VISÕES CAMALEÔNICAS: VANTAGENS E LIMITES DO USO VÍDEO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINTO COELHO, POLLYANNA JERICÓ
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: FERNANDES ALVES, JEFFERSON
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1458
Resumo: Neste documento são apresentadas reflexões teóricas sobre o uso do vídeo como ferramenta estimuladora da motivação, estabelecimento de contextos interativo-dialógicos, no processo de ensino-apendizagem. Outrossim, são tecidas relações entre vídeo e outras tecnologias comunicacionais, onde são apontadas as vantagens de sua aplicação no campo pedagógico, bem como, é sinalizado alerta sobre as limitações e os perigos de sua incidência na articulação entre saber e poder em espaços denominados heterotópicos.
id UFPI-5_b17597b034739044b37520be723c6ddc
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1458
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling VISÕES CAMALEÔNICAS: VANTAGENS E LIMITES DO USO VÍDEO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMInteraçãoHeterotopiaHeterocroniaDialogismoNeste documento são apresentadas reflexões teóricas sobre o uso do vídeo como ferramenta estimuladora da motivação, estabelecimento de contextos interativo-dialógicos, no processo de ensino-apendizagem. Outrossim, são tecidas relações entre vídeo e outras tecnologias comunicacionais, onde são apontadas as vantagens de sua aplicação no campo pedagógico, bem como, é sinalizado alerta sobre as limitações e os perigos de sua incidência na articulação entre saber e poder em espaços denominados heterotópicos.Universidade Federal do Piauí2005-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1458Languages, Education and Society; No. 13 (2005); 111-122Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 13 (2005); 111-122Linguagens, Educação e Sociedade; n. 13 (2005); 111-1222526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1458/1309Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPINTO COELHO, POLLYANNA JERICÓ FERNANDES ALVES, JEFFERSON 2022-02-02T18:18:43Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1458Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:18:43Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv VISÕES CAMALEÔNICAS: VANTAGENS E LIMITES DO USO VÍDEO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title VISÕES CAMALEÔNICAS: VANTAGENS E LIMITES DO USO VÍDEO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle VISÕES CAMALEÔNICAS: VANTAGENS E LIMITES DO USO VÍDEO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
PINTO COELHO, POLLYANNA JERICÓ
Interação
Heterotopia
Heterocronia
Dialogismo
title_short VISÕES CAMALEÔNICAS: VANTAGENS E LIMITES DO USO VÍDEO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full VISÕES CAMALEÔNICAS: VANTAGENS E LIMITES DO USO VÍDEO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_fullStr VISÕES CAMALEÔNICAS: VANTAGENS E LIMITES DO USO VÍDEO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed VISÕES CAMALEÔNICAS: VANTAGENS E LIMITES DO USO VÍDEO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_sort VISÕES CAMALEÔNICAS: VANTAGENS E LIMITES DO USO VÍDEO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
author PINTO COELHO, POLLYANNA JERICÓ
author_facet PINTO COELHO, POLLYANNA JERICÓ
FERNANDES ALVES, JEFFERSON
author_role author
author2 FERNANDES ALVES, JEFFERSON
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PINTO COELHO, POLLYANNA JERICÓ
FERNANDES ALVES, JEFFERSON
dc.subject.por.fl_str_mv Interação
Heterotopia
Heterocronia
Dialogismo
topic Interação
Heterotopia
Heterocronia
Dialogismo
description Neste documento são apresentadas reflexões teóricas sobre o uso do vídeo como ferramenta estimuladora da motivação, estabelecimento de contextos interativo-dialógicos, no processo de ensino-apendizagem. Outrossim, são tecidas relações entre vídeo e outras tecnologias comunicacionais, onde são apontadas as vantagens de sua aplicação no campo pedagógico, bem como, é sinalizado alerta sobre as limitações e os perigos de sua incidência na articulação entre saber e poder em espaços denominados heterotópicos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1458
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1458/1309
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 13 (2005); 111-122
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 13 (2005); 111-122
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 13 (2005); 111-122
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443793223680