Teaching experiences during the covid-19 pandemic: chronicles of a crisis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fernanda de Nazaré Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Texeira, Elizabeth, Panarra, Bruna Alessandra Costa e Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/836
Resumo: Objetivo: relatar a vivência de docentes de cursos de graduação em enfermagem da Região Norte acerca do ensino remoto em meio à pandemia da COVID-19. Método: trata-se de um relato de experiência sobre o ensino remoto emergencial, vivenciado por docentes de cursos de graduação em enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Resultados: a interrupção da modalidade presencial levou estudantes e docentes à modalidade ensino remoto emergencial, que exigiu adoção de recursos tecnológicos pouco ou nunca experimentados. Nesse sentido, os docentes passaram a vivenciar experiências consideradas positivas e negativas e tiveram que dar conta do processo ensino-aprendizagem no formato remoto. Nas vivências, aulas, atividades e avaliação são (re) modelados. Conclusão: as vivências dos docentes foram reestruturantes, pois tiveram que se organizar de outra forma para dar conta do ensino remoto. Entre pontos positivos (de menor intensidade) e negativos (de maior intensidade), os docentes foram desafiados diante da necessidade de assegurar a continuidade dos calendários de aulas, mantendo a modalidade remota.
id UFPI-7_09c052d177b6a3819f742ebd6da82632
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/836
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Teaching experiences during the covid-19 pandemic: chronicles of a crisisEducaçãoTecnologiaEnfermagemObjetivo: relatar a vivência de docentes de cursos de graduação em enfermagem da Região Norte acerca do ensino remoto em meio à pandemia da COVID-19. Método: trata-se de um relato de experiência sobre o ensino remoto emergencial, vivenciado por docentes de cursos de graduação em enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Resultados: a interrupção da modalidade presencial levou estudantes e docentes à modalidade ensino remoto emergencial, que exigiu adoção de recursos tecnológicos pouco ou nunca experimentados. Nesse sentido, os docentes passaram a vivenciar experiências consideradas positivas e negativas e tiveram que dar conta do processo ensino-aprendizagem no formato remoto. Nas vivências, aulas, atividades e avaliação são (re) modelados. Conclusão: as vivências dos docentes foram reestruturantes, pois tiveram que se organizar de outra forma para dar conta do ensino remoto. Entre pontos positivos (de menor intensidade) e negativos (de maior intensidade), os docentes foram desafiados diante da necessidade de assegurar a continuidade dos calendários de aulas, mantendo a modalidade remota.EDUFPI2021-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/83610.26694/reufpi.v10i1.836Rev Enferm UFPI; Vol. 10 No. 1 (2021): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 10 n. 1 (2021): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v10i1reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIengporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/836/742https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/836/743Copyright (c) 2021 Rev Enferm UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Fernanda de Nazaré AlmeidaTexeira, ElizabethPanarra, Bruna Alessandra Costa e Silva 2022-11-27T07:03:50Zoai:periodicos.ufpi.br:article/836Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:03:50Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Teaching experiences during the covid-19 pandemic: chronicles of a crisis
title Teaching experiences during the covid-19 pandemic: chronicles of a crisis
spellingShingle Teaching experiences during the covid-19 pandemic: chronicles of a crisis
Costa, Fernanda de Nazaré Almeida
Educação
Tecnologia
Enfermagem
title_short Teaching experiences during the covid-19 pandemic: chronicles of a crisis
title_full Teaching experiences during the covid-19 pandemic: chronicles of a crisis
title_fullStr Teaching experiences during the covid-19 pandemic: chronicles of a crisis
title_full_unstemmed Teaching experiences during the covid-19 pandemic: chronicles of a crisis
title_sort Teaching experiences during the covid-19 pandemic: chronicles of a crisis
author Costa, Fernanda de Nazaré Almeida
author_facet Costa, Fernanda de Nazaré Almeida
Texeira, Elizabeth
Panarra, Bruna Alessandra Costa e Silva
author_role author
author2 Texeira, Elizabeth
Panarra, Bruna Alessandra Costa e Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Fernanda de Nazaré Almeida
Texeira, Elizabeth
Panarra, Bruna Alessandra Costa e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tecnologia
Enfermagem
topic Educação
Tecnologia
Enfermagem
description Objetivo: relatar a vivência de docentes de cursos de graduação em enfermagem da Região Norte acerca do ensino remoto em meio à pandemia da COVID-19. Método: trata-se de um relato de experiência sobre o ensino remoto emergencial, vivenciado por docentes de cursos de graduação em enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Resultados: a interrupção da modalidade presencial levou estudantes e docentes à modalidade ensino remoto emergencial, que exigiu adoção de recursos tecnológicos pouco ou nunca experimentados. Nesse sentido, os docentes passaram a vivenciar experiências consideradas positivas e negativas e tiveram que dar conta do processo ensino-aprendizagem no formato remoto. Nas vivências, aulas, atividades e avaliação são (re) modelados. Conclusão: as vivências dos docentes foram reestruturantes, pois tiveram que se organizar de outra forma para dar conta do ensino remoto. Entre pontos positivos (de menor intensidade) e negativos (de maior intensidade), os docentes foram desafiados diante da necessidade de assegurar a continuidade dos calendários de aulas, mantendo a modalidade remota.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/836
10.26694/reufpi.v10i1.836
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/836
identifier_str_mv 10.26694/reufpi.v10i1.836
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/836/742
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/836/743
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Rev Enferm UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Rev Enferm UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 10 No. 1 (2021): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 10 n. 1 (2021): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v10i1
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387765862170624