Expectations, sentiments and living of parents of children with severe hematological problems..

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaline Oliveira Medeiros, André Luiz Dantas Bezerra, Milena Nunes Alves de Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/674
Resumo:   DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.9127-34 Objetivo: Analisar as expectativas, sentimentos e vivências de pais cuidadores de crianças com problemas hematológicos severos. Metodologia: Pesquisa de campo com abordagem qualitativa, realizada na Clínica Escola de uma Universidade da Paraíba. Participaram oito pais cuidadores de crianças acometidas por problemas hematológicos com repercussões clínicas. As informações foram colhidas a partir de entrevista estruturada e a análise dos dados foi feita mediante técnica de análise de conteúdo, estabelecendo-se cinco categorias: “Mudanças na vida dos pais cuidadores”, “Sentimentos expressos”, “Impactos da doença”, “Enfrentamento das dificuldades” e “Perspectivas”. Resultados: Verificou-se que o adoecimento da criança acometida por patologia hematológica severa atinge toda a família, sobretudo sobrecarregando a mãe nesse processo de cuidado, pois a figura materna encontra-se totalmente voltada ao filho, impossibilitando-a de exercer outras funções e até mesmo adoecendo-a. Portanto, a rede de apoio é tida como peça fundamental, tanto para o doente quanto ao cuidador. Considerações finais: O estudo é um alerta aos profissionais de saúde para que prestem assistência as crianças, mas também olhem para os cuidadores, pois enfrentam problemas psicossociais decorrentes do enfrentamento da doença do filho(a). Especial atenção para as mães, figura primeira nesse cuidar.
id UFPI-7_680c14054462b2fa56f2fcd5ca04ce5e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/674
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Expectations, sentiments and living of parents of children with severe hematological problems..Doenças hematológicasCriançasEmoçõesPais   DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.9127-34 Objetivo: Analisar as expectativas, sentimentos e vivências de pais cuidadores de crianças com problemas hematológicos severos. Metodologia: Pesquisa de campo com abordagem qualitativa, realizada na Clínica Escola de uma Universidade da Paraíba. Participaram oito pais cuidadores de crianças acometidas por problemas hematológicos com repercussões clínicas. As informações foram colhidas a partir de entrevista estruturada e a análise dos dados foi feita mediante técnica de análise de conteúdo, estabelecendo-se cinco categorias: “Mudanças na vida dos pais cuidadores”, “Sentimentos expressos”, “Impactos da doença”, “Enfrentamento das dificuldades” e “Perspectivas”. Resultados: Verificou-se que o adoecimento da criança acometida por patologia hematológica severa atinge toda a família, sobretudo sobrecarregando a mãe nesse processo de cuidado, pois a figura materna encontra-se totalmente voltada ao filho, impossibilitando-a de exercer outras funções e até mesmo adoecendo-a. Portanto, a rede de apoio é tida como peça fundamental, tanto para o doente quanto ao cuidador. Considerações finais: O estudo é um alerta aos profissionais de saúde para que prestem assistência as crianças, mas também olhem para os cuidadores, pois enfrentam problemas psicossociais decorrentes do enfrentamento da doença do filho(a). Especial atenção para as mães, figura primeira nesse cuidar. EDUFPI2020-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/674Rev Enferm UFPI; Vol. 9 No. 1 (2020): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 9 n. 1 (2020): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v9i1reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/674/650Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJaline Oliveira Medeiros, André Luiz Dantas Bezerra, Milena Nunes Alves de Sousa2022-11-27T07:04:18Zoai:periodicos.ufpi.br:article/674Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:04:18Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Expectations, sentiments and living of parents of children with severe hematological problems..
title Expectations, sentiments and living of parents of children with severe hematological problems..
spellingShingle Expectations, sentiments and living of parents of children with severe hematological problems..
Jaline Oliveira Medeiros, André Luiz Dantas Bezerra, Milena Nunes Alves de Sousa
Doenças hematológicas
Crianças
Emoções
Pais
title_short Expectations, sentiments and living of parents of children with severe hematological problems..
title_full Expectations, sentiments and living of parents of children with severe hematological problems..
title_fullStr Expectations, sentiments and living of parents of children with severe hematological problems..
title_full_unstemmed Expectations, sentiments and living of parents of children with severe hematological problems..
title_sort Expectations, sentiments and living of parents of children with severe hematological problems..
author Jaline Oliveira Medeiros, André Luiz Dantas Bezerra, Milena Nunes Alves de Sousa
author_facet Jaline Oliveira Medeiros, André Luiz Dantas Bezerra, Milena Nunes Alves de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaline Oliveira Medeiros, André Luiz Dantas Bezerra, Milena Nunes Alves de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Doenças hematológicas
Crianças
Emoções
Pais
topic Doenças hematológicas
Crianças
Emoções
Pais
description   DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.9127-34 Objetivo: Analisar as expectativas, sentimentos e vivências de pais cuidadores de crianças com problemas hematológicos severos. Metodologia: Pesquisa de campo com abordagem qualitativa, realizada na Clínica Escola de uma Universidade da Paraíba. Participaram oito pais cuidadores de crianças acometidas por problemas hematológicos com repercussões clínicas. As informações foram colhidas a partir de entrevista estruturada e a análise dos dados foi feita mediante técnica de análise de conteúdo, estabelecendo-se cinco categorias: “Mudanças na vida dos pais cuidadores”, “Sentimentos expressos”, “Impactos da doença”, “Enfrentamento das dificuldades” e “Perspectivas”. Resultados: Verificou-se que o adoecimento da criança acometida por patologia hematológica severa atinge toda a família, sobretudo sobrecarregando a mãe nesse processo de cuidado, pois a figura materna encontra-se totalmente voltada ao filho, impossibilitando-a de exercer outras funções e até mesmo adoecendo-a. Portanto, a rede de apoio é tida como peça fundamental, tanto para o doente quanto ao cuidador. Considerações finais: O estudo é um alerta aos profissionais de saúde para que prestem assistência as crianças, mas também olhem para os cuidadores, pois enfrentam problemas psicossociais decorrentes do enfrentamento da doença do filho(a). Especial atenção para as mães, figura primeira nesse cuidar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/674
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/674/650
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 9 No. 1 (2020): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 9 n. 1 (2020): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v9i1
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387765443788800