A GRAMÁTICA E O SEU USO SOCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Educ@ção Online |
Texto Completo: | https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/18 |
Resumo: | O desempenho do ensino da gramática nas instituições de ensino é um ponto que divide as opiniões de educadores e especialistas no assunto. Contudo, todos acordam no que se refere ao objetivo máximo do ensino da língua portuguesa: o domínio das habilidades de ler e escrever com agilidade e competência. Este artigo enfrenta o desafio de revelar que é provável, ao mesmo tempo, ensinar gramática e ensinar leitura e escrita de textos. Entretanto, além de comprovar como fazer do processo de ensino-aprendizagem da gramática um importante aliado para o desenvolvimento da competência linguística do educando, a proposta apresentada admite como papel desse processo proporcionar aos educandos conhecimento básico sobre o mecanismo da língua e sobre a disposição de seu sistema gramatical. O desempenho de educadores e educandos em sala de aula está sempre no cerne das considerações teóricas. O educador deve sempre procurar ideias e reflexões que poderá ajudá-lo a repensar a sua prática de ensino e redefinir procedimentos e metodologias didático-pedagógicas. Da mesma forma, pela maturação da crítica e pela coerência dos conceitos e pressupostos que embasam a proposta. |
id |
RCE_68604797efaf97e2753517a64752e650 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/18 |
network_acronym_str |
RCE |
network_name_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
A GRAMÁTICA E O SEU USO SOCIALensino; prática pedagógica; gramática, ensino-aprendizagem.O desempenho do ensino da gramática nas instituições de ensino é um ponto que divide as opiniões de educadores e especialistas no assunto. Contudo, todos acordam no que se refere ao objetivo máximo do ensino da língua portuguesa: o domínio das habilidades de ler e escrever com agilidade e competência. Este artigo enfrenta o desafio de revelar que é provável, ao mesmo tempo, ensinar gramática e ensinar leitura e escrita de textos. Entretanto, além de comprovar como fazer do processo de ensino-aprendizagem da gramática um importante aliado para o desenvolvimento da competência linguística do educando, a proposta apresentada admite como papel desse processo proporcionar aos educandos conhecimento básico sobre o mecanismo da língua e sobre a disposição de seu sistema gramatical. O desempenho de educadores e educandos em sala de aula está sempre no cerne das considerações teóricas. O educador deve sempre procurar ideias e reflexões que poderá ajudá-lo a repensar a sua prática de ensino e redefinir procedimentos e metodologias didático-pedagógicas. Da mesma forma, pela maturação da crítica e pela coerência dos conceitos e pressupostos que embasam a proposta.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/18Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 86-101Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 86-101Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 86-1012526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/18/13Irineu Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T22:11:00ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GRAMÁTICA E O SEU USO SOCIAL |
title |
A GRAMÁTICA E O SEU USO SOCIAL |
spellingShingle |
A GRAMÁTICA E O SEU USO SOCIAL Irineu Lopes ensino; prática pedagógica; gramática, ensino-aprendizagem. |
title_short |
A GRAMÁTICA E O SEU USO SOCIAL |
title_full |
A GRAMÁTICA E O SEU USO SOCIAL |
title_fullStr |
A GRAMÁTICA E O SEU USO SOCIAL |
title_full_unstemmed |
A GRAMÁTICA E O SEU USO SOCIAL |
title_sort |
A GRAMÁTICA E O SEU USO SOCIAL |
author |
Irineu Lopes |
author_facet |
Irineu Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Irineu Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino; prática pedagógica; gramática, ensino-aprendizagem. |
topic |
ensino; prática pedagógica; gramática, ensino-aprendizagem. |
description |
O desempenho do ensino da gramática nas instituições de ensino é um ponto que divide as opiniões de educadores e especialistas no assunto. Contudo, todos acordam no que se refere ao objetivo máximo do ensino da língua portuguesa: o domínio das habilidades de ler e escrever com agilidade e competência. Este artigo enfrenta o desafio de revelar que é provável, ao mesmo tempo, ensinar gramática e ensinar leitura e escrita de textos. Entretanto, além de comprovar como fazer do processo de ensino-aprendizagem da gramática um importante aliado para o desenvolvimento da competência linguística do educando, a proposta apresentada admite como papel desse processo proporcionar aos educandos conhecimento básico sobre o mecanismo da língua e sobre a disposição de seu sistema gramatical. O desempenho de educadores e educandos em sala de aula está sempre no cerne das considerações teóricas. O educador deve sempre procurar ideias e reflexões que poderá ajudá-lo a repensar a sua prática de ensino e redefinir procedimentos e metodologias didático-pedagógicas. Da mesma forma, pela maturação da crítica e pela coerência dos conceitos e pressupostos que embasam a proposta. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/18 |
url |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/18 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/18/13 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 86-101 Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 86-101 Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 86-101 2526-8716 reponame:Revista Científica Educ@ção Online instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) instacron:CEIT |
instname_str |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
instacron_str |
CEIT |
institution |
CEIT |
reponame_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
collection |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820502223159296 |