AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1308 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa, do tipo qualitativo-indiciária, foi analisar como se efetiva o ensino de gramática/análise linguística em duas escolas de perfis diferentes: uma pública da rede estadual de Pernambuco (ensino médio) e o Colégio de Aplicação da UFPE (ensino fundamental). Os resultados da análise evidenciaram, por um lado, uma prática tradicional de ensino de gramática normativa e, por outro, um ensino voltado para o letramento. |
id |
UFPI-5_ce0cde0565dfec1eef839a7a6ad0752e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1308 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORESEnsino de gramáticaAnálise linguísticaPrática pedagógicaO objetivo desta pesquisa, do tipo qualitativo-indiciária, foi analisar como se efetiva o ensino de gramática/análise linguística em duas escolas de perfis diferentes: uma pública da rede estadual de Pernambuco (ensino médio) e o Colégio de Aplicação da UFPE (ensino fundamental). Os resultados da análise evidenciaram, por um lado, uma prática tradicional de ensino de gramática normativa e, por outro, um ensino voltado para o letramento.Universidade Federal do Piauí2014-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1308Languages, Education and Society; No. 31 (2014); 191-209Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 31 (2014); 191-209Linguagens, Educação e Sociedade; n. 31 (2014); 191-2092526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1308/1155Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessNÓBREGA, JAILTON JÁDER SUASSUNA, LÍVIA 2021-12-16T11:18:30Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1308Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:18:30Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORES |
title |
AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORES |
spellingShingle |
AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORES NÓBREGA, JAILTON JÁDER Ensino de gramática Análise linguística Prática pedagógica |
title_short |
AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORES |
title_full |
AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORES |
title_fullStr |
AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORES |
title_full_unstemmed |
AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORES |
title_sort |
AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORES |
author |
NÓBREGA, JAILTON JÁDER |
author_facet |
NÓBREGA, JAILTON JÁDER SUASSUNA, LÍVIA |
author_role |
author |
author2 |
SUASSUNA, LÍVIA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NÓBREGA, JAILTON JÁDER SUASSUNA, LÍVIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de gramática Análise linguística Prática pedagógica |
topic |
Ensino de gramática Análise linguística Prática pedagógica |
description |
O objetivo desta pesquisa, do tipo qualitativo-indiciária, foi analisar como se efetiva o ensino de gramática/análise linguística em duas escolas de perfis diferentes: uma pública da rede estadual de Pernambuco (ensino médio) e o Colégio de Aplicação da UFPE (ensino fundamental). Os resultados da análise evidenciaram, por um lado, uma prática tradicional de ensino de gramática normativa e, por outro, um ensino voltado para o letramento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1308 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1308/1155 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 31 (2014); 191-209 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 31 (2014); 191-209 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 31 (2014); 191-209 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443029860352 |