O OS DITOS E NÃO DITOS SOBRE A PRÁTICA DO SUPERVISOR NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1271 |
Resumo: | Este artigo é o resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva que teve como objetivo analisar a ação supervisora e sua contribuição para a produção de saberes e práticas escolares na educação de pessoas jovens e adultas. A proposta teve como suporte teórico autores como: Moura (2006), Alarcão (2003, 2004), Saviani (2002), Rangel (2002), Medina (2002) e Brasil (1999, 2000). Para tanto, realizou-se uma investigação com catorze professores, sete diretores e sete supervisores que atuam em sete escolas da rede pública municipal de Teresina- PI. Elegemos a entrevista semiestruturada como instrumento de recolha dos dados por ser considerada importante estratégia para obtenção de informações para estudos desta natureza. No tratamento dos dados foi utilizada a técnica da análise do discurso, tendo como suporte teórico as ideias de Pêcheux (2008) e Orlandi (2007, 2009). De acordo com o estudo coexistem diferentes concepções sobre a ação supervisora ocasionando a indefinição quanto ao seu objeto de trabalho e principalmente restringindo a sua contribuição para a transformação das práticas desenvolvidas na escola. Os resultados revelam, ainda, que a realização de atividades burocráticas é apontada como principais empecilhos encontrados pela supervisão escolar para a promoção de momentos estimuladores da reflexão da prática docente evidenciando que a ação supervisora no contexto escolar não tem conseguido fomentar ou apoiar o processo reflexivoformativo dos professores de EJA. |
id |
UFPI-5_f497e23a6b4414a2784e23993c63e070 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1271 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O OS DITOS E NÃO DITOS SOBRE A PRÁTICA DO SUPERVISOR NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJASupervisão escolarEducação de jovens e adultosFormação docentePráticas pedagógicasEste artigo é o resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva que teve como objetivo analisar a ação supervisora e sua contribuição para a produção de saberes e práticas escolares na educação de pessoas jovens e adultas. A proposta teve como suporte teórico autores como: Moura (2006), Alarcão (2003, 2004), Saviani (2002), Rangel (2002), Medina (2002) e Brasil (1999, 2000). Para tanto, realizou-se uma investigação com catorze professores, sete diretores e sete supervisores que atuam em sete escolas da rede pública municipal de Teresina- PI. Elegemos a entrevista semiestruturada como instrumento de recolha dos dados por ser considerada importante estratégia para obtenção de informações para estudos desta natureza. No tratamento dos dados foi utilizada a técnica da análise do discurso, tendo como suporte teórico as ideias de Pêcheux (2008) e Orlandi (2007, 2009). De acordo com o estudo coexistem diferentes concepções sobre a ação supervisora ocasionando a indefinição quanto ao seu objeto de trabalho e principalmente restringindo a sua contribuição para a transformação das práticas desenvolvidas na escola. Os resultados revelam, ainda, que a realização de atividades burocráticas é apontada como principais empecilhos encontrados pela supervisão escolar para a promoção de momentos estimuladores da reflexão da prática docente evidenciando que a ação supervisora no contexto escolar não tem conseguido fomentar ou apoiar o processo reflexivoformativo dos professores de EJA.Universidade Federal do Piauí2015-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/127110.26694/5871Languages, Education and Society; No. 33 (2015); 79-96Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 33 (2015); 79-96Linguagens, Educação e Sociedade; n. 33 (2015); 79-962526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1271/1119Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMENDES FEITOSA, DIANE CARVALHO MOURA, MARIA DA GLÓRIA 2021-12-16T11:17:59Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1271Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:17:59Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O OS DITOS E NÃO DITOS SOBRE A PRÁTICA DO SUPERVISOR NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA |
title |
O OS DITOS E NÃO DITOS SOBRE A PRÁTICA DO SUPERVISOR NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA |
spellingShingle |
O OS DITOS E NÃO DITOS SOBRE A PRÁTICA DO SUPERVISOR NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA MENDES FEITOSA, DIANE Supervisão escolar Educação de jovens e adultos Formação docente Práticas pedagógicas |
title_short |
O OS DITOS E NÃO DITOS SOBRE A PRÁTICA DO SUPERVISOR NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA |
title_full |
O OS DITOS E NÃO DITOS SOBRE A PRÁTICA DO SUPERVISOR NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA |
title_fullStr |
O OS DITOS E NÃO DITOS SOBRE A PRÁTICA DO SUPERVISOR NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA |
title_full_unstemmed |
O OS DITOS E NÃO DITOS SOBRE A PRÁTICA DO SUPERVISOR NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA |
title_sort |
O OS DITOS E NÃO DITOS SOBRE A PRÁTICA DO SUPERVISOR NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA |
author |
MENDES FEITOSA, DIANE |
author_facet |
MENDES FEITOSA, DIANE CARVALHO MOURA, MARIA DA GLÓRIA |
author_role |
author |
author2 |
CARVALHO MOURA, MARIA DA GLÓRIA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENDES FEITOSA, DIANE CARVALHO MOURA, MARIA DA GLÓRIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão escolar Educação de jovens e adultos Formação docente Práticas pedagógicas |
topic |
Supervisão escolar Educação de jovens e adultos Formação docente Práticas pedagógicas |
description |
Este artigo é o resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva que teve como objetivo analisar a ação supervisora e sua contribuição para a produção de saberes e práticas escolares na educação de pessoas jovens e adultas. A proposta teve como suporte teórico autores como: Moura (2006), Alarcão (2003, 2004), Saviani (2002), Rangel (2002), Medina (2002) e Brasil (1999, 2000). Para tanto, realizou-se uma investigação com catorze professores, sete diretores e sete supervisores que atuam em sete escolas da rede pública municipal de Teresina- PI. Elegemos a entrevista semiestruturada como instrumento de recolha dos dados por ser considerada importante estratégia para obtenção de informações para estudos desta natureza. No tratamento dos dados foi utilizada a técnica da análise do discurso, tendo como suporte teórico as ideias de Pêcheux (2008) e Orlandi (2007, 2009). De acordo com o estudo coexistem diferentes concepções sobre a ação supervisora ocasionando a indefinição quanto ao seu objeto de trabalho e principalmente restringindo a sua contribuição para a transformação das práticas desenvolvidas na escola. Os resultados revelam, ainda, que a realização de atividades burocráticas é apontada como principais empecilhos encontrados pela supervisão escolar para a promoção de momentos estimuladores da reflexão da prática docente evidenciando que a ação supervisora no contexto escolar não tem conseguido fomentar ou apoiar o processo reflexivoformativo dos professores de EJA. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1271 10.26694/5871 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1271 |
identifier_str_mv |
10.26694/5871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1271/1119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 33 (2015); 79-96 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 33 (2015); 79-96 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 33 (2015); 79-96 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442972188672 |