O CORPO MACABEÇA: A diversidade da juventude no contexto dos grupos de jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA COSTA, HERCILENE MARIA
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1422
Resumo: Este artigo versa sobre a pluralidade de conceitos produzidos por estudantes acerca do tema grupo de jovens, a partir da técnica de investigação denominada corpo coletivo ou boneco simbólico. O estudo foi executado através de oficinas e balizado pelo método da Sociopoética, que chama atenção para as potências do corpo na produção do conhecimento. Nesse estudo, nos embasamos, entre outros, em: GAUTHIER (1999); ABRAMOVAY (2002); HALL (2002). Analisando os dados, identificamos quatro linhas de pensamento no grupo. Na primeira linha, que denominamos – grupo cabeça da imaginação -, os jovens buscam a descontração e novas experiências; na segunda linha – grupo mente boa -, os jovens se atraem com ou sem objetivo comum. Aqui eles têm consciência de suas singularidades e diversidades de mentes; na terceira linha – grupo mãos de jovens -, as mãos se transformam em olhos; na quarta linha – grupo boca livre -, através da fala os jovens expressam seus pensamentos. Outros achados relevantes dizem da pluralidade conceitual do SER JOVEM, no qual são descritos diferentes tipos de jovens. O jovem radical, ligado em tudo à sua volta; o jovem comunicativo, troca conhecimentos através da comunicação; o jovem observador, transforma o conhecimento de hoje em coisa boa para o futuro.
id UFPI-5_dbb086f9498e111deddc8cd55a0ee95f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1422
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling O CORPO MACABEÇA: A diversidade da juventude no contexto dos grupos de jovensSociopoéticaGrupos de JovensCorpo ColetivoEste artigo versa sobre a pluralidade de conceitos produzidos por estudantes acerca do tema grupo de jovens, a partir da técnica de investigação denominada corpo coletivo ou boneco simbólico. O estudo foi executado através de oficinas e balizado pelo método da Sociopoética, que chama atenção para as potências do corpo na produção do conhecimento. Nesse estudo, nos embasamos, entre outros, em: GAUTHIER (1999); ABRAMOVAY (2002); HALL (2002). Analisando os dados, identificamos quatro linhas de pensamento no grupo. Na primeira linha, que denominamos – grupo cabeça da imaginação -, os jovens buscam a descontração e novas experiências; na segunda linha – grupo mente boa -, os jovens se atraem com ou sem objetivo comum. Aqui eles têm consciência de suas singularidades e diversidades de mentes; na terceira linha – grupo mãos de jovens -, as mãos se transformam em olhos; na quarta linha – grupo boca livre -, através da fala os jovens expressam seus pensamentos. Outros achados relevantes dizem da pluralidade conceitual do SER JOVEM, no qual são descritos diferentes tipos de jovens. O jovem radical, ligado em tudo à sua volta; o jovem comunicativo, troca conhecimentos através da comunicação; o jovem observador, transforma o conhecimento de hoje em coisa boa para o futuro.Universidade Federal do Piauí2012-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1422Languages, Education and Society; No. 24 (2011); 145-158Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 24 (2011); 145-158Linguagens, Educação e Sociedade; n. 24 (2011); 145-1582526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1422/1272Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA COSTA, HERCILENE MARIA 2022-02-02T18:52:28Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1422Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:52:28Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv O CORPO MACABEÇA: A diversidade da juventude no contexto dos grupos de jovens
title O CORPO MACABEÇA: A diversidade da juventude no contexto dos grupos de jovens
spellingShingle O CORPO MACABEÇA: A diversidade da juventude no contexto dos grupos de jovens
SILVA COSTA, HERCILENE MARIA
Sociopoética
Grupos de Jovens
Corpo Coletivo
title_short O CORPO MACABEÇA: A diversidade da juventude no contexto dos grupos de jovens
title_full O CORPO MACABEÇA: A diversidade da juventude no contexto dos grupos de jovens
title_fullStr O CORPO MACABEÇA: A diversidade da juventude no contexto dos grupos de jovens
title_full_unstemmed O CORPO MACABEÇA: A diversidade da juventude no contexto dos grupos de jovens
title_sort O CORPO MACABEÇA: A diversidade da juventude no contexto dos grupos de jovens
author SILVA COSTA, HERCILENE MARIA
author_facet SILVA COSTA, HERCILENE MARIA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA COSTA, HERCILENE MARIA
dc.subject.por.fl_str_mv Sociopoética
Grupos de Jovens
Corpo Coletivo
topic Sociopoética
Grupos de Jovens
Corpo Coletivo
description Este artigo versa sobre a pluralidade de conceitos produzidos por estudantes acerca do tema grupo de jovens, a partir da técnica de investigação denominada corpo coletivo ou boneco simbólico. O estudo foi executado através de oficinas e balizado pelo método da Sociopoética, que chama atenção para as potências do corpo na produção do conhecimento. Nesse estudo, nos embasamos, entre outros, em: GAUTHIER (1999); ABRAMOVAY (2002); HALL (2002). Analisando os dados, identificamos quatro linhas de pensamento no grupo. Na primeira linha, que denominamos – grupo cabeça da imaginação -, os jovens buscam a descontração e novas experiências; na segunda linha – grupo mente boa -, os jovens se atraem com ou sem objetivo comum. Aqui eles têm consciência de suas singularidades e diversidades de mentes; na terceira linha – grupo mãos de jovens -, as mãos se transformam em olhos; na quarta linha – grupo boca livre -, através da fala os jovens expressam seus pensamentos. Outros achados relevantes dizem da pluralidade conceitual do SER JOVEM, no qual são descritos diferentes tipos de jovens. O jovem radical, ligado em tudo à sua volta; o jovem comunicativo, troca conhecimentos através da comunicação; o jovem observador, transforma o conhecimento de hoje em coisa boa para o futuro.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1422
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1422/1272
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 24 (2011); 145-158
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 24 (2011); 145-158
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 24 (2011); 145-158
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443467116544