Orality in official secondary school documents

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Tânia Guedes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3694
Resumo: In this paper, we present considerations about the analysis of official documents for the secondary school level (Orientações Curriculares para o Ensino Médio OCEM, 2006; and Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio/PNLEM, 2009), these considerations are part of the research project “Oralidade em documentos oficiais e livros didáticos: novas investigações” (Orality in official documents and textbooks: new research). The work focuses on orality. We intend, through theoretical and documental research, to verify what conceptions of orality applied to teaching these documents contain. From the data analysis, we have observed disagreements in the conceptions transmitted by these documents. In this regard, the research reveals a perpetuation of the supremacy of writing in schools, a reflection of what happens in our society today, going against the requirements identified as priorities in the development of oral proficiency in students.
id UNB - 28_249d65b4804f9ef689880d0e687c2167
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3694
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Orality in official secondary school documentsOralidad en documentos oficiales de la Enseñanza MédiaOralidade em documentos oficiais do Ensino MédioOralidadeEnsino MédioOrientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM)Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM)OralidadEscuela SecundariaOrientaciones Curriculares para la Enseñanza Média (OCEM)Catálogo del Programa Nacional del Libro para la Ensenanza Média (PNLEM)OralitySecondary SchoolOrientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM)Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM)In this paper, we present considerations about the analysis of official documents for the secondary school level (Orientações Curriculares para o Ensino Médio OCEM, 2006; and Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio/PNLEM, 2009), these considerations are part of the research project “Oralidade em documentos oficiais e livros didáticos: novas investigações” (Orality in official documents and textbooks: new research). The work focuses on orality. We intend, through theoretical and documental research, to verify what conceptions of orality applied to teaching these documents contain. From the data analysis, we have observed disagreements in the conceptions transmitted by these documents. In this regard, the research reveals a perpetuation of the supremacy of writing in schools, a reflection of what happens in our society today, going against the requirements identified as priorities in the development of oral proficiency in students.En este trabajo, presentamos consideraciones sobre el análisis de documentos oficiales dirigidos a la Enseñanza Média (Orientaciones Curriculares para la Enseñanza Média/OCEM, 2006; y Catálogo del Programa Nacional del Libro para la Ensenanza Média/PNLEM, 2009), consideraciones esas que son parte de la pesquisa Oralidad en documentos oficiales y libros didácticos: nuevas investigaciones. El foco del trabajo se centra en la oralidad. Pretendemos, por medio de pesquisa teórica y documental, verificar que concepciones de tales documentos tienen de oralidad aplicada a la enseñanza. A partir del análisis de los datos, percibimos divergencias en cuanto a las concepciones vinculadas por los documentos. En ese sentido, la pesquisa revela una perpetuación de la supremacía de la escritura en la escuela, reflejo de lo que acontece aún hoy en nuestra sociedad, contradiciendo los requisitos apuntados como prioridades en el desarrollo de la competencia oral del alumno.Neste trabalho, apresentamos considerações sobre a análise de documentos oficiais voltados ao Ensino Médio (Orientações Curriculares para o Ensino Médio/OCEM, 2006; e Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio/PNLEM,2009), considerações essas que fazem parte da pesquisa Oralidade em documentos oficiais e livros didáticos: novas investigações. O foco do trabalho centra-se na oralidade. Pretendemos, por meio de pesquisa teórica e documental, verificar que concepções tais documentos têm de oralidade aplicada ao ensino. A partir da análise dos dados, percebemos divergências quanto às concepções veiculadas pelos documentos. Nesse sentido, a pesquisa revela uma perenização da supremacia da escrita na escola, reflexo do que acontece ainda hoje em nossa sociedade, contrariando os requisitos apontados como prioritários no desenvolvimento da proficiência oral do aluno.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2011-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/369410.26512/lc.v17i32.3694Linhas Críticas; Vol. 17 No. 32 (2011): Docência, Formação e Gestão Escolar; 151-162Linhas Críticas; Vol. 17 Núm. 32 (2011): Docência, Formação e Gestão Escolar; 151-162Linhas Crí­ticas; v. 17 n. 32 (2011): Docência, Formação e Gestão Escolar; 151-1621981-04311516-489610.26512/lc.v17i32reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3694/3373Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Tânia Guedes2022-08-10T15:43:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3694Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-08-10T15:43:05Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Orality in official secondary school documents
Oralidad en documentos oficiales de la Enseñanza Média
Oralidade em documentos oficiais do Ensino Médio
title Orality in official secondary school documents
spellingShingle Orality in official secondary school documents
Magalhães, Tânia Guedes
Oralidade
Ensino Médio
Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM)
Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM)
Oralidad
Escuela Secundaria
Orientaciones Curriculares para la Enseñanza Média (OCEM)
Catálogo del Programa Nacional del Libro para la Ensenanza Média (PNLEM)
Orality
Secondary School
Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM)
Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM)
title_short Orality in official secondary school documents
title_full Orality in official secondary school documents
title_fullStr Orality in official secondary school documents
title_full_unstemmed Orality in official secondary school documents
title_sort Orality in official secondary school documents
author Magalhães, Tânia Guedes
author_facet Magalhães, Tânia Guedes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Tânia Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Oralidade
Ensino Médio
Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM)
Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM)
Oralidad
Escuela Secundaria
Orientaciones Curriculares para la Enseñanza Média (OCEM)
Catálogo del Programa Nacional del Libro para la Ensenanza Média (PNLEM)
Orality
Secondary School
Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM)
Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM)
topic Oralidade
Ensino Médio
Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM)
Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM)
Oralidad
Escuela Secundaria
Orientaciones Curriculares para la Enseñanza Média (OCEM)
Catálogo del Programa Nacional del Libro para la Ensenanza Média (PNLEM)
Orality
Secondary School
Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM)
Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM)
description In this paper, we present considerations about the analysis of official documents for the secondary school level (Orientações Curriculares para o Ensino Médio OCEM, 2006; and Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio/PNLEM, 2009), these considerations are part of the research project “Oralidade em documentos oficiais e livros didáticos: novas investigações” (Orality in official documents and textbooks: new research). The work focuses on orality. We intend, through theoretical and documental research, to verify what conceptions of orality applied to teaching these documents contain. From the data analysis, we have observed disagreements in the conceptions transmitted by these documents. In this regard, the research reveals a perpetuation of the supremacy of writing in schools, a reflection of what happens in our society today, going against the requirements identified as priorities in the development of oral proficiency in students.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3694
10.26512/lc.v17i32.3694
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3694
identifier_str_mv 10.26512/lc.v17i32.3694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3694/3373
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 17 No. 32 (2011): Docência, Formação e Gestão Escolar; 151-162
Linhas Críticas; Vol. 17 Núm. 32 (2011): Docência, Formação e Gestão Escolar; 151-162
Linhas Crí­ticas; v. 17 n. 32 (2011): Docência, Formação e Gestão Escolar; 151-162
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v17i32
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650921586688