CONVERGÊNCIAS E DISSONÂNCIAS NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRECRUZAMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA E TEXTOS DE ORIENTAÇÕES CURRICULARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RÖWER, JOANA ELISA
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: DA CUNHA, JORGE LUIZ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1335
Resumo: Este trabalho problematiza a construção curricular do ensino de sociologia no ensino médio. Realiza um entrecruzamento entre diversas linguagens que operacionalizam a seleção dos conteúdos e competências para o ensino de sociologia na educação básica. Assim, o objetivo foi o de identificar como está sendo construído o currículo de sociologia para o ensino médio. O problema central foi investigar em que medida os documentos públicos e oficiais e a formação continuada de professores de sociologia contribuem para a construção de currículos convergentes ou dissonantes. A efetivação ocorreu por meio de uma análise comparativa de dois modelos de implementação de cursos de formação continuada de professores de sociologia; das normas e parâmetros educacionais oficiais como as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCEM) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM); dos livros didáticos de Sociologia selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A pesquisa é do tipo exploratória e de natureza quantitativa e qualitativa. Teve como base de análise as categorias de conceitos-temas-teorias expostas pelas OCEMs (2006). As análises desenvolvidas indicam que os modelos dos cursos de formação continuada e os livros didáticos funcionam como difusores de conteúdos e atendem as orientações oficiais no sentido da adequação aos conceitostemas-teorias, com ênfase na questão temática-conceitual da Sociologia. Assim, é possível considerar que os modelos de formação continuada analisados, os parâmetros e orientações e os livros didáticos convergem na seleção dos conteúdos de Sociologia do ensino médio, ressalvadas as suas diversidades.
id UFPI-5_ae4fadf78fa4b9032ddc8604534b7704
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1335
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling CONVERGÊNCIAS E DISSONÂNCIAS NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRECRUZAMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA E TEXTOS DE ORIENTAÇÕES CURRICULARESSociologia no Ensino MédioCurriculoFormação continuadaOCEMLivros didáticosEste trabalho problematiza a construção curricular do ensino de sociologia no ensino médio. Realiza um entrecruzamento entre diversas linguagens que operacionalizam a seleção dos conteúdos e competências para o ensino de sociologia na educação básica. Assim, o objetivo foi o de identificar como está sendo construído o currículo de sociologia para o ensino médio. O problema central foi investigar em que medida os documentos públicos e oficiais e a formação continuada de professores de sociologia contribuem para a construção de currículos convergentes ou dissonantes. A efetivação ocorreu por meio de uma análise comparativa de dois modelos de implementação de cursos de formação continuada de professores de sociologia; das normas e parâmetros educacionais oficiais como as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCEM) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM); dos livros didáticos de Sociologia selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A pesquisa é do tipo exploratória e de natureza quantitativa e qualitativa. Teve como base de análise as categorias de conceitos-temas-teorias expostas pelas OCEMs (2006). As análises desenvolvidas indicam que os modelos dos cursos de formação continuada e os livros didáticos funcionam como difusores de conteúdos e atendem as orientações oficiais no sentido da adequação aos conceitostemas-teorias, com ênfase na questão temática-conceitual da Sociologia. Assim, é possível considerar que os modelos de formação continuada analisados, os parâmetros e orientações e os livros didáticos convergem na seleção dos conteúdos de Sociologia do ensino médio, ressalvadas as suas diversidades.Universidade Federal do Piauí2013-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1335Languages, Education and Society; No. 29 (2013); 167-198Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 29 (2013); 167-198Linguagens, Educação e Sociedade; n. 29 (2013); 167-1982526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1335/1181Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRÖWER, JOANA ELISA DA CUNHA, JORGE LUIZ 2022-01-13T14:56:20Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1335Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-01-13T14:56:20Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv CONVERGÊNCIAS E DISSONÂNCIAS NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRECRUZAMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA E TEXTOS DE ORIENTAÇÕES CURRICULARES
title CONVERGÊNCIAS E DISSONÂNCIAS NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRECRUZAMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA E TEXTOS DE ORIENTAÇÕES CURRICULARES
spellingShingle CONVERGÊNCIAS E DISSONÂNCIAS NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRECRUZAMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA E TEXTOS DE ORIENTAÇÕES CURRICULARES
RÖWER, JOANA ELISA
Sociologia no Ensino Médio
Curriculo
Formação continuada
OCEM
Livros didáticos
title_short CONVERGÊNCIAS E DISSONÂNCIAS NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRECRUZAMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA E TEXTOS DE ORIENTAÇÕES CURRICULARES
title_full CONVERGÊNCIAS E DISSONÂNCIAS NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRECRUZAMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA E TEXTOS DE ORIENTAÇÕES CURRICULARES
title_fullStr CONVERGÊNCIAS E DISSONÂNCIAS NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRECRUZAMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA E TEXTOS DE ORIENTAÇÕES CURRICULARES
title_full_unstemmed CONVERGÊNCIAS E DISSONÂNCIAS NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRECRUZAMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA E TEXTOS DE ORIENTAÇÕES CURRICULARES
title_sort CONVERGÊNCIAS E DISSONÂNCIAS NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRECRUZAMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA E TEXTOS DE ORIENTAÇÕES CURRICULARES
author RÖWER, JOANA ELISA
author_facet RÖWER, JOANA ELISA
DA CUNHA, JORGE LUIZ
author_role author
author2 DA CUNHA, JORGE LUIZ
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RÖWER, JOANA ELISA
DA CUNHA, JORGE LUIZ
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia no Ensino Médio
Curriculo
Formação continuada
OCEM
Livros didáticos
topic Sociologia no Ensino Médio
Curriculo
Formação continuada
OCEM
Livros didáticos
description Este trabalho problematiza a construção curricular do ensino de sociologia no ensino médio. Realiza um entrecruzamento entre diversas linguagens que operacionalizam a seleção dos conteúdos e competências para o ensino de sociologia na educação básica. Assim, o objetivo foi o de identificar como está sendo construído o currículo de sociologia para o ensino médio. O problema central foi investigar em que medida os documentos públicos e oficiais e a formação continuada de professores de sociologia contribuem para a construção de currículos convergentes ou dissonantes. A efetivação ocorreu por meio de uma análise comparativa de dois modelos de implementação de cursos de formação continuada de professores de sociologia; das normas e parâmetros educacionais oficiais como as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCEM) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM); dos livros didáticos de Sociologia selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A pesquisa é do tipo exploratória e de natureza quantitativa e qualitativa. Teve como base de análise as categorias de conceitos-temas-teorias expostas pelas OCEMs (2006). As análises desenvolvidas indicam que os modelos dos cursos de formação continuada e os livros didáticos funcionam como difusores de conteúdos e atendem as orientações oficiais no sentido da adequação aos conceitostemas-teorias, com ênfase na questão temática-conceitual da Sociologia. Assim, é possível considerar que os modelos de formação continuada analisados, os parâmetros e orientações e os livros didáticos convergem na seleção dos conteúdos de Sociologia do ensino médio, ressalvadas as suas diversidades.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1335
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1335/1181
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 29 (2013); 167-198
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 29 (2013); 167-198
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 29 (2013); 167-198
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443334995968