Teaching experiences during the covid-19 pandemic: chronicles of a crisis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da UFPI |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/836 |
Resumo: | Objetivo: relatar a vivência de docentes de cursos de graduação em enfermagem da Região Norte acerca do ensino remoto em meio à pandemia da COVID-19. Método: trata-se de um relato de experiência sobre o ensino remoto emergencial, vivenciado por docentes de cursos de graduação em enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Resultados: a interrupção da modalidade presencial levou estudantes e docentes à modalidade ensino remoto emergencial, que exigiu adoção de recursos tecnológicos pouco ou nunca experimentados. Nesse sentido, os docentes passaram a vivenciar experiências consideradas positivas e negativas e tiveram que dar conta do processo ensino-aprendizagem no formato remoto. Nas vivências, aulas, atividades e avaliação são (re) modelados. Conclusão: as vivências dos docentes foram reestruturantes, pois tiveram que se organizar de outra forma para dar conta do ensino remoto. Entre pontos positivos (de menor intensidade) e negativos (de maior intensidade), os docentes foram desafiados diante da necessidade de assegurar a continuidade dos calendários de aulas, mantendo a modalidade remota. |
id |
UFPI-7_09c052d177b6a3819f742ebd6da82632 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/836 |
network_acronym_str |
UFPI-7 |
network_name_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository_id_str |
|
spelling |
Teaching experiences during the covid-19 pandemic: chronicles of a crisisEducaçãoTecnologiaEnfermagemObjetivo: relatar a vivência de docentes de cursos de graduação em enfermagem da Região Norte acerca do ensino remoto em meio à pandemia da COVID-19. Método: trata-se de um relato de experiência sobre o ensino remoto emergencial, vivenciado por docentes de cursos de graduação em enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Resultados: a interrupção da modalidade presencial levou estudantes e docentes à modalidade ensino remoto emergencial, que exigiu adoção de recursos tecnológicos pouco ou nunca experimentados. Nesse sentido, os docentes passaram a vivenciar experiências consideradas positivas e negativas e tiveram que dar conta do processo ensino-aprendizagem no formato remoto. Nas vivências, aulas, atividades e avaliação são (re) modelados. Conclusão: as vivências dos docentes foram reestruturantes, pois tiveram que se organizar de outra forma para dar conta do ensino remoto. Entre pontos positivos (de menor intensidade) e negativos (de maior intensidade), os docentes foram desafiados diante da necessidade de assegurar a continuidade dos calendários de aulas, mantendo a modalidade remota.EDUFPI2021-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/83610.26694/reufpi.v10i1.836Rev Enferm UFPI; Vol. 10 No. 1 (2021): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 10 n. 1 (2021): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v10i1reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIengporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/836/742https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/836/743Copyright (c) 2021 Rev Enferm UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Fernanda de Nazaré AlmeidaTexeira, ElizabethPanarra, Bruna Alessandra Costa e Silva 2022-11-27T07:03:50Zoai:periodicos.ufpi.br:article/836Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:03:50Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teaching experiences during the covid-19 pandemic: chronicles of a crisis |
title |
Teaching experiences during the covid-19 pandemic: chronicles of a crisis |
spellingShingle |
Teaching experiences during the covid-19 pandemic: chronicles of a crisis Costa, Fernanda de Nazaré Almeida Educação Tecnologia Enfermagem |
title_short |
Teaching experiences during the covid-19 pandemic: chronicles of a crisis |
title_full |
Teaching experiences during the covid-19 pandemic: chronicles of a crisis |
title_fullStr |
Teaching experiences during the covid-19 pandemic: chronicles of a crisis |
title_full_unstemmed |
Teaching experiences during the covid-19 pandemic: chronicles of a crisis |
title_sort |
Teaching experiences during the covid-19 pandemic: chronicles of a crisis |
author |
Costa, Fernanda de Nazaré Almeida |
author_facet |
Costa, Fernanda de Nazaré Almeida Texeira, Elizabeth Panarra, Bruna Alessandra Costa e Silva |
author_role |
author |
author2 |
Texeira, Elizabeth Panarra, Bruna Alessandra Costa e Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Fernanda de Nazaré Almeida Texeira, Elizabeth Panarra, Bruna Alessandra Costa e Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Tecnologia Enfermagem |
topic |
Educação Tecnologia Enfermagem |
description |
Objetivo: relatar a vivência de docentes de cursos de graduação em enfermagem da Região Norte acerca do ensino remoto em meio à pandemia da COVID-19. Método: trata-se de um relato de experiência sobre o ensino remoto emergencial, vivenciado por docentes de cursos de graduação em enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Resultados: a interrupção da modalidade presencial levou estudantes e docentes à modalidade ensino remoto emergencial, que exigiu adoção de recursos tecnológicos pouco ou nunca experimentados. Nesse sentido, os docentes passaram a vivenciar experiências consideradas positivas e negativas e tiveram que dar conta do processo ensino-aprendizagem no formato remoto. Nas vivências, aulas, atividades e avaliação são (re) modelados. Conclusão: as vivências dos docentes foram reestruturantes, pois tiveram que se organizar de outra forma para dar conta do ensino remoto. Entre pontos positivos (de menor intensidade) e negativos (de maior intensidade), os docentes foram desafiados diante da necessidade de assegurar a continuidade dos calendários de aulas, mantendo a modalidade remota. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/836 10.26694/reufpi.v10i1.836 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/836 |
identifier_str_mv |
10.26694/reufpi.v10i1.836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/836/742 https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/836/743 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rev Enferm UFPI info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rev Enferm UFPI |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Enferm UFPI; Vol. 10 No. 1 (2021): Rev Enferm UFPI Rev Enferm UFPI; v. 10 n. 1 (2021): Rev Enferm UFPI 2238-7234 10.26694/reufpi.v10i1 reponame:Revista de Enfermagem da UFPI instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
collection |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br |
_version_ |
1803387765862170624 |