A GRAMÁTICA E O SEU USO SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Irineu Lopes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/18
Resumo: O desempenho do ensino da gramática nas instituições de ensino é um ponto que divide as opiniões de educadores e especialistas no assunto. Contudo, todos acordam no que se refere ao objetivo máximo do ensino da língua portuguesa: o domínio das habilidades de ler e escrever com agilidade e competência. Este artigo enfrenta o desafio de revelar que é provável, ao mesmo tempo, ensinar gramática e ensinar leitura e escrita de textos. Entretanto, além de comprovar como fazer do processo de ensino-aprendizagem da gramática um importante aliado para o desenvolvimento da competência linguística do educando, a proposta apresentada admite como papel desse processo proporcionar aos educandos conhecimento básico sobre o mecanismo da língua e sobre a disposição de seu sistema gramatical. O desempenho de educadores e educandos em sala de aula está sempre no cerne das considerações teóricas. O educador deve sempre procurar ideias e reflexões que poderá ajudá-lo a repensar a sua prática de ensino e redefinir procedimentos e metodologias didático-pedagógicas. Da mesma forma, pela maturação da crítica e pela coerência dos conceitos e pressupostos que embasam a proposta.
id RCE_68604797efaf97e2753517a64752e650
oai_identifier_str oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/18
network_acronym_str RCE
network_name_str Revista Científica Educ@ção Online
repository_id_str
spelling A GRAMÁTICA E O SEU USO SOCIALensino; prática pedagógica; gramática, ensino-aprendizagem.O desempenho do ensino da gramática nas instituições de ensino é um ponto que divide as opiniões de educadores e especialistas no assunto. Contudo, todos acordam no que se refere ao objetivo máximo do ensino da língua portuguesa: o domínio das habilidades de ler e escrever com agilidade e competência. Este artigo enfrenta o desafio de revelar que é provável, ao mesmo tempo, ensinar gramática e ensinar leitura e escrita de textos. Entretanto, além de comprovar como fazer do processo de ensino-aprendizagem da gramática um importante aliado para o desenvolvimento da competência linguística do educando, a proposta apresentada admite como papel desse processo proporcionar aos educandos conhecimento básico sobre o mecanismo da língua e sobre a disposição de seu sistema gramatical. O desempenho de educadores e educandos em sala de aula está sempre no cerne das considerações teóricas. O educador deve sempre procurar ideias e reflexões que poderá ajudá-lo a repensar a sua prática de ensino e redefinir procedimentos e metodologias didático-pedagógicas. Da mesma forma, pela maturação da crítica e pela coerência dos conceitos e pressupostos que embasam a proposta.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/18Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 86-101Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 86-101Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 86-1012526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/18/13Irineu Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T22:11:00ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE
dc.title.none.fl_str_mv A GRAMÁTICA E O SEU USO SOCIAL
title A GRAMÁTICA E O SEU USO SOCIAL
spellingShingle A GRAMÁTICA E O SEU USO SOCIAL
Irineu Lopes
ensino; prática pedagógica; gramática, ensino-aprendizagem.
title_short A GRAMÁTICA E O SEU USO SOCIAL
title_full A GRAMÁTICA E O SEU USO SOCIAL
title_fullStr A GRAMÁTICA E O SEU USO SOCIAL
title_full_unstemmed A GRAMÁTICA E O SEU USO SOCIAL
title_sort A GRAMÁTICA E O SEU USO SOCIAL
author Irineu Lopes
author_facet Irineu Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Irineu Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv ensino; prática pedagógica; gramática, ensino-aprendizagem.
topic ensino; prática pedagógica; gramática, ensino-aprendizagem.
description O desempenho do ensino da gramática nas instituições de ensino é um ponto que divide as opiniões de educadores e especialistas no assunto. Contudo, todos acordam no que se refere ao objetivo máximo do ensino da língua portuguesa: o domínio das habilidades de ler e escrever com agilidade e competência. Este artigo enfrenta o desafio de revelar que é provável, ao mesmo tempo, ensinar gramática e ensinar leitura e escrita de textos. Entretanto, além de comprovar como fazer do processo de ensino-aprendizagem da gramática um importante aliado para o desenvolvimento da competência linguística do educando, a proposta apresentada admite como papel desse processo proporcionar aos educandos conhecimento básico sobre o mecanismo da língua e sobre a disposição de seu sistema gramatical. O desempenho de educadores e educandos em sala de aula está sempre no cerne das considerações teóricas. O educador deve sempre procurar ideias e reflexões que poderá ajudá-lo a repensar a sua prática de ensino e redefinir procedimentos e metodologias didático-pedagógicas. Da mesma forma, pela maturação da crítica e pela coerência dos conceitos e pressupostos que embasam a proposta.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/18
url https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/18
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/18/13
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
dc.source.none.fl_str_mv Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 86-101
Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 86-101
Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 86-101
2526-8716
reponame:Revista Científica Educ@ção Online
instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron:CEIT
instname_str Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron_str CEIT
institution CEIT
reponame_str Revista Científica Educ@ção Online
collection Revista Científica Educ@ção Online
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820502223159296