A PESSOA SURDA E SUAS POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E ESCOLARIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAZUCK , RENATA
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: V. R. TACCA , MARIA CARMEN, TUNES, ELIZABETH
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1438
Resumo: O artigo propõe­se a discutir os processos de escola­ rização e aprendizagem de alunos surdos que che­ gam às escolas regulares tendo em vista o movimento da educação inclusiva. Faz uma crítica ao conceito de dificuldades de aprendizagem e de deficiência, tendo como base a perspectiva histórico­cultural e os funda­ mentos da defectologia de Vigotski. Nessa aborda­ gem introduz a idéia do desenvolvimento atípico como expressão da diversidade, propondo que as leis de qualquer desenvolvimento são as mesmas para qual­ quer pessoa, ou seja, apóia­se no princípio das rela­ ções sociais como definidoras do ser humano. Anali­ sa que os processos de aprendizagem e de escolari­ zação das crianças surdas não alcançam o sucesso esperado pelo fato de que elas são introduzidas no mundo da linguagem e da comunicação pela Língua de Sinais (LIBRAS) muito tardiamente. Verifica que a escola não assume a sua educação a partir de todas os aspectos de suas singularidades e, principalmen­ te, noefetivo favorecimento da convivênciasocial. Con­ clui que a segregação e a exclusão apresentam­se ainda como a realidade da criança surda na escola.
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