BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1456 |
Resumo: | Neste artigo apontamos questões relativas ao brincar infantil enquanto atividade principal no período préescolar, ressaltando as implicações desse processo no desenvolvimento da criança. Tomando como referência a abordagem sócio-histórica de desenvolvimento humano, especialmente a teoria da atividade decorrente desta abordagem, discutimos sobre a importância do brincar na instituição escolar como forma de apropriação ativa de modos mais elaborados de pensamento e ação. |
id |
UFPI-5_9eca53525fc2d39965e784abda31c47d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1456 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTILBrinquedoEducação InfantilAtividade PrincipalDesenvolvimento HumanoNeste artigo apontamos questões relativas ao brincar infantil enquanto atividade principal no período préescolar, ressaltando as implicações desse processo no desenvolvimento da criança. Tomando como referência a abordagem sócio-histórica de desenvolvimento humano, especialmente a teoria da atividade decorrente desta abordagem, discutimos sobre a importância do brincar na instituição escolar como forma de apropriação ativa de modos mais elaborados de pensamento e ação.Universidade Federal do Piauí2005-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1456Languages, Education and Society; No. 13 (2005); 82-92Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 13 (2005); 82-92Linguagens, Educação e Sociedade; n. 13 (2005); 82-922526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1456/1307Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBORGES PRADO AGUIAR, OLIVETTE RUFINO FERREIRA, MARIA SALONILDE2022-02-02T18:18:43Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1456Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:18:43Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL BORGES PRADO AGUIAR, OLIVETTE RUFINO Brinquedo Educação Infantil Atividade Principal Desenvolvimento Humano |
title_short |
BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
BORGES PRADO AGUIAR, OLIVETTE RUFINO |
author_facet |
BORGES PRADO AGUIAR, OLIVETTE RUFINO FERREIRA, MARIA SALONILDE |
author_role |
author |
author2 |
FERREIRA, MARIA SALONILDE |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BORGES PRADO AGUIAR, OLIVETTE RUFINO FERREIRA, MARIA SALONILDE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brinquedo Educação Infantil Atividade Principal Desenvolvimento Humano |
topic |
Brinquedo Educação Infantil Atividade Principal Desenvolvimento Humano |
description |
Neste artigo apontamos questões relativas ao brincar infantil enquanto atividade principal no período préescolar, ressaltando as implicações desse processo no desenvolvimento da criança. Tomando como referência a abordagem sócio-histórica de desenvolvimento humano, especialmente a teoria da atividade decorrente desta abordagem, discutimos sobre a importância do brincar na instituição escolar como forma de apropriação ativa de modos mais elaborados de pensamento e ação. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1456 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1456/1307 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 13 (2005); 82-92 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 13 (2005); 82-92 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 13 (2005); 82-92 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443789029376 |