FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1156 |
Resumo: | O presente artigo busca analisar a formação no Curso Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia, tendo como foco os saberes docentes para atuar no AEE (Atendimento Educacional Especializado) da SRM (Sala de Recurso Multifuncional) em escolares regulares. Tal perspectiva desdobra-se em refletir aspectos legais sobre a temática, a partir do seguinte questionamento: Quais saberes são necessários à atuação profissional docente, a fim de viabilizar a ação do professor mediador nas SRM? Para alcançar os objetivos propostos optou-se por uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, embasada principalmente pelos seguintes referenciais: Pimenta (2002), Shulmann (2005), Gauthier (2006) e Nóvoa (2009). O estudo aponta possibilidades e lacunas sobre a formação e os saberes docentes no Curso de Pedagogia, entrelaçados a desafios a serem superados. Constatou-se que a formação inicial direcionada ao docente, apesar de propiciar aportes teóricos consistentes, ainda não é suficiente para suprir as necessidades do professor que atuará nas SRM, esta realidade aponta para a necessidade maior interação teórico-prática, além do contínuo investimento na formação profissional. |
id |
UFPI-5_ef0d56f4a11e78d1d0a937ddf9d7cb1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1156 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONALFormação DocenteAtendimento Educacional EspecializadoSala de Recurso MultifuncionalO presente artigo busca analisar a formação no Curso Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia, tendo como foco os saberes docentes para atuar no AEE (Atendimento Educacional Especializado) da SRM (Sala de Recurso Multifuncional) em escolares regulares. Tal perspectiva desdobra-se em refletir aspectos legais sobre a temática, a partir do seguinte questionamento: Quais saberes são necessários à atuação profissional docente, a fim de viabilizar a ação do professor mediador nas SRM? Para alcançar os objetivos propostos optou-se por uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, embasada principalmente pelos seguintes referenciais: Pimenta (2002), Shulmann (2005), Gauthier (2006) e Nóvoa (2009). O estudo aponta possibilidades e lacunas sobre a formação e os saberes docentes no Curso de Pedagogia, entrelaçados a desafios a serem superados. Constatou-se que a formação inicial direcionada ao docente, apesar de propiciar aportes teóricos consistentes, ainda não é suficiente para suprir as necessidades do professor que atuará nas SRM, esta realidade aponta para a necessidade maior interação teórico-prática, além do contínuo investimento na formação profissional.Universidade Federal do Piauí2018-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/115610.26694/les.v1i40.8201Languages, Education and Society; No. 40 (2018); 06-31Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 40 (2018); 06-31Linguagens, Educação e Sociedade; n. 40 (2018); 06-312526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1156/1004Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDA SILVA SANTOS, GILMARA OZÓRIO FERREIRA MELO, GEOVANA 2021-12-13T17:17:06Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1156Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:17:06Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL DA SILVA SANTOS, GILMARA OZÓRIO Formação Docente Atendimento Educacional Especializado Sala de Recurso Multifuncional |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL |
author |
DA SILVA SANTOS, GILMARA OZÓRIO |
author_facet |
DA SILVA SANTOS, GILMARA OZÓRIO FERREIRA MELO, GEOVANA |
author_role |
author |
author2 |
FERREIRA MELO, GEOVANA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DA SILVA SANTOS, GILMARA OZÓRIO FERREIRA MELO, GEOVANA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente Atendimento Educacional Especializado Sala de Recurso Multifuncional |
topic |
Formação Docente Atendimento Educacional Especializado Sala de Recurso Multifuncional |
description |
O presente artigo busca analisar a formação no Curso Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia, tendo como foco os saberes docentes para atuar no AEE (Atendimento Educacional Especializado) da SRM (Sala de Recurso Multifuncional) em escolares regulares. Tal perspectiva desdobra-se em refletir aspectos legais sobre a temática, a partir do seguinte questionamento: Quais saberes são necessários à atuação profissional docente, a fim de viabilizar a ação do professor mediador nas SRM? Para alcançar os objetivos propostos optou-se por uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, embasada principalmente pelos seguintes referenciais: Pimenta (2002), Shulmann (2005), Gauthier (2006) e Nóvoa (2009). O estudo aponta possibilidades e lacunas sobre a formação e os saberes docentes no Curso de Pedagogia, entrelaçados a desafios a serem superados. Constatou-se que a formação inicial direcionada ao docente, apesar de propiciar aportes teóricos consistentes, ainda não é suficiente para suprir as necessidades do professor que atuará nas SRM, esta realidade aponta para a necessidade maior interação teórico-prática, além do contínuo investimento na formação profissional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1156 10.26694/les.v1i40.8201 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1156 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v1i40.8201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1156/1004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 40 (2018); 06-31 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 40 (2018); 06-31 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 40 (2018); 06-31 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442512912384 |