Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15667 |
Resumo: | Na esteira do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989), encontramos nas pistas e nos pormenores uma forma de interpretar e investigar a escola primária paranaense do século XIX. Por esta razão, este artigo tem como objetivo entender como ocorreu o processo de aquisição de móveis escolares para a escola primária paranaense. A empiria documental corresponde a artigos de jornais, leis, decretos e regulamentos da legislação escolar, cartas e iconografia, bem como relatórios e ofícios de professores, inspetores e presidentes da província do Paraná que estiveram presentes na troca de correspondência governamental no século XIX. Como resultados, percebemos que existiram diferentes modos de ser da escola primária durante o século XIX, o que culminou em formas distintas de supri-la materialmente.Palavras-chave: Cultura material escolar. Móveis escolares. Instrução primária paranaense.Clues and indications: research on the process of acquiring furniture in the primary school (1884 - 1894)ABSTRACTIn the wake of Carlo Ginzburg's (1989) indicative paradigm, we find in the clues and details a way of interpreting and investigating the 19th-century primary school of Paraná. For this reason, this article aims to understand how the process of buying school furniture for the primary school of Paraná took place. The documentary empiricism corresponds to newspaper articles, laws, decrees and regulations of school legislation, letters and iconography, as well as reports and letters from teachers, inspectors, and presidents of the province of Paraná, who were present in the exchange of government correspondence in the 19th century. As a result, we realize that there were different ways of being of the primary school during the 19th century, which culminated in different ways of supplying it materially.Keywords: School material culture. School furniture. Primary education in Paraná.Pistas e indicaciones: una investigación sobre el proceso de adquisición de mobiliario en la escuela primaria (1884 - 1894)RESUMENSiguiendo el paradigma indicativo de Carlo Ginzburg (1989), encontramos en las pistas y detalles una forma de interpretar e investigar la escuela primaria del siglo XIX en Paraná. Por esta razón, este artículo tiene como objetivo entender cómo se produjo el proceso de adquisición de mobiliario escolar para la escuela primaria de Paraná. El empirismo documental corresponde a artículos periodísticos, leyes, decretos y reglamentos de legislación escolar, cartas e iconografía, así como informes y cartas de maestros, inspectores y presidentes de la provincia de Paraná, que estuvieron presentes en el intercambio de correspondencia gubernamental en el siglo XIX. Como resultado, notamos que hubo diferentes modos de ser de la escuela primaria durante el siglo XIX, lo que culminó en distintas formas de suplirla materialmente.Palabras clave: Cultura material escolar. Mobiliario escolar. Educación primaria de Paraná. |
id |
UFMA-3_8cb505bb4afc229c06734e4ce7065b7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15667 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894)Cultura material escolarMóveis escolaresInstrução primária paranaenseNa esteira do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989), encontramos nas pistas e nos pormenores uma forma de interpretar e investigar a escola primária paranaense do século XIX. Por esta razão, este artigo tem como objetivo entender como ocorreu o processo de aquisição de móveis escolares para a escola primária paranaense. A empiria documental corresponde a artigos de jornais, leis, decretos e regulamentos da legislação escolar, cartas e iconografia, bem como relatórios e ofícios de professores, inspetores e presidentes da província do Paraná que estiveram presentes na troca de correspondência governamental no século XIX. Como resultados, percebemos que existiram diferentes modos de ser da escola primária durante o século XIX, o que culminou em formas distintas de supri-la materialmente.Palavras-chave: Cultura material escolar. Móveis escolares. Instrução primária paranaense.Clues and indications: research on the process of acquiring furniture in the primary school (1884 - 1894)ABSTRACTIn the wake of Carlo Ginzburg's (1989) indicative paradigm, we find in the clues and details a way of interpreting and investigating the 19th-century primary school of Paraná. For this reason, this article aims to understand how the process of buying school furniture for the primary school of Paraná took place. The documentary empiricism corresponds to newspaper articles, laws, decrees and regulations of school legislation, letters and iconography, as well as reports and letters from teachers, inspectors, and presidents of the province of Paraná, who were present in the exchange of government correspondence in the 19th century. As a result, we realize that there were different ways of being of the primary school during the 19th century, which culminated in different ways of supplying it materially.Keywords: School material culture. School furniture. Primary education in Paraná.Pistas e indicaciones: una investigación sobre el proceso de adquisición de mobiliario en la escuela primaria (1884 - 1894)RESUMENSiguiendo el paradigma indicativo de Carlo Ginzburg (1989), encontramos en las pistas y detalles una forma de interpretar e investigar la escuela primaria del siglo XIX en Paraná. Por esta razón, este artículo tiene como objetivo entender cómo se produjo el proceso de adquisición de mobiliario escolar para la escuela primaria de Paraná. El empirismo documental corresponde a artículos periodísticos, leyes, decretos y reglamentos de legislación escolar, cartas e iconografía, así como informes y cartas de maestros, inspectores y presidentes de la provincia de Paraná, que estuvieron presentes en el intercambio de correspondencia gubernamental en el siglo XIX. Como resultado, notamos que hubo diferentes modos de ser de la escuela primaria durante el siglo XIX, lo que culminó en distintas formas de suplirla materialmente.Palabras clave: Cultura material escolar. Mobiliario escolar. Educación primaria de Paraná.Universidade Federal do Maranhão2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1566710.18764/2358-4319.v13n3p70-93Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.70-932358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15667/8264Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Gecia AlineSouza, Gizele de2020-12-22T16:34:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15667Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-12-22T16:34:28Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894) |
title |
Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894) |
spellingShingle |
Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894) Garcia, Gecia Aline Cultura material escolar Móveis escolares Instrução primária paranaense |
title_short |
Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894) |
title_full |
Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894) |
title_fullStr |
Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894) |
title_full_unstemmed |
Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894) |
title_sort |
Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894) |
author |
Garcia, Gecia Aline |
author_facet |
Garcia, Gecia Aline Souza, Gizele de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Gizele de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Gecia Aline Souza, Gizele de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura material escolar Móveis escolares Instrução primária paranaense |
topic |
Cultura material escolar Móveis escolares Instrução primária paranaense |
description |
Na esteira do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989), encontramos nas pistas e nos pormenores uma forma de interpretar e investigar a escola primária paranaense do século XIX. Por esta razão, este artigo tem como objetivo entender como ocorreu o processo de aquisição de móveis escolares para a escola primária paranaense. A empiria documental corresponde a artigos de jornais, leis, decretos e regulamentos da legislação escolar, cartas e iconografia, bem como relatórios e ofícios de professores, inspetores e presidentes da província do Paraná que estiveram presentes na troca de correspondência governamental no século XIX. Como resultados, percebemos que existiram diferentes modos de ser da escola primária durante o século XIX, o que culminou em formas distintas de supri-la materialmente.Palavras-chave: Cultura material escolar. Móveis escolares. Instrução primária paranaense.Clues and indications: research on the process of acquiring furniture in the primary school (1884 - 1894)ABSTRACTIn the wake of Carlo Ginzburg's (1989) indicative paradigm, we find in the clues and details a way of interpreting and investigating the 19th-century primary school of Paraná. For this reason, this article aims to understand how the process of buying school furniture for the primary school of Paraná took place. The documentary empiricism corresponds to newspaper articles, laws, decrees and regulations of school legislation, letters and iconography, as well as reports and letters from teachers, inspectors, and presidents of the province of Paraná, who were present in the exchange of government correspondence in the 19th century. As a result, we realize that there were different ways of being of the primary school during the 19th century, which culminated in different ways of supplying it materially.Keywords: School material culture. School furniture. Primary education in Paraná.Pistas e indicaciones: una investigación sobre el proceso de adquisición de mobiliario en la escuela primaria (1884 - 1894)RESUMENSiguiendo el paradigma indicativo de Carlo Ginzburg (1989), encontramos en las pistas y detalles una forma de interpretar e investigar la escuela primaria del siglo XIX en Paraná. Por esta razón, este artículo tiene como objetivo entender cómo se produjo el proceso de adquisición de mobiliario escolar para la escuela primaria de Paraná. El empirismo documental corresponde a artículos periodísticos, leyes, decretos y reglamentos de legislación escolar, cartas e iconografía, así como informes y cartas de maestros, inspectores y presidentes de la provincia de Paraná, que estuvieron presentes en el intercambio de correspondencia gubernamental en el siglo XIX. Como resultado, notamos que hubo diferentes modos de ser de la escuela primaria durante el siglo XIX, lo que culminó en distintas formas de suplirla materialmente.Palabras clave: Cultura material escolar. Mobiliario escolar. Educación primaria de Paraná. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15667 10.18764/2358-4319.v13n3p70-93 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15667 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v13n3p70-93 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15667/8264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.70-93 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711321587974144 |