Educational difficulties of nursing students during the COVID-19 pandemic: an experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Beatriz Maria dos Santos Santiago
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bolonhezi, Camilla Samira de Simoni, Scorsolini-Comin, Fábio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/814
Resumo: Objetivo: relatar as dificuldades educacionais observadas em um curso de enfermagem em meio à pandemia da COVID-19. Método: a experiência foi produzida na disciplina de Saúde Ocupacional de um curso de graduação em enfermagem de uma instituição privada de ensino superior, localizada no Norte do Paraná. Resultados: os estudantes sentiram necessidade de expor as dificuldades para o aprendizado e a adaptação ao modelo de educação remoto implementado em função das medidas de isolamento e de distanciamento social. As atividades mencionadas não se referem apenas à adaptação ao novo modelo, mas atravessam questões como a própria organização da gestão educacional diante do cenário de pandemia. Foram identificadas fragilidades por parte dos alunos pela necessidade de rápida adaptação às tecnologias necessárias para o desenvolvimento e acompanhamento das aulas de modo remoto. Conclusão: embora algumas ferramentas digitais de informação e comunicação já estivessem presentes no cotidiano desses alunos em algumas disciplinas, problematiza-se que o contexto da pandemia potencializou as dificuldades com tais tecnologias pelo fato de elas se tornarem mediadoras exclusivas dos processos formativos, demandando a necessidade de construção de modelos que empregassem esses elementos de modo obrigatório resultando em impactos psicológicos.
id UFPI-7_f543875c27a4ee8513126eaabd811c9f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/814
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Educational difficulties of nursing students during the COVID-19 pandemic: an experience reportTransferência de experiênciaEducação a distânciaEstudantes de enfermagemObjetivo: relatar as dificuldades educacionais observadas em um curso de enfermagem em meio à pandemia da COVID-19. Método: a experiência foi produzida na disciplina de Saúde Ocupacional de um curso de graduação em enfermagem de uma instituição privada de ensino superior, localizada no Norte do Paraná. Resultados: os estudantes sentiram necessidade de expor as dificuldades para o aprendizado e a adaptação ao modelo de educação remoto implementado em função das medidas de isolamento e de distanciamento social. As atividades mencionadas não se referem apenas à adaptação ao novo modelo, mas atravessam questões como a própria organização da gestão educacional diante do cenário de pandemia. Foram identificadas fragilidades por parte dos alunos pela necessidade de rápida adaptação às tecnologias necessárias para o desenvolvimento e acompanhamento das aulas de modo remoto. Conclusão: embora algumas ferramentas digitais de informação e comunicação já estivessem presentes no cotidiano desses alunos em algumas disciplinas, problematiza-se que o contexto da pandemia potencializou as dificuldades com tais tecnologias pelo fato de elas se tornarem mediadoras exclusivas dos processos formativos, demandando a necessidade de construção de modelos que empregassem esses elementos de modo obrigatório resultando em impactos psicológicos.EDUFPI2021-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/81410.26694/reufpi.v10i1.814Rev Enferm UFPI; Vol. 10 No. 1 (2021): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 10 n. 1 (2021): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v10i1reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporenghttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/814/734https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/814/735Copyright (c) 2021 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Beatriz Maria dos Santos Santiago Bolonhezi, Camilla Samira de Simoni Scorsolini-Comin, Fábio2022-11-27T07:03:50Zoai:periodicos.ufpi.br:article/814Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:03:50Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Educational difficulties of nursing students during the COVID-19 pandemic: an experience report
title Educational difficulties of nursing students during the COVID-19 pandemic: an experience report
spellingShingle Educational difficulties of nursing students during the COVID-19 pandemic: an experience report
Ribeiro, Beatriz Maria dos Santos Santiago
Transferência de experiência
Educação a distância
Estudantes de enfermagem
title_short Educational difficulties of nursing students during the COVID-19 pandemic: an experience report
title_full Educational difficulties of nursing students during the COVID-19 pandemic: an experience report
title_fullStr Educational difficulties of nursing students during the COVID-19 pandemic: an experience report
title_full_unstemmed Educational difficulties of nursing students during the COVID-19 pandemic: an experience report
title_sort Educational difficulties of nursing students during the COVID-19 pandemic: an experience report
author Ribeiro, Beatriz Maria dos Santos Santiago
author_facet Ribeiro, Beatriz Maria dos Santos Santiago
Bolonhezi, Camilla Samira de Simoni
Scorsolini-Comin, Fábio
author_role author
author2 Bolonhezi, Camilla Samira de Simoni
Scorsolini-Comin, Fábio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Beatriz Maria dos Santos Santiago
Bolonhezi, Camilla Samira de Simoni
Scorsolini-Comin, Fábio
dc.subject.por.fl_str_mv Transferência de experiência
Educação a distância
Estudantes de enfermagem
topic Transferência de experiência
Educação a distância
Estudantes de enfermagem
description Objetivo: relatar as dificuldades educacionais observadas em um curso de enfermagem em meio à pandemia da COVID-19. Método: a experiência foi produzida na disciplina de Saúde Ocupacional de um curso de graduação em enfermagem de uma instituição privada de ensino superior, localizada no Norte do Paraná. Resultados: os estudantes sentiram necessidade de expor as dificuldades para o aprendizado e a adaptação ao modelo de educação remoto implementado em função das medidas de isolamento e de distanciamento social. As atividades mencionadas não se referem apenas à adaptação ao novo modelo, mas atravessam questões como a própria organização da gestão educacional diante do cenário de pandemia. Foram identificadas fragilidades por parte dos alunos pela necessidade de rápida adaptação às tecnologias necessárias para o desenvolvimento e acompanhamento das aulas de modo remoto. Conclusão: embora algumas ferramentas digitais de informação e comunicação já estivessem presentes no cotidiano desses alunos em algumas disciplinas, problematiza-se que o contexto da pandemia potencializou as dificuldades com tais tecnologias pelo fato de elas se tornarem mediadoras exclusivas dos processos formativos, demandando a necessidade de construção de modelos que empregassem esses elementos de modo obrigatório resultando em impactos psicológicos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/814
10.26694/reufpi.v10i1.814
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/814
identifier_str_mv 10.26694/reufpi.v10i1.814
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/814/734
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/814/735
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Enfermagem da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Enfermagem da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 10 No. 1 (2021): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 10 n. 1 (2021): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v10i1
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387765848539136