Orality in official secondary school documents
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3694 |
Resumo: | In this paper, we present considerations about the analysis of official documents for the secondary school level (Orientações Curriculares para o Ensino Médio OCEM, 2006; and Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio/PNLEM, 2009), these considerations are part of the research project “Oralidade em documentos oficiais e livros didáticos: novas investigações” (Orality in official documents and textbooks: new research). The work focuses on orality. We intend, through theoretical and documental research, to verify what conceptions of orality applied to teaching these documents contain. From the data analysis, we have observed disagreements in the conceptions transmitted by these documents. In this regard, the research reveals a perpetuation of the supremacy of writing in schools, a reflection of what happens in our society today, going against the requirements identified as priorities in the development of oral proficiency in students. |
id |
UNB-32_249d65b4804f9ef689880d0e687c2167 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3694 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Orality in official secondary school documentsOralidad en documentos oficiales de la Enseñanza MédiaOralidade em documentos oficiais do Ensino MédioOralidadeEnsino MédioOrientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM)Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM)OralidadEscuela SecundariaOrientaciones Curriculares para la Enseñanza Média (OCEM)Catálogo del Programa Nacional del Libro para la Ensenanza Média (PNLEM)OralitySecondary SchoolOrientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM)Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM)In this paper, we present considerations about the analysis of official documents for the secondary school level (Orientações Curriculares para o Ensino Médio OCEM, 2006; and Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio/PNLEM, 2009), these considerations are part of the research project “Oralidade em documentos oficiais e livros didáticos: novas investigações” (Orality in official documents and textbooks: new research). The work focuses on orality. We intend, through theoretical and documental research, to verify what conceptions of orality applied to teaching these documents contain. From the data analysis, we have observed disagreements in the conceptions transmitted by these documents. In this regard, the research reveals a perpetuation of the supremacy of writing in schools, a reflection of what happens in our society today, going against the requirements identified as priorities in the development of oral proficiency in students.En este trabajo, presentamos consideraciones sobre el análisis de documentos oficiales dirigidos a la Enseñanza Média (Orientaciones Curriculares para la Enseñanza Média/OCEM, 2006; y Catálogo del Programa Nacional del Libro para la Ensenanza Média/PNLEM, 2009), consideraciones esas que son parte de la pesquisa Oralidad en documentos oficiales y libros didácticos: nuevas investigaciones. El foco del trabajo se centra en la oralidad. Pretendemos, por medio de pesquisa teórica y documental, verificar que concepciones de tales documentos tienen de oralidad aplicada a la enseñanza. A partir del análisis de los datos, percibimos divergencias en cuanto a las concepciones vinculadas por los documentos. En ese sentido, la pesquisa revela una perpetuación de la supremacía de la escritura en la escuela, reflejo de lo que acontece aún hoy en nuestra sociedad, contradiciendo los requisitos apuntados como prioridades en el desarrollo de la competencia oral del alumno.Neste trabalho, apresentamos considerações sobre a análise de documentos oficiais voltados ao Ensino Médio (Orientações Curriculares para o Ensino Médio/OCEM, 2006; e Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio/PNLEM,2009), considerações essas que fazem parte da pesquisa Oralidade em documentos oficiais e livros didáticos: novas investigações. O foco do trabalho centra-se na oralidade. Pretendemos, por meio de pesquisa teórica e documental, verificar que concepções tais documentos têm de oralidade aplicada ao ensino. A partir da análise dos dados, percebemos divergências quanto às concepções veiculadas pelos documentos. Nesse sentido, a pesquisa revela uma perenização da supremacia da escrita na escola, reflexo do que acontece ainda hoje em nossa sociedade, contrariando os requisitos apontados como prioritários no desenvolvimento da proficiência oral do aluno.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2011-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/369410.26512/lc.v17i32.3694Linhas Críticas; Vol. 17 No. 32 (2011): Docência, Formação e Gestão Escolar; 151-162Linhas Críticas; Vol. 17 Núm. 32 (2011): Docência, Formação e Gestão Escolar; 151-162Linhas Críticas; v. 17 n. 32 (2011): Docência, Formação e Gestão Escolar; 151-1621981-04311516-489610.26512/lc.v17i32reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3694/3373Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Tânia Guedes2022-08-10T15:43:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3694Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-08-10T15:43:05Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orality in official secondary school documents Oralidad en documentos oficiales de la Enseñanza Média Oralidade em documentos oficiais do Ensino Médio |
title |
Orality in official secondary school documents |
spellingShingle |
Orality in official secondary school documents Magalhães, Tânia Guedes Oralidade Ensino Médio Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) Oralidad Escuela Secundaria Orientaciones Curriculares para la Enseñanza Média (OCEM) Catálogo del Programa Nacional del Libro para la Ensenanza Média (PNLEM) Orality Secondary School Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) |
title_short |
Orality in official secondary school documents |
title_full |
Orality in official secondary school documents |
title_fullStr |
Orality in official secondary school documents |
title_full_unstemmed |
Orality in official secondary school documents |
title_sort |
Orality in official secondary school documents |
author |
Magalhães, Tânia Guedes |
author_facet |
Magalhães, Tânia Guedes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Tânia Guedes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oralidade Ensino Médio Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) Oralidad Escuela Secundaria Orientaciones Curriculares para la Enseñanza Média (OCEM) Catálogo del Programa Nacional del Libro para la Ensenanza Média (PNLEM) Orality Secondary School Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) |
topic |
Oralidade Ensino Médio Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) Oralidad Escuela Secundaria Orientaciones Curriculares para la Enseñanza Média (OCEM) Catálogo del Programa Nacional del Libro para la Ensenanza Média (PNLEM) Orality Secondary School Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) |
description |
In this paper, we present considerations about the analysis of official documents for the secondary school level (Orientações Curriculares para o Ensino Médio OCEM, 2006; and Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio/PNLEM, 2009), these considerations are part of the research project “Oralidade em documentos oficiais e livros didáticos: novas investigações” (Orality in official documents and textbooks: new research). The work focuses on orality. We intend, through theoretical and documental research, to verify what conceptions of orality applied to teaching these documents contain. From the data analysis, we have observed disagreements in the conceptions transmitted by these documents. In this regard, the research reveals a perpetuation of the supremacy of writing in schools, a reflection of what happens in our society today, going against the requirements identified as priorities in the development of oral proficiency in students. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3694 10.26512/lc.v17i32.3694 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3694 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v17i32.3694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3694/3373 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 17 No. 32 (2011): Docência, Formação e Gestão Escolar; 151-162 Linhas Críticas; Vol. 17 Núm. 32 (2011): Docência, Formação e Gestão Escolar; 151-162 Linhas Críticas; v. 17 n. 32 (2011): Docência, Formação e Gestão Escolar; 151-162 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v17i32 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309285758926848 |