Educational technologies for promoting cardiovascular health in the university

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Keila Maria de Azevedo Ponte, Roberta Brena de Sousa Vieira, Kairo Cardoso da Frota, Maria Aparecida Fernandes Cardoso, Yandra Kelline Brandão Brega
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/641
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.9748 Objetivo: Descrever a contribuição de tecnologias educativas para promoção da saúde cardiovascular de acadêmicos de uma universidade pública. Metodologia: Pesquisa do tipo observação participante, com abordagem qualitativa, realizada entre agosto de 2017 e abril de 2018, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral-Ceará, com quarenta acadêmicos. Foram utilizadas cinco tecnologias educativas: dominocardio, pintando o coração, giracardio, amarelinha do coração e semáforo do coração; as quais eram selecionadas aleatoriamente e aplicadas individualmente, procedendo a indagação ao participante sobre a contribuição da aplicação. As informações foram analisadas utilizando-se o referencial teórico de Minayo e discutidas de acordo com a literatura atualizada. Resultados: Os resultados mostraram que as tecnologias educativas contribuem para mudanças de hábitos de vida, promoção à saúde e prevenção de cardiopatias, bem como permitiram adquirir novos conhecimentos de forma lúdica. Além disso, elas configuraram-se como estratégia de aprendizado significativo, pois proporcionaram reflexão e conscientização para o autocuidado. Conclusão: As tecnologias educativas foram efetivas no aprendizado dos participantes, pois associado a um momento de distração, os acadêmicos aprenderam informações necessárias para a melhoria dos hábitos de vida. Espera-se que esse tipo de metodologia seja disseminado entre os profissionais de saúde para um cuidado mais efetivo.
id UFPI-7_4ecb0472878be28e53b2b65b409c8dd7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/641
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Educational technologies for promoting cardiovascular health in the universityDoenças cardiovascularesTecnologia EducacionalPromoção da saúdeDOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.9748 Objetivo: Descrever a contribuição de tecnologias educativas para promoção da saúde cardiovascular de acadêmicos de uma universidade pública. Metodologia: Pesquisa do tipo observação participante, com abordagem qualitativa, realizada entre agosto de 2017 e abril de 2018, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral-Ceará, com quarenta acadêmicos. Foram utilizadas cinco tecnologias educativas: dominocardio, pintando o coração, giracardio, amarelinha do coração e semáforo do coração; as quais eram selecionadas aleatoriamente e aplicadas individualmente, procedendo a indagação ao participante sobre a contribuição da aplicação. As informações foram analisadas utilizando-se o referencial teórico de Minayo e discutidas de acordo com a literatura atualizada. Resultados: Os resultados mostraram que as tecnologias educativas contribuem para mudanças de hábitos de vida, promoção à saúde e prevenção de cardiopatias, bem como permitiram adquirir novos conhecimentos de forma lúdica. Além disso, elas configuraram-se como estratégia de aprendizado significativo, pois proporcionaram reflexão e conscientização para o autocuidado. Conclusão: As tecnologias educativas foram efetivas no aprendizado dos participantes, pois associado a um momento de distração, os acadêmicos aprenderam informações necessárias para a melhoria dos hábitos de vida. Espera-se que esse tipo de metodologia seja disseminado entre os profissionais de saúde para um cuidado mais efetivo.EDUFPI2020-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/641Rev Enferm UFPI; Vol. 9 No. 1 (2020): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 9 n. 1 (2020): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v9i1reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/641/619Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessKeila Maria de Azevedo Ponte, Roberta Brena de Sousa Vieira, Kairo Cardoso da Frota, Maria Aparecida Fernandes Cardoso, Yandra Kelline Brandão Brega2022-11-27T07:04:18Zoai:periodicos.ufpi.br:article/641Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:04:18Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Educational technologies for promoting cardiovascular health in the university
title Educational technologies for promoting cardiovascular health in the university
spellingShingle Educational technologies for promoting cardiovascular health in the university
Keila Maria de Azevedo Ponte, Roberta Brena de Sousa Vieira, Kairo Cardoso da Frota, Maria Aparecida Fernandes Cardoso, Yandra Kelline Brandão Brega
Doenças cardiovasculares
Tecnologia Educacional
Promoção da saúde
title_short Educational technologies for promoting cardiovascular health in the university
title_full Educational technologies for promoting cardiovascular health in the university
title_fullStr Educational technologies for promoting cardiovascular health in the university
title_full_unstemmed Educational technologies for promoting cardiovascular health in the university
title_sort Educational technologies for promoting cardiovascular health in the university
author Keila Maria de Azevedo Ponte, Roberta Brena de Sousa Vieira, Kairo Cardoso da Frota, Maria Aparecida Fernandes Cardoso, Yandra Kelline Brandão Brega
author_facet Keila Maria de Azevedo Ponte, Roberta Brena de Sousa Vieira, Kairo Cardoso da Frota, Maria Aparecida Fernandes Cardoso, Yandra Kelline Brandão Brega
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Keila Maria de Azevedo Ponte, Roberta Brena de Sousa Vieira, Kairo Cardoso da Frota, Maria Aparecida Fernandes Cardoso, Yandra Kelline Brandão Brega
dc.subject.por.fl_str_mv Doenças cardiovasculares
Tecnologia Educacional
Promoção da saúde
topic Doenças cardiovasculares
Tecnologia Educacional
Promoção da saúde
description DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.9748 Objetivo: Descrever a contribuição de tecnologias educativas para promoção da saúde cardiovascular de acadêmicos de uma universidade pública. Metodologia: Pesquisa do tipo observação participante, com abordagem qualitativa, realizada entre agosto de 2017 e abril de 2018, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral-Ceará, com quarenta acadêmicos. Foram utilizadas cinco tecnologias educativas: dominocardio, pintando o coração, giracardio, amarelinha do coração e semáforo do coração; as quais eram selecionadas aleatoriamente e aplicadas individualmente, procedendo a indagação ao participante sobre a contribuição da aplicação. As informações foram analisadas utilizando-se o referencial teórico de Minayo e discutidas de acordo com a literatura atualizada. Resultados: Os resultados mostraram que as tecnologias educativas contribuem para mudanças de hábitos de vida, promoção à saúde e prevenção de cardiopatias, bem como permitiram adquirir novos conhecimentos de forma lúdica. Além disso, elas configuraram-se como estratégia de aprendizado significativo, pois proporcionaram reflexão e conscientização para o autocuidado. Conclusão: As tecnologias educativas foram efetivas no aprendizado dos participantes, pois associado a um momento de distração, os acadêmicos aprenderam informações necessárias para a melhoria dos hábitos de vida. Espera-se que esse tipo de metodologia seja disseminado entre os profissionais de saúde para um cuidado mais efetivo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/641
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/641/619
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 9 No. 1 (2020): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 9 n. 1 (2020): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v9i1
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387765390311424