A HISTORICIDADE DA CULTURA ESCOLAR NOS EIXOS TEMÁTICOS DOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2000-2011)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1317 |
Resumo: | A cultura escolar como categoria de análise, atualmente, tem lugar nos referenciais teóricometodológicos de pesquisas difundidos em revistas e congressos do campo da História da Educação no Brasil. Partindo dessa consideração, objetivamos problematizar e reconstituir a historicidade da cultura escolar no âmbito dos Congressos Brasileiros de História da Educação (CBHE). Para tanto, delimitamos para estudo os eixos temáticos específicos à produção acerca dessa categoria de análise. Ao longo das seis primeiras edições do CBHE os eixos temáticos que acolhiam a cultura escolar sofreram alterações. A cultura escolar foi associada a temáticas como a profissão docente no II CBHE, às práticas educacionais no III CBHE, às práticas escolares no IV CBHE, às práticas escolares e educativas no V CBHE e às disciplinas escolares no VI CBHE. A variação do eixo temático, quanto a (con)junção de temas, produziu 3 deslocamentos: 1) de instituições escolares para cultura escolar; 2) de cultura escolar para instituições escolares e, ainda, 3) para cultura escolar e instituições escolares. Esses deslocamentos temáticos expressaram os movimentos de aproximações e distanciamentos de temas e conceitos na constituição dos eixos temáticos do CBHE. |
id |
UFPI-5_de5c0bf44e22de93a81ac57f8f31eab1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1317 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A HISTORICIDADE DA CULTURA ESCOLAR NOS EIXOS TEMÁTICOS DOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2000-2011)Cultura escolarInstituição escolarCongressos Brasileiros de História da EducaçãoEixos temáticosA cultura escolar como categoria de análise, atualmente, tem lugar nos referenciais teóricometodológicos de pesquisas difundidos em revistas e congressos do campo da História da Educação no Brasil. Partindo dessa consideração, objetivamos problematizar e reconstituir a historicidade da cultura escolar no âmbito dos Congressos Brasileiros de História da Educação (CBHE). Para tanto, delimitamos para estudo os eixos temáticos específicos à produção acerca dessa categoria de análise. Ao longo das seis primeiras edições do CBHE os eixos temáticos que acolhiam a cultura escolar sofreram alterações. A cultura escolar foi associada a temáticas como a profissão docente no II CBHE, às práticas educacionais no III CBHE, às práticas escolares no IV CBHE, às práticas escolares e educativas no V CBHE e às disciplinas escolares no VI CBHE. A variação do eixo temático, quanto a (con)junção de temas, produziu 3 deslocamentos: 1) de instituições escolares para cultura escolar; 2) de cultura escolar para instituições escolares e, ainda, 3) para cultura escolar e instituições escolares. Esses deslocamentos temáticos expressaram os movimentos de aproximações e distanciamentos de temas e conceitos na constituição dos eixos temáticos do CBHE.Universidade Federal do Piauí2014-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/131710.26694/les.v0i30.8710Languages, Education and Society; No. 30 (2014); 40-51Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 30 (2014); 40-51Linguagens, Educação e Sociedade; n. 30 (2014); 40-512526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1317/1163Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMENEZES DE PAIVA , MARLÚCIA DE MEDEIROS NETA, OLIVIA MORAIS 2021-12-16T11:18:47Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1317Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:18:47Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A HISTORICIDADE DA CULTURA ESCOLAR NOS EIXOS TEMÁTICOS DOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2000-2011) |
title |
A HISTORICIDADE DA CULTURA ESCOLAR NOS EIXOS TEMÁTICOS DOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2000-2011) |
spellingShingle |
A HISTORICIDADE DA CULTURA ESCOLAR NOS EIXOS TEMÁTICOS DOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2000-2011) MENEZES DE PAIVA , MARLÚCIA Cultura escolar Instituição escolar Congressos Brasileiros de História da Educação Eixos temáticos |
title_short |
A HISTORICIDADE DA CULTURA ESCOLAR NOS EIXOS TEMÁTICOS DOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2000-2011) |
title_full |
A HISTORICIDADE DA CULTURA ESCOLAR NOS EIXOS TEMÁTICOS DOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2000-2011) |
title_fullStr |
A HISTORICIDADE DA CULTURA ESCOLAR NOS EIXOS TEMÁTICOS DOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2000-2011) |
title_full_unstemmed |
A HISTORICIDADE DA CULTURA ESCOLAR NOS EIXOS TEMÁTICOS DOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2000-2011) |
title_sort |
A HISTORICIDADE DA CULTURA ESCOLAR NOS EIXOS TEMÁTICOS DOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2000-2011) |
author |
MENEZES DE PAIVA , MARLÚCIA |
author_facet |
MENEZES DE PAIVA , MARLÚCIA DE MEDEIROS NETA, OLIVIA MORAIS |
author_role |
author |
author2 |
DE MEDEIROS NETA, OLIVIA MORAIS |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENEZES DE PAIVA , MARLÚCIA DE MEDEIROS NETA, OLIVIA MORAIS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura escolar Instituição escolar Congressos Brasileiros de História da Educação Eixos temáticos |
topic |
Cultura escolar Instituição escolar Congressos Brasileiros de História da Educação Eixos temáticos |
description |
A cultura escolar como categoria de análise, atualmente, tem lugar nos referenciais teóricometodológicos de pesquisas difundidos em revistas e congressos do campo da História da Educação no Brasil. Partindo dessa consideração, objetivamos problematizar e reconstituir a historicidade da cultura escolar no âmbito dos Congressos Brasileiros de História da Educação (CBHE). Para tanto, delimitamos para estudo os eixos temáticos específicos à produção acerca dessa categoria de análise. Ao longo das seis primeiras edições do CBHE os eixos temáticos que acolhiam a cultura escolar sofreram alterações. A cultura escolar foi associada a temáticas como a profissão docente no II CBHE, às práticas educacionais no III CBHE, às práticas escolares no IV CBHE, às práticas escolares e educativas no V CBHE e às disciplinas escolares no VI CBHE. A variação do eixo temático, quanto a (con)junção de temas, produziu 3 deslocamentos: 1) de instituições escolares para cultura escolar; 2) de cultura escolar para instituições escolares e, ainda, 3) para cultura escolar e instituições escolares. Esses deslocamentos temáticos expressaram os movimentos de aproximações e distanciamentos de temas e conceitos na constituição dos eixos temáticos do CBHE. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1317 10.26694/les.v0i30.8710 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1317 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v0i30.8710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1317/1163 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 30 (2014); 40-51 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 30 (2014); 40-51 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 30 (2014); 40-51 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443043491840 |