MULTICULTURALISMO NO ENSINO SUPERIOR: O OLHAR DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE MÚSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE SOUSA, RENAN SANTIAGO
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1129
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar como questões de interesse do multiculturalismo, como raça, etnia, gênero, sexualidade, religiosidade e identidade musical perpassam os discursos de docentes de três cursos de Licenciatura em Música de três Instituições de Ensino Superior da cidade do Rio de Janeiro, a saber, o CBM-CEU, a UNIRIO e a UFRJ. Para tal, foram feitas entrevistas semiestruturadas com 9 docentes das instituições citadas: três com docentes de disciplinas ligadas ao ensino de didática da Música, três voltadas à formação do musicista e três classificadas como disciplinas detentoras de potenciais multiculturais. Pôde-se concluir que a temática das diferenças culturais têm perpassado no currículo de tais instituições e travado embates com o conservadorismo que é característico das faculdades de Música. Porém, o trato das diferenças, quando abordado, ocorre, muitas vezes, somente no âmbito das diferenças de musicalidade, havendo ainda pouco espaço para discussões gerais de tópicos como raça, etnia, sexualidade, gênero, religiosodade etc., por várias questões discutidas durante o texto. 
id UFPI-5_cf58c4ac89c0cc32002a62ca901b523a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1129
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling MULTICULTURALISMO NO ENSINO SUPERIOR: O OLHAR DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE MÚSICAMulticulturalismoEducação MusicalFormação de ProfessoresEste artigo tem como objetivo analisar como questões de interesse do multiculturalismo, como raça, etnia, gênero, sexualidade, religiosidade e identidade musical perpassam os discursos de docentes de três cursos de Licenciatura em Música de três Instituições de Ensino Superior da cidade do Rio de Janeiro, a saber, o CBM-CEU, a UNIRIO e a UFRJ. Para tal, foram feitas entrevistas semiestruturadas com 9 docentes das instituições citadas: três com docentes de disciplinas ligadas ao ensino de didática da Música, três voltadas à formação do musicista e três classificadas como disciplinas detentoras de potenciais multiculturais. Pôde-se concluir que a temática das diferenças culturais têm perpassado no currículo de tais instituições e travado embates com o conservadorismo que é característico das faculdades de Música. Porém, o trato das diferenças, quando abordado, ocorre, muitas vezes, somente no âmbito das diferenças de musicalidade, havendo ainda pouco espaço para discussões gerais de tópicos como raça, etnia, sexualidade, gênero, religiosodade etc., por várias questões discutidas durante o texto. Universidade Federal do Piauí2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/112910.26694/les.v0i41.6177Languages, Education and Society; No. 41 (2019); 386-407Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 41 (2019); 386-407Linguagens, Educação e Sociedade; n. 41 (2019); 386-4072526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1129/979Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE SOUSA, RENAN SANTIAGO 2021-12-13T17:15:15Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1129Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:15:15Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv MULTICULTURALISMO NO ENSINO SUPERIOR: O OLHAR DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE MÚSICA
title MULTICULTURALISMO NO ENSINO SUPERIOR: O OLHAR DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE MÚSICA
spellingShingle MULTICULTURALISMO NO ENSINO SUPERIOR: O OLHAR DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE MÚSICA
DE SOUSA, RENAN SANTIAGO
Multiculturalismo
Educação Musical
Formação de Professores
title_short MULTICULTURALISMO NO ENSINO SUPERIOR: O OLHAR DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE MÚSICA
title_full MULTICULTURALISMO NO ENSINO SUPERIOR: O OLHAR DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE MÚSICA
title_fullStr MULTICULTURALISMO NO ENSINO SUPERIOR: O OLHAR DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE MÚSICA
title_full_unstemmed MULTICULTURALISMO NO ENSINO SUPERIOR: O OLHAR DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE MÚSICA
title_sort MULTICULTURALISMO NO ENSINO SUPERIOR: O OLHAR DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE MÚSICA
author DE SOUSA, RENAN SANTIAGO
author_facet DE SOUSA, RENAN SANTIAGO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE SOUSA, RENAN SANTIAGO
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalismo
Educação Musical
Formação de Professores
topic Multiculturalismo
Educação Musical
Formação de Professores
description Este artigo tem como objetivo analisar como questões de interesse do multiculturalismo, como raça, etnia, gênero, sexualidade, religiosidade e identidade musical perpassam os discursos de docentes de três cursos de Licenciatura em Música de três Instituições de Ensino Superior da cidade do Rio de Janeiro, a saber, o CBM-CEU, a UNIRIO e a UFRJ. Para tal, foram feitas entrevistas semiestruturadas com 9 docentes das instituições citadas: três com docentes de disciplinas ligadas ao ensino de didática da Música, três voltadas à formação do musicista e três classificadas como disciplinas detentoras de potenciais multiculturais. Pôde-se concluir que a temática das diferenças culturais têm perpassado no currículo de tais instituições e travado embates com o conservadorismo que é característico das faculdades de Música. Porém, o trato das diferenças, quando abordado, ocorre, muitas vezes, somente no âmbito das diferenças de musicalidade, havendo ainda pouco espaço para discussões gerais de tópicos como raça, etnia, sexualidade, gênero, religiosodade etc., por várias questões discutidas durante o texto. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1129
10.26694/les.v0i41.6177
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1129
identifier_str_mv 10.26694/les.v0i41.6177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1129/979
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 41 (2019); 386-407
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 41 (2019); 386-407
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 41 (2019); 386-407
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442467823616