O ensino de gramática na contemporaneidade : delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kleber Aparecido da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pilati, Eloisa, Dias, Juliana de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27924
https://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000400008
Resumo: Partindo dos avanços obtidos nas pesquisas desenvolvidas no bojo da Linguística Aplicada e das novas perspectivas apresentadas neste campo de investigação, o presente artigo traz uma proposta de ensino cujo maior objetivo é o superar uma concepção tradicional de língua e de ensino de língua ir ao encontro de uma concepção de linguagem capaz de subsidiar não só novas metodologias, mas, principalmente, capaz de remodelar o próprio conteúdo ensinado. Para tanto, são feitas reflexões sobre o ensino de gramática, tendo como pano de fundo as diretrizes curriculares dos cursos de Letras, discussões sobre o ensino de gramática presentes nos cursos de formação de professores de línguas, tais como os PCN (1998), e propostas de autores, como Possenti (1996), Neves (2002), Lobato (2003) e Vieira e Brandão (2007). Por fim, são apresentados possíveis parâmetros para a constituição de novas práticas pedagógicas para o ensino de gramática e para a formação inicial do professor de língua portuguesa, com base nas perspectivas inatista e crítica da linguagem.
id UNB_0c2486bb09c932dd3c015ca758589192
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/27924
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O ensino de gramática na contemporaneidade : delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesaContemporary grammar teaching : specifying and crossing borders in Portuguese teachers' initial trainingGramáticaPráticas pedagógicasLinguística aplicadaPartindo dos avanços obtidos nas pesquisas desenvolvidas no bojo da Linguística Aplicada e das novas perspectivas apresentadas neste campo de investigação, o presente artigo traz uma proposta de ensino cujo maior objetivo é o superar uma concepção tradicional de língua e de ensino de língua ir ao encontro de uma concepção de linguagem capaz de subsidiar não só novas metodologias, mas, principalmente, capaz de remodelar o próprio conteúdo ensinado. Para tanto, são feitas reflexões sobre o ensino de gramática, tendo como pano de fundo as diretrizes curriculares dos cursos de Letras, discussões sobre o ensino de gramática presentes nos cursos de formação de professores de línguas, tais como os PCN (1998), e propostas de autores, como Possenti (1996), Neves (2002), Lobato (2003) e Vieira e Brandão (2007). Por fim, são apresentados possíveis parâmetros para a constituição de novas práticas pedagógicas para o ensino de gramática e para a formação inicial do professor de língua portuguesa, com base nas perspectivas inatista e crítica da linguagem.This paper, following the advances in the research done within Applied Linguistics and the new perspectives put forward by these works, proposes a new approach to teaching in which the main goal is (i) to overcome a traditional concept of language and language teaching, and (ii) to look towards a concept of language that is not only able to support the implementation of new methodologies, but also to reshape their own contents. In order to do so, we reflect on the teaching of grammar in light of our Letters courses curricula, and we discuss the teaching of grammar raised in language teacher training guidelines, such as the PCN and proposals by authors such as Possenti (1996), Neves (2002), Lobato (2003) and Vieira e Brandão (2007). Finally, we present possible parameters for the constitution of new pedagogical practices for the teaching of grammar and Portuguese as a native language teachers education.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade de BrasíliaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaSilva, Kleber Aparecido daPilati, EloisaDias, Juliana de Freitas2017-12-07T04:55:44Z2017-12-07T04:55:44Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Kleber Aparecido da; PILATI, Eloisa; DIAS, Juliana de Freitas. O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 4, p. 975-994, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982010000400008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/zkx9bkQNJv7rHWNKPjKDYfK/?lang=pt#. Acesso em: 14 set. 2022.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27924https://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000400008(CC BY NC) This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://www.scielo.br/j/rbla/a/zkx9bkQNJv7rHWNKPjKDYfK/?lang=pt#. Acesso em: 14 set. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:47:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/27924Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:47:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de gramática na contemporaneidade : delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
Contemporary grammar teaching : specifying and crossing borders in Portuguese teachers' initial training
title O ensino de gramática na contemporaneidade : delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
spellingShingle O ensino de gramática na contemporaneidade : delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
Silva, Kleber Aparecido da
Gramática
Práticas pedagógicas
Linguística aplicada
title_short O ensino de gramática na contemporaneidade : delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
title_full O ensino de gramática na contemporaneidade : delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
title_fullStr O ensino de gramática na contemporaneidade : delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
title_full_unstemmed O ensino de gramática na contemporaneidade : delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
title_sort O ensino de gramática na contemporaneidade : delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
author Silva, Kleber Aparecido da
author_facet Silva, Kleber Aparecido da
Pilati, Eloisa
Dias, Juliana de Freitas
author_role author
author2 Pilati, Eloisa
Dias, Juliana de Freitas
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
Universidade Estadual Paulista
Universidade Estadual Paulista
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kleber Aparecido da
Pilati, Eloisa
Dias, Juliana de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática
Práticas pedagógicas
Linguística aplicada
topic Gramática
Práticas pedagógicas
Linguística aplicada
description Partindo dos avanços obtidos nas pesquisas desenvolvidas no bojo da Linguística Aplicada e das novas perspectivas apresentadas neste campo de investigação, o presente artigo traz uma proposta de ensino cujo maior objetivo é o superar uma concepção tradicional de língua e de ensino de língua ir ao encontro de uma concepção de linguagem capaz de subsidiar não só novas metodologias, mas, principalmente, capaz de remodelar o próprio conteúdo ensinado. Para tanto, são feitas reflexões sobre o ensino de gramática, tendo como pano de fundo as diretrizes curriculares dos cursos de Letras, discussões sobre o ensino de gramática presentes nos cursos de formação de professores de línguas, tais como os PCN (1998), e propostas de autores, como Possenti (1996), Neves (2002), Lobato (2003) e Vieira e Brandão (2007). Por fim, são apresentados possíveis parâmetros para a constituição de novas práticas pedagógicas para o ensino de gramática e para a formação inicial do professor de língua portuguesa, com base nas perspectivas inatista e crítica da linguagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2017-12-07T04:55:44Z
2017-12-07T04:55:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Kleber Aparecido da; PILATI, Eloisa; DIAS, Juliana de Freitas. O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 4, p. 975-994, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982010000400008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/zkx9bkQNJv7rHWNKPjKDYfK/?lang=pt#. Acesso em: 14 set. 2022.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27924
https://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000400008
identifier_str_mv SILVA, Kleber Aparecido da; PILATI, Eloisa; DIAS, Juliana de Freitas. O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 4, p. 975-994, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982010000400008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/zkx9bkQNJv7rHWNKPjKDYfK/?lang=pt#. Acesso em: 14 set. 2022.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27924
https://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000400008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508340028375040