CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS: descobrindo caminhos a partir da educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES CAVALCANTE NETO , ANA LÚCIA
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: DO REGO , ANA RITA FRANCO, LOPES FOLENA ARAÚJO , MONICA, SPARES JÓFILI, ZÉLIA MARIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1514
Resumo: O presente artigo tem como objetivo avaliar a funcionalidade de uma proposta construtivista a partir do tema lixo. Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido com vinte e cinco aprendentes de uma escola pública estadual localizada no município de Escada, Pernambuco. Os instrumentos utilizados foram a observação e o questionário semi-estruturado. Para procedermos a análise tivemos o aporte teórico de Carvalho (2004), Coll (1996), Galiazzi (2003), Massabni (2007) e Moraes (2003) dentre outros. O estudo aponta para a necessidade da implementação de aulas construtivistas no Ensino de Ciências, tendo em vista a motivação e engajamento demonstrado pelos estudantes no decorrer das aulas e o grau de satisfação com a aprendizagem demonstrada na avaliação. Alertamos que aulas construtivistas exigem mudanças de atitudes não só dos professores, mas também dos estudantes, e essas mudanças não são fáceis.
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