MODOS DE FAZER, MODOS DE ENSINAR: OS MÉTODOS DE ENSINO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA PARANAENSE NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA FRANÇA, FRANCIELE
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: DE SOUZA, GIZELE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1381
Resumo: Este artigo tem o intuito de analisar as práticas educativas decorrentes das apropriações dos professores primários e das autoridades de ensino, advindas dos debates em torno da utilização dos métodos de ensino no cenário da instrução pública paranaense, em especial sobre o método de ensino simultâneo e a paulatina troca deste pelo método intuitivo. O método de ensino simultâneo, instituído em regulamento em 1857, foi determinado com a justificativa de proporcionar o desenvolvimento da instrução na província, pois possibilitaria o ensino de muitos alunos conjuntamente provocando um rápido adiantamento destes. Já em fins da década de 1870, as discussões e recomendações quanto ao método a ser utilizado, nos textos legais e relatórios, ganharam novas perspectivas e a pauta passou a ser sobre as vantagens do método intuitivo para a efetivação do ensino. Com base nas fontes e estudo realizado é possível afirmar que a instituição e utilização dos métodos de ensino no interior das escolas paranaenses contribuíram para a estruturação e consolidação da uma escola primária na província. No que se refere às fontes, a pesquisa valeu-se de relatórios presidenciais, relatórios de inspetores escolares e de professores e da legislação educacional no período imperial. O aporte teórico aqui utilizado reportase às contribuições da historiografia educacional brasileira que trata do tema em questão, bem como aos conceitos de “apropriação”e “representação”provenientes da perspectiva da História Cultural.
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