A PESSOA SURDA E SUAS POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E ESCOLARIZAÇÃO
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1438 |
Resumo: | O artigo propõese a discutir os processos de escola rização e aprendizagem de alunos surdos que che gam às escolas regulares tendo em vista o movimento da educação inclusiva. Faz uma crítica ao conceito de dificuldades de aprendizagem e de deficiência, tendo como base a perspectiva históricocultural e os funda mentos da defectologia de Vigotski. Nessa aborda gem introduz a idéia do desenvolvimento atípico como expressão da diversidade, propondo que as leis de qualquer desenvolvimento são as mesmas para qual quer pessoa, ou seja, apóiase no princípio das rela ções sociais como definidoras do ser humano. Anali sa que os processos de aprendizagem e de escolari zação das crianças surdas não alcançam o sucesso esperado pelo fato de que elas são introduzidas no mundo da linguagem e da comunicação pela Língua de Sinais (LIBRAS) muito tardiamente. Verifica que a escola não assume a sua educação a partir de todas os aspectos de suas singularidades e, principalmen te, noefetivo favorecimento da convivênciasocial. Con clui que a segregação e a exclusão apresentamse ainda como a realidade da criança surda na escola. |
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A PESSOA SURDA E SUAS POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E ESCOLARIZAÇÃOAprendizagemEscolarizaçãoSurdezDiversidadeDesenvolvimentoHumanoO artigo propõese a discutir os processos de escola rização e aprendizagem de alunos surdos que che gam às escolas regulares tendo em vista o movimento da educação inclusiva. Faz uma crítica ao conceito de dificuldades de aprendizagem e de deficiência, tendo como base a perspectiva históricocultural e os funda mentos da defectologia de Vigotski. Nessa aborda gem introduz a idéia do desenvolvimento atípico como expressão da diversidade, propondo que as leis de qualquer desenvolvimento são as mesmas para qual quer pessoa, ou seja, apóiase no princípio das rela ções sociais como definidoras do ser humano. Anali sa que os processos de aprendizagem e de escolari zação das crianças surdas não alcançam o sucesso esperado pelo fato de que elas são introduzidas no mundo da linguagem e da comunicação pela Língua de Sinais (LIBRAS) muito tardiamente. Verifica que a escola não assume a sua educação a partir de todas os aspectos de suas singularidades e, principalmen te, noefetivo favorecimento da convivênciasocial. Con clui que a segregação e a exclusão apresentamse ainda como a realidade da criança surda na escola.Universidade Federal do Piauí2007-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1438Languages, Education and Society; No. 16 (2007); 09-18Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 16 (2007); 09-18Linguagens, Educação e Sociedade; n. 16 (2007); 09-182526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1438/1289Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRAZUCK , RENATA V. R. TACCA , MARIA CARMEN TUNES, ELIZABETH 2022-02-02T18:08:06Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1438Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:08:06Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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