LÚCIA DO REGO , ANA RITA FRANCO LOPES FOLENA ARAÚJO , MONICA SPARES JÓFILI, ZÉLIA MARIA |
author_role |
author |
author2 |
DO REGO , ANA RITA FRANCO LOPES FOLENA ARAÚJO , MONICA SPARES JÓFILI, ZÉLIA MARIA |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES CAVALCANTE NETO , ANA LÚCIA DO REGO , ANA RITA FRANCO LOPES FOLENA ARAÚJO , MONICA SPARES JÓFILI, ZÉLIA MARIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construtivismo Ensino de Ciências Educação Ambiental |
topic |
Construtivismo Ensino de Ciências Educação Ambiental |
description |
O presente artigo tem como objetivo avaliar a funcionalidade de uma proposta construtivista a partir do tema lixo. Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido com vinte e cinco aprendentes de uma escola pública estadual localizada no município de Escada, Pernambuco. Os instrumentos utilizados foram a observação e o questionário semi-estruturado. Para procedermos a análise tivemos o aporte teórico de Carvalho (2004), Coll (1996), Galiazzi (2003), Massabni (2007) e Moraes (2003) dentre outros. O estudo aponta para a necessidade da implementação de aulas construtivistas no Ensino de Ciências, tendo em vista a motivação e engajamento demonstrado pelos estudantes no decorrer das aulas e o grau de satisfação com a aprendizagem demonstrada na avaliação. Alertamos que aulas construtivistas exigem mudanças de atitudes não só dos professores, mas também dos estudantes, e essas mudanças não são fáceis. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1514 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1514/1359 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 145-154 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 145-154 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 145-154 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443876061184 |