SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: ESTAMOS PREPARADOS PARA AS MUDANÇAS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1576 |
Resumo: | Discute a temática – a informação como instrumento no processo de educação – a partir da inter-relação entre informação, conhecimento e educação, no contexto da sociedade do conhecimento. Com ênfaseno ensino da pós-graduação, destaca a estreita vinculação entre conhecimento, pesquisa científica e educação, ressaltando a interação entre informação e comunicação no processo educacional, face à expansão das inovações tecnológicas, responsáveis pela avalanche de dados disponibilizados no ciberespaço. Mas, se tais mudanças determinam a falência dos sistemas educacionais tradicionais e trazem à tona novas formas de conceber a educação, esta prevalência da tecnologia não refuga o elemento humano. A tecnologia posiciona-se como mero instrumento a favor da circulação da informação e da expansão da educação, o que assegura o seu caráter social, não obstante a exclusão digital ainda presente na sociedade contemporânea. |
id |
UFPI-5_97489f98d6d7188b7fb54293cce4fbcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1576 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: ESTAMOS PREPARADOS PARA AS MUDANÇAS?Informação e educaçãonovastecnologias e educaçãoDiscute a temática – a informação como instrumento no processo de educação – a partir da inter-relação entre informação, conhecimento e educação, no contexto da sociedade do conhecimento. Com ênfaseno ensino da pós-graduação, destaca a estreita vinculação entre conhecimento, pesquisa científica e educação, ressaltando a interação entre informação e comunicação no processo educacional, face à expansão das inovações tecnológicas, responsáveis pela avalanche de dados disponibilizados no ciberespaço. Mas, se tais mudanças determinam a falência dos sistemas educacionais tradicionais e trazem à tona novas formas de conceber a educação, esta prevalência da tecnologia não refuga o elemento humano. A tecnologia posiciona-se como mero instrumento a favor da circulação da informação e da expansão da educação, o que assegura o seu caráter social, não obstante a exclusão digital ainda presente na sociedade contemporânea.Universidade Federal do Piauí2004-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1576Languages, Education and Society; No. 11 (2004); 05-14Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 11 (2004); 05-14Linguagens, Educação e Sociedade; n. 11 (2004); 05-142526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1576/1420Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBALMASEDA NEYRA, OSVALDO 2022-02-02T18:26:50Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1576Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:26:50Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: ESTAMOS PREPARADOS PARA AS MUDANÇAS? |
title |
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: ESTAMOS PREPARADOS PARA AS MUDANÇAS? |
spellingShingle |
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: ESTAMOS PREPARADOS PARA AS MUDANÇAS? BALMASEDA NEYRA, OSVALDO Informação e educação novastecnologias e educação |
title_short |
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: ESTAMOS PREPARADOS PARA AS MUDANÇAS? |
title_full |
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: ESTAMOS PREPARADOS PARA AS MUDANÇAS? |
title_fullStr |
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: ESTAMOS PREPARADOS PARA AS MUDANÇAS? |
title_full_unstemmed |
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: ESTAMOS PREPARADOS PARA AS MUDANÇAS? |
title_sort |
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: ESTAMOS PREPARADOS PARA AS MUDANÇAS? |
author |
BALMASEDA NEYRA, OSVALDO |
author_facet |
BALMASEDA NEYRA, OSVALDO |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BALMASEDA NEYRA, OSVALDO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informação e educação novastecnologias e educação |
topic |
Informação e educação novastecnologias e educação |
description |
Discute a temática – a informação como instrumento no processo de educação – a partir da inter-relação entre informação, conhecimento e educação, no contexto da sociedade do conhecimento. Com ênfaseno ensino da pós-graduação, destaca a estreita vinculação entre conhecimento, pesquisa científica e educação, ressaltando a interação entre informação e comunicação no processo educacional, face à expansão das inovações tecnológicas, responsáveis pela avalanche de dados disponibilizados no ciberespaço. Mas, se tais mudanças determinam a falência dos sistemas educacionais tradicionais e trazem à tona novas formas de conceber a educação, esta prevalência da tecnologia não refuga o elemento humano. A tecnologia posiciona-se como mero instrumento a favor da circulação da informação e da expansão da educação, o que assegura o seu caráter social, não obstante a exclusão digital ainda presente na sociedade contemporânea. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1576 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1576/1420 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 11 (2004); 05-14 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 11 (2004); 05-14 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 11 (2004); 05-14 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797444246208512 |