AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NÓBREGA, JAILTON JÁDER
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SUASSUNA, LÍVIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1308
Resumo: O objetivo desta pesquisa, do tipo qualitativo-indiciária, foi analisar como se efetiva o ensino de gramática/análise linguística em duas escolas de perfis diferentes: uma pública da rede estadual de Pernambuco (ensino médio) e o Colégio de Aplicação da UFPE (ensino fundamental). Os resultados da análise evidenciaram, por um lado, uma prática tradicional de ensino de gramática normativa e, por outro, um ensino voltado para o letramento.
id UFPI-5_ce0cde0565dfec1eef839a7a6ad0752e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1308
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORESEnsino de gramáticaAnálise linguísticaPrática pedagógicaO objetivo desta pesquisa, do tipo qualitativo-indiciária, foi analisar como se efetiva o ensino de gramática/análise linguística em duas escolas de perfis diferentes: uma pública da rede estadual de Pernambuco (ensino médio) e o Colégio de Aplicação da UFPE (ensino fundamental). Os resultados da análise evidenciaram, por um lado, uma prática tradicional de ensino de gramática normativa e, por outro, um ensino voltado para o letramento.Universidade Federal do Piauí2014-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1308Languages, Education and Society; No. 31 (2014); 191-209Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 31 (2014); 191-209Linguagens, Educação e Sociedade; n. 31 (2014); 191-2092526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1308/1155Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessNÓBREGA, JAILTON JÁDER SUASSUNA, LÍVIA 2021-12-16T11:18:30Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1308Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:18:30Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORES
title AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORES
spellingShingle AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORES
NÓBREGA, JAILTON JÁDER
Ensino de gramática
Análise linguística
Prática pedagógica
title_short AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORES
title_full AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORES
title_fullStr AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORES
title_full_unstemmed AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORES
title_sort AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORES
author NÓBREGA, JAILTON JÁDER
author_facet NÓBREGA, JAILTON JÁDER
SUASSUNA, LÍVIA
author_role author
author2 SUASSUNA, LÍVIA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NÓBREGA, JAILTON JÁDER
SUASSUNA, LÍVIA
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de gramática
Análise linguística
Prática pedagógica
topic Ensino de gramática
Análise linguística
Prática pedagógica
description O objetivo desta pesquisa, do tipo qualitativo-indiciária, foi analisar como se efetiva o ensino de gramática/análise linguística em duas escolas de perfis diferentes: uma pública da rede estadual de Pernambuco (ensino médio) e o Colégio de Aplicação da UFPE (ensino fundamental). Os resultados da análise evidenciaram, por um lado, uma prática tradicional de ensino de gramática normativa e, por outro, um ensino voltado para o letramento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1308
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1308/1155
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 31 (2014); 191-209
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 31 (2014); 191-209
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 31 (2014); 191-209
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443029860352