Ludicidade e educação: o brinquedo e o brincar na educação com crianças de 0 a 5 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36459 |
Resumo: | Este trabalho, como sugere o título, aborda a importância da ludicidade na educação infantil e do brincar na formação do sujeito. Tem como objetivo compreender e respeitar a infância como única e de suma importância ao crescimento dos indivíduos, contribuir para os professores, pais e direção a não “descarregar” sobre a criança apenas conceitos. A hipótese dessa pesquisa é estudar a relação ludicidade, brinquedo/criança, suas projeções e a relevância da construção do conhecimento e do desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional, físico e intelectual, através do lúdico, negando a ideia de que só se aprende com lápis e papel na mão. Os meios que proporcionamos para o desenvolvimento infantil são feitos na visão apenas do adulto, transformando-as em “mini - adultos”, acreditamos muitas vezes que a criança tem que gostar e querer fazer o que nós gostamos ou achamos apropriado para ela. Para realizar este trabalho utilizei a pesquisa, tendo como coleta de dados livros, artigos e sites da Internet, dentro do método dedutivo. Através das leituras sobre o brincar, observa-se que até pouco tempo atrás brincar era considerado algo desvinculado de importância. Mediante a realização de estudos que foram desenvolvidos por inúmeros e renomados teóricos neste campo é que o ato de brincar passou a ser valorizado como algo essencial ao desenvolvimento da criança e próprio da natureza humana. Assim, oportunizar momentos em que as crianças possam brincar nas escolas, e não somente durante os intervalos de aula e apenas no pátio da escola, sendo importante para seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Atualmente, o espaço reservado para brincar, nas escolas está cada vez mais restrito. Sendo esta modalidade uma importante forma de a criança se relacionar e conhecer o mundo, além de lhe propiciar prazer, também é fundamental para o seu desenvolvimento. É através das brincadeiras que as crianças representam papéis e exercem as regras sociais. |
id |
Krot_5d95dfdc09f2f2c6ce0fe4268af2a6ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36459 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
DIAS, Laudiceia Sousa2022-02-15T16:49:09Z2022-02-15T16:49:09Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36459Este trabalho, como sugere o título, aborda a importância da ludicidade na educação infantil e do brincar na formação do sujeito. Tem como objetivo compreender e respeitar a infância como única e de suma importância ao crescimento dos indivíduos, contribuir para os professores, pais e direção a não “descarregar” sobre a criança apenas conceitos. A hipótese dessa pesquisa é estudar a relação ludicidade, brinquedo/criança, suas projeções e a relevância da construção do conhecimento e do desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional, físico e intelectual, através do lúdico, negando a ideia de que só se aprende com lápis e papel na mão. Os meios que proporcionamos para o desenvolvimento infantil são feitos na visão apenas do adulto, transformando-as em “mini - adultos”, acreditamos muitas vezes que a criança tem que gostar e querer fazer o que nós gostamos ou achamos apropriado para ela. Para realizar este trabalho utilizei a pesquisa, tendo como coleta de dados livros, artigos e sites da Internet, dentro do método dedutivo. Através das leituras sobre o brincar, observa-se que até pouco tempo atrás brincar era considerado algo desvinculado de importância. Mediante a realização de estudos que foram desenvolvidos por inúmeros e renomados teóricos neste campo é que o ato de brincar passou a ser valorizado como algo essencial ao desenvolvimento da criança e próprio da natureza humana. Assim, oportunizar momentos em que as crianças possam brincar nas escolas, e não somente durante os intervalos de aula e apenas no pátio da escola, sendo importante para seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Atualmente, o espaço reservado para brincar, nas escolas está cada vez mais restrito. Sendo esta modalidade uma importante forma de a criança se relacionar e conhecer o mundo, além de lhe propiciar prazer, também é fundamental para o seu desenvolvimento. É através das brincadeiras que as crianças representam papéis e exercem as regras sociais.LudicidadeEducação InfantilBrincarBrinquedoDesenvolvimentoLudicidade e educação: o brinquedo e o brincar na educação com crianças de 0 a 5 anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLAUDICEIA_SOUSA_DIAS.pdfLAUDICEIA_SOUSA_DIAS.pdfapplication/pdf330627https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36459/1/LAUDICEIA_SOUSA_DIAS.pdf6d8221ba56c1275d63428f43345d9505MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36459/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/364592022-02-15 14:40:35.518oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36459Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-15T17:40:35falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-15T17:40:35Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ludicidade e educação: o brinquedo e o brincar na educação com crianças de 0 a 5 anos |
title |
Ludicidade e educação: o brinquedo e o brincar na educação com crianças de 0 a 5 anos |
spellingShingle |
Ludicidade e educação: o brinquedo e o brincar na educação com crianças de 0 a 5 anos DIAS, Laudiceia Sousa Ludicidade Educação Infantil Brincar Brinquedo Desenvolvimento |
title_short |
Ludicidade e educação: o brinquedo e o brincar na educação com crianças de 0 a 5 anos |
title_full |
Ludicidade e educação: o brinquedo e o brincar na educação com crianças de 0 a 5 anos |
title_fullStr |
Ludicidade e educação: o brinquedo e o brincar na educação com crianças de 0 a 5 anos |
title_full_unstemmed |
Ludicidade e educação: o brinquedo e o brincar na educação com crianças de 0 a 5 anos |
title_sort |
Ludicidade e educação: o brinquedo e o brincar na educação com crianças de 0 a 5 anos |
author |
DIAS, Laudiceia Sousa |
author_facet |
DIAS, Laudiceia Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DIAS, Laudiceia Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Educação Infantil Brincar Brinquedo Desenvolvimento |
topic |
Ludicidade Educação Infantil Brincar Brinquedo Desenvolvimento |
description |
Este trabalho, como sugere o título, aborda a importância da ludicidade na educação infantil e do brincar na formação do sujeito. Tem como objetivo compreender e respeitar a infância como única e de suma importância ao crescimento dos indivíduos, contribuir para os professores, pais e direção a não “descarregar” sobre a criança apenas conceitos. A hipótese dessa pesquisa é estudar a relação ludicidade, brinquedo/criança, suas projeções e a relevância da construção do conhecimento e do desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional, físico e intelectual, através do lúdico, negando a ideia de que só se aprende com lápis e papel na mão. Os meios que proporcionamos para o desenvolvimento infantil são feitos na visão apenas do adulto, transformando-as em “mini - adultos”, acreditamos muitas vezes que a criança tem que gostar e querer fazer o que nós gostamos ou achamos apropriado para ela. Para realizar este trabalho utilizei a pesquisa, tendo como coleta de dados livros, artigos e sites da Internet, dentro do método dedutivo. Através das leituras sobre o brincar, observa-se que até pouco tempo atrás brincar era considerado algo desvinculado de importância. Mediante a realização de estudos que foram desenvolvidos por inúmeros e renomados teóricos neste campo é que o ato de brincar passou a ser valorizado como algo essencial ao desenvolvimento da criança e próprio da natureza humana. Assim, oportunizar momentos em que as crianças possam brincar nas escolas, e não somente durante os intervalos de aula e apenas no pátio da escola, sendo importante para seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Atualmente, o espaço reservado para brincar, nas escolas está cada vez mais restrito. Sendo esta modalidade uma importante forma de a criança se relacionar e conhecer o mundo, além de lhe propiciar prazer, também é fundamental para o seu desenvolvimento. É através das brincadeiras que as crianças representam papéis e exercem as regras sociais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-15T16:49:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-15T16:49:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36459 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36459/1/LAUDICEIA_SOUSA_DIAS.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36459/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d8221ba56c1275d63428f43345d9505 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460355389194240 |