O CORPO MACABEÇA: A diversidade da juventude no contexto dos grupos de jovens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1422 |
Resumo: | Este artigo versa sobre a pluralidade de conceitos produzidos por estudantes acerca do tema grupo de jovens, a partir da técnica de investigação denominada corpo coletivo ou boneco simbólico. O estudo foi executado através de oficinas e balizado pelo método da Sociopoética, que chama atenção para as potências do corpo na produção do conhecimento. Nesse estudo, nos embasamos, entre outros, em: GAUTHIER (1999); ABRAMOVAY (2002); HALL (2002). Analisando os dados, identificamos quatro linhas de pensamento no grupo. Na primeira linha, que denominamos – grupo cabeça da imaginação -, os jovens buscam a descontração e novas experiências; na segunda linha – grupo mente boa -, os jovens se atraem com ou sem objetivo comum. Aqui eles têm consciência de suas singularidades e diversidades de mentes; na terceira linha – grupo mãos de jovens -, as mãos se transformam em olhos; na quarta linha – grupo boca livre -, através da fala os jovens expressam seus pensamentos. Outros achados relevantes dizem da pluralidade conceitual do SER JOVEM, no qual são descritos diferentes tipos de jovens. O jovem radical, ligado em tudo à sua volta; o jovem comunicativo, troca conhecimentos através da comunicação; o jovem observador, transforma o conhecimento de hoje em coisa boa para o futuro. |
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O CORPO MACABEÇA: A diversidade da juventude no contexto dos grupos de jovensSociopoéticaGrupos de JovensCorpo ColetivoEste artigo versa sobre a pluralidade de conceitos produzidos por estudantes acerca do tema grupo de jovens, a partir da técnica de investigação denominada corpo coletivo ou boneco simbólico. O estudo foi executado através de oficinas e balizado pelo método da Sociopoética, que chama atenção para as potências do corpo na produção do conhecimento. Nesse estudo, nos embasamos, entre outros, em: GAUTHIER (1999); ABRAMOVAY (2002); HALL (2002). Analisando os dados, identificamos quatro linhas de pensamento no grupo. Na primeira linha, que denominamos – grupo cabeça da imaginação -, os jovens buscam a descontração e novas experiências; na segunda linha – grupo mente boa -, os jovens se atraem com ou sem objetivo comum. Aqui eles têm consciência de suas singularidades e diversidades de mentes; na terceira linha – grupo mãos de jovens -, as mãos se transformam em olhos; na quarta linha – grupo boca livre -, através da fala os jovens expressam seus pensamentos. Outros achados relevantes dizem da pluralidade conceitual do SER JOVEM, no qual são descritos diferentes tipos de jovens. O jovem radical, ligado em tudo à sua volta; o jovem comunicativo, troca conhecimentos através da comunicação; o jovem observador, transforma o conhecimento de hoje em coisa boa para o futuro.Universidade Federal do Piauí2012-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1422Languages, Education and Society; No. 24 (2011); 145-158Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 24 (2011); 145-158Linguagens, Educação e Sociedade; n. 24 (2011); 145-1582526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1422/1272Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA COSTA, HERCILENE MARIA 2022-02-02T18:52:28Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1422Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:52:28Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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