PROFESSOR REFLEXIVO E PESQUISADOR: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE DUAS UNIVERSIDADES FINLANDESAS
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1296 |
Resumo: | Este texto é parte de uma pesquisa mais ampliada que resultará na dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau e aborda a análise das compreensões de professores de duas universidades finlandesas acerca dos conceitos de “professor reflexivo e pesquisador” que permeiam suas práticas e conhecimentos. A questão central da investigação foi: “Quais as compreensões de professores de duas universidades finlandesas sobre professor reflexivo e pesquisador?” O objetivo foi “analisar as compreensões de professores de duas universidades finlandesas sobre professor reflexivo e pesquisador” a partir de entrevistas semiestruturadas com oito professores sendo quatro de cada universidade. As entrevistas aconteceram nos meses de janeiro a março de 2014 na Finlândia. Na análise dos dados apoiamonos nas ideias centrais de Nóvoa (2001); Schön (1987); Gomez (1992); Dewey (1985), Sadalla (2006) e Sá-Chaves (2002) acerca de professor reflexivo, em relação ao professor pesquisador, tivemos como suporte as ideias de André (2001, 2006); Lüdke (2001, 2005), Rausch (2008, 2010) e Imbernón (2012). Os resultados da análise apontaram que em algumas falas, é possível verificar certa disparidade nos significados dos conceitos, entretanto, sinalizamos pontos como a presença da pesquisa dentro da formação de professores, a preocupação no auxílio aos estudantes em desenvolver-se como professores que refletem sua prática, articulando a teoria e os questionamentos constantes dentro do contexto universitário e escolar, de forma autônoma e cooperativa. |
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PROFESSOR REFLEXIVO E PESQUISADOR: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE DUAS UNIVERSIDADES FINLANDESASFormação de professoresProfessor reflexivoProfessor pesquisadorEste texto é parte de uma pesquisa mais ampliada que resultará na dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau e aborda a análise das compreensões de professores de duas universidades finlandesas acerca dos conceitos de “professor reflexivo e pesquisador” que permeiam suas práticas e conhecimentos. A questão central da investigação foi: “Quais as compreensões de professores de duas universidades finlandesas sobre professor reflexivo e pesquisador?” O objetivo foi “analisar as compreensões de professores de duas universidades finlandesas sobre professor reflexivo e pesquisador” a partir de entrevistas semiestruturadas com oito professores sendo quatro de cada universidade. As entrevistas aconteceram nos meses de janeiro a março de 2014 na Finlândia. Na análise dos dados apoiamonos nas ideias centrais de Nóvoa (2001); Schön (1987); Gomez (1992); Dewey (1985), Sadalla (2006) e Sá-Chaves (2002) acerca de professor reflexivo, em relação ao professor pesquisador, tivemos como suporte as ideias de André (2001, 2006); Lüdke (2001, 2005), Rausch (2008, 2010) e Imbernón (2012). Os resultados da análise apontaram que em algumas falas, é possível verificar certa disparidade nos significados dos conceitos, entretanto, sinalizamos pontos como a presença da pesquisa dentro da formação de professores, a preocupação no auxílio aos estudantes em desenvolver-se como professores que refletem sua prática, articulando a teoria e os questionamentos constantes dentro do contexto universitário e escolar, de forma autônoma e cooperativa.Universidade Federal do Piauí2015-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/129610.26694/les.v0i32.8635Languages, Education and Society; No. 32 (2015); 267-287Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 32 (2015); 267-287Linguagens, Educação e Sociedade; n. 32 (2015); 267-2872526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1296/1143Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDEMARCHI, THYARA ANTONIELLE BUZZI RAUSCH, RITA 2021-12-16T11:18:14Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1296Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:18:14Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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