O QUE É FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1471 |
Resumo: | A obra “O que é filosofia da educação?” reúne dez artigos de autores brasileiros e estrangeiros, com vasta experiência docente que, a partir de diferentes perspectivas e abordagens, versam sobre o tema filosofia da educação. No primeiro artigo “O que é filosofia da educação – uma discussão metafilosófica” (p.7-87), Paulo Ghiraldelli Jr. (UNESP/Marília), responsável pela organização do livro e também pela tradução de três dentre os quatro artigos escritos originalmente em inglês, propõe responder à questão que intitula a obra a partir de uma abordagem filosófica da educação, cujo percurso histórico inicia na modernidade (Iluminismo e Romantismo) e cessa na contemporaneidade (filosofia analítica e pragmatismo). A despeito da familiaridade demonstrada na apresentação de tópicos educacionais e filosóficos, além do didatismo com que o autor procura articular idéias de ambos os campos, em alguns momentos, o texto revelase hermético para leitores que desconhecem grosso modo a história da filosofia ocidental e aspectos técnicos da epistemologia, da filosofia analítica, da filosofia da linguagem e do pragmatismo |
id |
UFPI-5_d13ebbe28ed542996b29dd2b55bd7d2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1471 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O QUE É FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO?O que é filosofia da educaçãoA obra “O que é filosofia da educação?” reúne dez artigos de autores brasileiros e estrangeiros, com vasta experiência docente que, a partir de diferentes perspectivas e abordagens, versam sobre o tema filosofia da educação. No primeiro artigo “O que é filosofia da educação – uma discussão metafilosófica” (p.7-87), Paulo Ghiraldelli Jr. (UNESP/Marília), responsável pela organização do livro e também pela tradução de três dentre os quatro artigos escritos originalmente em inglês, propõe responder à questão que intitula a obra a partir de uma abordagem filosófica da educação, cujo percurso histórico inicia na modernidade (Iluminismo e Romantismo) e cessa na contemporaneidade (filosofia analítica e pragmatismo). A despeito da familiaridade demonstrada na apresentação de tópicos educacionais e filosóficos, além do didatismo com que o autor procura articular idéias de ambos os campos, em alguns momentos, o texto revelase hermético para leitores que desconhecem grosso modo a história da filosofia ocidental e aspectos técnicos da epistemologia, da filosofia analítica, da filosofia da linguagem e do pragmatismoUniversidade Federal do Piauí2010-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1471Languages, Education and Society; No. 23 (2010); 159-164Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 23 (2010); 159-164Linguagens, Educação e Sociedade; n. 23 (2010); 159-1642526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1471/1321Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAPARECIDO SILVA, HERALDO 2022-02-02T17:42:10Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1471Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:42:10Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O QUE É FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO? |
title |
O QUE É FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO? |
spellingShingle |
O QUE É FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO? APARECIDO SILVA, HERALDO O que é filosofia da educação |
title_short |
O QUE É FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO? |
title_full |
O QUE É FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO? |
title_fullStr |
O QUE É FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO? |
title_full_unstemmed |
O QUE É FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO? |
title_sort |
O QUE É FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO? |
author |
APARECIDO SILVA, HERALDO |
author_facet |
APARECIDO SILVA, HERALDO |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
APARECIDO SILVA, HERALDO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
O que é filosofia da educação |
topic |
O que é filosofia da educação |
description |
A obra “O que é filosofia da educação?” reúne dez artigos de autores brasileiros e estrangeiros, com vasta experiência docente que, a partir de diferentes perspectivas e abordagens, versam sobre o tema filosofia da educação. No primeiro artigo “O que é filosofia da educação – uma discussão metafilosófica” (p.7-87), Paulo Ghiraldelli Jr. (UNESP/Marília), responsável pela organização do livro e também pela tradução de três dentre os quatro artigos escritos originalmente em inglês, propõe responder à questão que intitula a obra a partir de uma abordagem filosófica da educação, cujo percurso histórico inicia na modernidade (Iluminismo e Romantismo) e cessa na contemporaneidade (filosofia analítica e pragmatismo). A despeito da familiaridade demonstrada na apresentação de tópicos educacionais e filosóficos, além do didatismo com que o autor procura articular idéias de ambos os campos, em alguns momentos, o texto revelase hermético para leitores que desconhecem grosso modo a história da filosofia ocidental e aspectos técnicos da epistemologia, da filosofia analítica, da filosofia da linguagem e do pragmatismo |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1471 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1471/1321 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 23 (2010); 159-164 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 23 (2010); 159-164 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 23 (2010); 159-164 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443815243776 |