BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BORGES PRADO AGUIAR, OLIVETTE RUFINO
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: FERREIRA, MARIA SALONILDE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1456
Resumo: Neste artigo apontamos questões relativas ao brincar infantil enquanto atividade principal no período préescolar, ressaltando as implicações desse processo no desenvolvimento da criança. Tomando como referência a abordagem sócio-histórica de desenvolvimento humano, especialmente a teoria da atividade decorrente desta abordagem, discutimos sobre a importância do brincar na instituição escolar como forma de apropriação ativa de modos mais elaborados de pensamento e ação.
id UFPI-5_9eca53525fc2d39965e784abda31c47d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1456
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTILBrinquedoEducação InfantilAtividade PrincipalDesenvolvimento HumanoNeste artigo apontamos questões relativas ao brincar infantil enquanto atividade principal no período préescolar, ressaltando as implicações desse processo no desenvolvimento da criança. Tomando como referência a abordagem sócio-histórica de desenvolvimento humano, especialmente a teoria da atividade decorrente desta abordagem, discutimos sobre a importância do brincar na instituição escolar como forma de apropriação ativa de modos mais elaborados de pensamento e ação.Universidade Federal do Piauí2005-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1456Languages, Education and Society; No. 13 (2005); 82-92Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 13 (2005); 82-92Linguagens, Educação e Sociedade; n. 13 (2005); 82-922526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1456/1307Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBORGES PRADO AGUIAR, OLIVETTE RUFINO FERREIRA, MARIA SALONILDE2022-02-02T18:18:43Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1456Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:18:43Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
BORGES PRADO AGUIAR, OLIVETTE RUFINO
Brinquedo
Educação Infantil
Atividade Principal
Desenvolvimento Humano
title_short BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author BORGES PRADO AGUIAR, OLIVETTE RUFINO
author_facet BORGES PRADO AGUIAR, OLIVETTE RUFINO
FERREIRA, MARIA SALONILDE
author_role author
author2 FERREIRA, MARIA SALONILDE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BORGES PRADO AGUIAR, OLIVETTE RUFINO
FERREIRA, MARIA SALONILDE
dc.subject.por.fl_str_mv Brinquedo
Educação Infantil
Atividade Principal
Desenvolvimento Humano
topic Brinquedo
Educação Infantil
Atividade Principal
Desenvolvimento Humano
description Neste artigo apontamos questões relativas ao brincar infantil enquanto atividade principal no período préescolar, ressaltando as implicações desse processo no desenvolvimento da criança. Tomando como referência a abordagem sócio-histórica de desenvolvimento humano, especialmente a teoria da atividade decorrente desta abordagem, discutimos sobre a importância do brincar na instituição escolar como forma de apropriação ativa de modos mais elaborados de pensamento e ação.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1456
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1456/1307
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 13 (2005); 82-92
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 13 (2005); 82-92
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 13 (2005); 82-92
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443789029376