Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Gecia Aline
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Gizele de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15667
Resumo: Na esteira do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989), encontramos nas pistas e nos pormenores uma forma de interpretar e investigar a escola primária paranaense do século XIX. Por esta razão, este artigo tem como objetivo entender como ocorreu o processo de aquisição de móveis escolares para a escola primária paranaense. A empiria documental corresponde a artigos de jornais, leis, decretos e regulamentos da legislação escolar, cartas e iconografia, bem como relatórios e ofícios de professores, inspetores e presidentes da província do Paraná que estiveram presentes na troca de correspondência governamental no século XIX. Como resultados, percebemos que existiram diferentes modos de ser da escola primária durante o século XIX, o que culminou em formas distintas de supri-la materialmente.Palavras-chave: Cultura material escolar. Móveis escolares. Instrução primária paranaense.Clues and indications: research on the process of acquiring furniture in the primary school (1884 - 1894)ABSTRACTIn the wake of Carlo Ginzburg's (1989) indicative paradigm, we find in the clues and details a way of interpreting and investigating the 19th-century primary school of Paraná. For this reason, this article aims to understand how the process of buying school furniture for the primary school of Paraná took place. The documentary empiricism corresponds to newspaper articles, laws, decrees and regulations of school legislation, letters and iconography, as well as reports and letters from teachers, inspectors, and presidents of the province of Paraná, who were present in the exchange of government correspondence in the 19th century. As a result, we realize that there were different ways of being of the primary school during the 19th century, which culminated in different ways of supplying it materially.Keywords: School material culture. School furniture. Primary education in Paraná.Pistas e indicaciones: una investigación sobre el proceso de adquisición de mobiliario en la escuela primaria (1884 - 1894)RESUMENSiguiendo el paradigma indicativo de Carlo Ginzburg (1989), encontramos en las pistas y detalles una forma de interpretar e investigar la escuela primaria del siglo XIX en Paraná. Por esta razón, este artículo tiene como objetivo entender cómo se produjo el proceso de adquisición de mobiliario escolar para la escuela primaria de Paraná. El empirismo documental corresponde a artículos periodísticos, leyes, decretos y reglamentos de legislación escolar, cartas e iconografía, así como informes y cartas de maestros, inspectores y presidentes de la provincia de Paraná, que estuvieron presentes en el intercambio de correspondencia gubernamental en el siglo XIX. Como resultado, notamos que hubo diferentes modos de ser de la escuela primaria durante el siglo XIX, lo que culminó en distintas formas de suplirla materialmente.Palabras clave: Cultura material escolar. Mobiliario escolar. Educación primaria de Paraná.
id UFMA-3_8cb505bb4afc229c06734e4ce7065b7b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15667
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894)Cultura material escolarMóveis escolaresInstrução primária paranaenseNa esteira do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989), encontramos nas pistas e nos pormenores uma forma de interpretar e investigar a escola primária paranaense do século XIX. Por esta razão, este artigo tem como objetivo entender como ocorreu o processo de aquisição de móveis escolares para a escola primária paranaense. A empiria documental corresponde a artigos de jornais, leis, decretos e regulamentos da legislação escolar, cartas e iconografia, bem como relatórios e ofícios de professores, inspetores e presidentes da província do Paraná que estiveram presentes na troca de correspondência governamental no século XIX. Como resultados, percebemos que existiram diferentes modos de ser da escola primária durante o século XIX, o que culminou em formas distintas de supri-la materialmente.Palavras-chave: Cultura material escolar. Móveis escolares. Instrução primária paranaense.Clues and indications: research on the process of acquiring furniture in the primary school (1884 - 1894)ABSTRACTIn the wake of Carlo Ginzburg's (1989) indicative paradigm, we find in the clues and details a way of interpreting and investigating the 19th-century primary school of Paraná. For this reason, this article aims to understand how the process of buying school furniture for the primary school of Paraná took place. The documentary empiricism corresponds to newspaper articles, laws, decrees and regulations of school legislation, letters and iconography, as well as reports and letters from teachers, inspectors, and presidents of the province of Paraná, who were present in the exchange of government correspondence in the 19th century. As a result, we realize that there were different ways of being of the primary school during the 19th century, which culminated in different ways of supplying it materially.Keywords: School material culture. School furniture. Primary education in Paraná.Pistas e indicaciones: una investigación sobre el proceso de adquisición de mobiliario en la escuela primaria (1884 - 1894)RESUMENSiguiendo el paradigma indicativo de Carlo Ginzburg (1989), encontramos en las pistas y detalles una forma de interpretar e investigar la escuela primaria del siglo XIX en Paraná. Por esta razón, este artículo tiene como objetivo entender cómo se produjo el proceso de adquisición de mobiliario escolar para la escuela primaria de Paraná. El empirismo documental corresponde a artículos periodísticos, leyes, decretos y reglamentos de legislación escolar, cartas e iconografía, así como informes y cartas de maestros, inspectores y presidentes de la provincia de Paraná, que estuvieron presentes en el intercambio de correspondencia gubernamental en el siglo XIX. Como resultado, notamos que hubo diferentes modos de ser de la escuela primaria durante el siglo XIX, lo que culminó en distintas formas de suplirla materialmente.Palabras clave: Cultura material escolar. Mobiliario escolar. Educación primaria de Paraná.Universidade Federal do Maranhão2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1566710.18764/2358-4319.v13n3p70-93Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.70-932358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15667/8264Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Gecia AlineSouza, Gizele de2020-12-22T16:34:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15667Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-12-22T16:34:28Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894)
title Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894)
spellingShingle Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894)
Garcia, Gecia Aline
Cultura material escolar
Móveis escolares
Instrução primária paranaense
title_short Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894)
title_full Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894)
title_fullStr Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894)
title_full_unstemmed Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894)
title_sort Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894)
author Garcia, Gecia Aline
author_facet Garcia, Gecia Aline
Souza, Gizele de
author_role author
author2 Souza, Gizele de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Gecia Aline
Souza, Gizele de
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura material escolar
Móveis escolares
Instrução primária paranaense
topic Cultura material escolar
Móveis escolares
Instrução primária paranaense
description Na esteira do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989), encontramos nas pistas e nos pormenores uma forma de interpretar e investigar a escola primária paranaense do século XIX. Por esta razão, este artigo tem como objetivo entender como ocorreu o processo de aquisição de móveis escolares para a escola primária paranaense. A empiria documental corresponde a artigos de jornais, leis, decretos e regulamentos da legislação escolar, cartas e iconografia, bem como relatórios e ofícios de professores, inspetores e presidentes da província do Paraná que estiveram presentes na troca de correspondência governamental no século XIX. Como resultados, percebemos que existiram diferentes modos de ser da escola primária durante o século XIX, o que culminou em formas distintas de supri-la materialmente.Palavras-chave: Cultura material escolar. Móveis escolares. Instrução primária paranaense.Clues and indications: research on the process of acquiring furniture in the primary school (1884 - 1894)ABSTRACTIn the wake of Carlo Ginzburg's (1989) indicative paradigm, we find in the clues and details a way of interpreting and investigating the 19th-century primary school of Paraná. For this reason, this article aims to understand how the process of buying school furniture for the primary school of Paraná took place. The documentary empiricism corresponds to newspaper articles, laws, decrees and regulations of school legislation, letters and iconography, as well as reports and letters from teachers, inspectors, and presidents of the province of Paraná, who were present in the exchange of government correspondence in the 19th century. As a result, we realize that there were different ways of being of the primary school during the 19th century, which culminated in different ways of supplying it materially.Keywords: School material culture. School furniture. Primary education in Paraná.Pistas e indicaciones: una investigación sobre el proceso de adquisición de mobiliario en la escuela primaria (1884 - 1894)RESUMENSiguiendo el paradigma indicativo de Carlo Ginzburg (1989), encontramos en las pistas y detalles una forma de interpretar e investigar la escuela primaria del siglo XIX en Paraná. Por esta razón, este artículo tiene como objetivo entender cómo se produjo el proceso de adquisición de mobiliario escolar para la escuela primaria de Paraná. El empirismo documental corresponde a artículos periodísticos, leyes, decretos y reglamentos de legislación escolar, cartas e iconografía, así como informes y cartas de maestros, inspectores y presidentes de la provincia de Paraná, que estuvieron presentes en el intercambio de correspondencia gubernamental en el siglo XIX. Como resultado, notamos que hubo diferentes modos de ser de la escuela primaria durante el siglo XIX, lo que culminó en distintas formas de suplirla materialmente.Palabras clave: Cultura material escolar. Mobiliario escolar. Educación primaria de Paraná.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15667
10.18764/2358-4319.v13n3p70-93
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15667
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v13n3p70-93
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15667/8264
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.70-93
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321587974144