Ludicidade e educação: o brinquedo e o brincar na educação com crianças de 0 a 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Laudiceia Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36459
Resumo: Este trabalho, como sugere o título, aborda a importância da ludicidade na educação infantil e do brincar na formação do sujeito. Tem como objetivo compreender e respeitar a infância como única e de suma importância ao crescimento dos indivíduos, contribuir para os professores, pais e direção a não “descarregar” sobre a criança apenas conceitos. A hipótese dessa pesquisa é estudar a relação ludicidade, brinquedo/criança, suas projeções e a relevância da construção do conhecimento e do desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional, físico e intelectual, através do lúdico, negando a ideia de que só se aprende com lápis e papel na mão. Os meios que proporcionamos para o desenvolvimento infantil são feitos na visão apenas do adulto, transformando-as em “mini - adultos”, acreditamos muitas vezes que a criança tem que gostar e querer fazer o que nós gostamos ou achamos apropriado para ela. Para realizar este trabalho utilizei a pesquisa, tendo como coleta de dados livros, artigos e sites da Internet, dentro do método dedutivo. Através das leituras sobre o brincar, observa-se que até pouco tempo atrás brincar era considerado algo desvinculado de importância. Mediante a realização de estudos que foram desenvolvidos por inúmeros e renomados teóricos neste campo é que o ato de brincar passou a ser valorizado como algo essencial ao desenvolvimento da criança e próprio da natureza humana. Assim, oportunizar momentos em que as crianças possam brincar nas escolas, e não somente durante os intervalos de aula e apenas no pátio da escola, sendo importante para seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Atualmente, o espaço reservado para brincar, nas escolas está cada vez mais restrito. Sendo esta modalidade uma importante forma de a criança se relacionar e conhecer o mundo, além de lhe propiciar prazer, também é fundamental para o seu desenvolvimento. É através das brincadeiras que as crianças representam papéis e exercem as regras sociais.
id Krot_5d95dfdc09f2f2c6ce0fe4268af2a6ce
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36459
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling DIAS, Laudiceia Sousa2022-02-15T16:49:09Z2022-02-15T16:49:09Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36459Este trabalho, como sugere o título, aborda a importância da ludicidade na educação infantil e do brincar na formação do sujeito. Tem como objetivo compreender e respeitar a infância como única e de suma importância ao crescimento dos indivíduos, contribuir para os professores, pais e direção a não “descarregar” sobre a criança apenas conceitos. A hipótese dessa pesquisa é estudar a relação ludicidade, brinquedo/criança, suas projeções e a relevância da construção do conhecimento e do desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional, físico e intelectual, através do lúdico, negando a ideia de que só se aprende com lápis e papel na mão. Os meios que proporcionamos para o desenvolvimento infantil são feitos na visão apenas do adulto, transformando-as em “mini - adultos”, acreditamos muitas vezes que a criança tem que gostar e querer fazer o que nós gostamos ou achamos apropriado para ela. Para realizar este trabalho utilizei a pesquisa, tendo como coleta de dados livros, artigos e sites da Internet, dentro do método dedutivo. Através das leituras sobre o brincar, observa-se que até pouco tempo atrás brincar era considerado algo desvinculado de importância. Mediante a realização de estudos que foram desenvolvidos por inúmeros e renomados teóricos neste campo é que o ato de brincar passou a ser valorizado como algo essencial ao desenvolvimento da criança e próprio da natureza humana. Assim, oportunizar momentos em que as crianças possam brincar nas escolas, e não somente durante os intervalos de aula e apenas no pátio da escola, sendo importante para seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Atualmente, o espaço reservado para brincar, nas escolas está cada vez mais restrito. Sendo esta modalidade uma importante forma de a criança se relacionar e conhecer o mundo, além de lhe propiciar prazer, também é fundamental para o seu desenvolvimento. É através das brincadeiras que as crianças representam papéis e exercem as regras sociais.LudicidadeEducação InfantilBrincarBrinquedoDesenvolvimentoLudicidade e educação: o brinquedo e o brincar na educação com crianças de 0 a 5 anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLAUDICEIA_SOUSA_DIAS.pdfLAUDICEIA_SOUSA_DIAS.pdfapplication/pdf330627https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36459/1/LAUDICEIA_SOUSA_DIAS.pdf6d8221ba56c1275d63428f43345d9505MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36459/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/364592022-02-15 14:40:35.518oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36459Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-15T17:40:35falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-15T17:40:35Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ludicidade e educação: o brinquedo e o brincar na educação com crianças de 0 a 5 anos
title Ludicidade e educação: o brinquedo e o brincar na educação com crianças de 0 a 5 anos
spellingShingle Ludicidade e educação: o brinquedo e o brincar na educação com crianças de 0 a 5 anos
DIAS, Laudiceia Sousa
Ludicidade
Educação Infantil
Brincar
Brinquedo
Desenvolvimento
title_short Ludicidade e educação: o brinquedo e o brincar na educação com crianças de 0 a 5 anos
title_full Ludicidade e educação: o brinquedo e o brincar na educação com crianças de 0 a 5 anos
title_fullStr Ludicidade e educação: o brinquedo e o brincar na educação com crianças de 0 a 5 anos
title_full_unstemmed Ludicidade e educação: o brinquedo e o brincar na educação com crianças de 0 a 5 anos
title_sort Ludicidade e educação: o brinquedo e o brincar na educação com crianças de 0 a 5 anos
author DIAS, Laudiceia Sousa
author_facet DIAS, Laudiceia Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DIAS, Laudiceia Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Educação Infantil
Brincar
Brinquedo
Desenvolvimento
topic Ludicidade
Educação Infantil
Brincar
Brinquedo
Desenvolvimento
description Este trabalho, como sugere o título, aborda a importância da ludicidade na educação infantil e do brincar na formação do sujeito. Tem como objetivo compreender e respeitar a infância como única e de suma importância ao crescimento dos indivíduos, contribuir para os professores, pais e direção a não “descarregar” sobre a criança apenas conceitos. A hipótese dessa pesquisa é estudar a relação ludicidade, brinquedo/criança, suas projeções e a relevância da construção do conhecimento e do desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional, físico e intelectual, através do lúdico, negando a ideia de que só se aprende com lápis e papel na mão. Os meios que proporcionamos para o desenvolvimento infantil são feitos na visão apenas do adulto, transformando-as em “mini - adultos”, acreditamos muitas vezes que a criança tem que gostar e querer fazer o que nós gostamos ou achamos apropriado para ela. Para realizar este trabalho utilizei a pesquisa, tendo como coleta de dados livros, artigos e sites da Internet, dentro do método dedutivo. Através das leituras sobre o brincar, observa-se que até pouco tempo atrás brincar era considerado algo desvinculado de importância. Mediante a realização de estudos que foram desenvolvidos por inúmeros e renomados teóricos neste campo é que o ato de brincar passou a ser valorizado como algo essencial ao desenvolvimento da criança e próprio da natureza humana. Assim, oportunizar momentos em que as crianças possam brincar nas escolas, e não somente durante os intervalos de aula e apenas no pátio da escola, sendo importante para seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Atualmente, o espaço reservado para brincar, nas escolas está cada vez mais restrito. Sendo esta modalidade uma importante forma de a criança se relacionar e conhecer o mundo, além de lhe propiciar prazer, também é fundamental para o seu desenvolvimento. É através das brincadeiras que as crianças representam papéis e exercem as regras sociais.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-15T16:49:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-15T16:49:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36459
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36459/1/LAUDICEIA_SOUSA_DIAS.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36459/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d8221ba56c1275d63428f43345d9505
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460355389194240