DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1136 |
Resumo: | O presente artigo insere-se nos resultados de uma pesquisa de Mestrado, em que traz a discussão sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no curso de Pedagogia numa determinada Universidade². Para isso, tem-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e entrevista semiestruturada realizada com quatro docentes do curso de Pedagogia. Nessa perspectiva, o artigo problematizou o discurso dos entrevistados sobre como as TDIC e suas interfaces se articulam à construção do sujeito, a partir de um currículo que engloba os dispositivos tecnológicos para o ensino e aprendizagem. Dessa forma, pode-se destacar como as relações de saber-poder se articulam no currículo, com o apoio das TDIC, que tornam os sujeitos com habilidades e competências para o mercado de trabalho. Assim, o estudo trouxe a discussão da formação dos discentes do curso de Pedagogia, a partir da integração das TDIC no currículo, trazendo como enfoque o contexto da sociedade capitalista, que vislumbra a produtividade, autonomia, criatividade e a flexibilidade, tendo como aporte teórico Michel Foucault. Por fim, para análise dos dados, as falas dos entrevistados foram discutidas nos seguintes eixos: DIC e currículo: da teoria à prática; TDIC e Currículo: a inserção das tecnologias em sala de aula; TDIC e a construção do sujeito. |
id |
UFPI-5_e1a18d336614454ff3e5c558107963e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1136 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIATDICCurrículoBiopoderO presente artigo insere-se nos resultados de uma pesquisa de Mestrado, em que traz a discussão sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no curso de Pedagogia numa determinada Universidade². Para isso, tem-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e entrevista semiestruturada realizada com quatro docentes do curso de Pedagogia. Nessa perspectiva, o artigo problematizou o discurso dos entrevistados sobre como as TDIC e suas interfaces se articulam à construção do sujeito, a partir de um currículo que engloba os dispositivos tecnológicos para o ensino e aprendizagem. Dessa forma, pode-se destacar como as relações de saber-poder se articulam no currículo, com o apoio das TDIC, que tornam os sujeitos com habilidades e competências para o mercado de trabalho. Assim, o estudo trouxe a discussão da formação dos discentes do curso de Pedagogia, a partir da integração das TDIC no currículo, trazendo como enfoque o contexto da sociedade capitalista, que vislumbra a produtividade, autonomia, criatividade e a flexibilidade, tendo como aporte teórico Michel Foucault. Por fim, para análise dos dados, as falas dos entrevistados foram discutidas nos seguintes eixos: DIC e currículo: da teoria à prática; TDIC e Currículo: a inserção das tecnologias em sala de aula; TDIC e a construção do sujeito.Universidade Federal do Piauí2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/113610.26694/les.v0i41.8099Languages, Education and Society; No. 41 (2019); 556-575Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 41 (2019); 556-575Linguagens, Educação e Sociedade; n. 41 (2019); 556-5752526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1136/985Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDO NASCIMENTO CARNEIRO, JÉSSICA FRANCISCO, DEISE JULIANA 2021-12-13T17:15:15Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1136Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:15:15Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA |
title |
DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA |
spellingShingle |
DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO NASCIMENTO CARNEIRO, JÉSSICA TDIC Currículo Biopoder |
title_short |
DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_full |
DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_fullStr |
DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_full_unstemmed |
DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_sort |
DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA |
author |
DO NASCIMENTO CARNEIRO, JÉSSICA |
author_facet |
DO NASCIMENTO CARNEIRO, JÉSSICA FRANCISCO, DEISE JULIANA |
author_role |
author |
author2 |
FRANCISCO, DEISE JULIANA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DO NASCIMENTO CARNEIRO, JÉSSICA FRANCISCO, DEISE JULIANA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDIC Currículo Biopoder |
topic |
TDIC Currículo Biopoder |
description |
O presente artigo insere-se nos resultados de uma pesquisa de Mestrado, em que traz a discussão sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no curso de Pedagogia numa determinada Universidade². Para isso, tem-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e entrevista semiestruturada realizada com quatro docentes do curso de Pedagogia. Nessa perspectiva, o artigo problematizou o discurso dos entrevistados sobre como as TDIC e suas interfaces se articulam à construção do sujeito, a partir de um currículo que engloba os dispositivos tecnológicos para o ensino e aprendizagem. Dessa forma, pode-se destacar como as relações de saber-poder se articulam no currículo, com o apoio das TDIC, que tornam os sujeitos com habilidades e competências para o mercado de trabalho. Assim, o estudo trouxe a discussão da formação dos discentes do curso de Pedagogia, a partir da integração das TDIC no currículo, trazendo como enfoque o contexto da sociedade capitalista, que vislumbra a produtividade, autonomia, criatividade e a flexibilidade, tendo como aporte teórico Michel Foucault. Por fim, para análise dos dados, as falas dos entrevistados foram discutidas nos seguintes eixos: DIC e currículo: da teoria à prática; TDIC e Currículo: a inserção das tecnologias em sala de aula; TDIC e a construção do sujeito. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1136 10.26694/les.v0i41.8099 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1136 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v0i41.8099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1136/985 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 41 (2019); 556-575 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 41 (2019); 556-575 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 41 (2019); 556-575 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442480406528 |