Virtual simulation by computer on nursing teaching: experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline Natalia Domingues, Chis Mayara dos Tibes, Jéssica David Dias, Ursula Marcondes Westin, Sílvia Helena Zem-Mascarenhas, Luciana Mara Monti Fonseca
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/476
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.6470-74 Objetivo: relatar a experiência da utilização de uma simulação virtual por computador no ensino de segurança do paciente para alunos de graduação em enfermagem. Método: trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, a partir de uma atividade prática de simulação por computador.A atividade ocorreu em duas etapas com a coordenação de quatro tutores. Na primeira etapa foi ministrado uma palestra sobre o tema “segurança do paciente” e na segunda houve a aplicação de uma atividade prática de simulação virtual por computador através do serious game “Cuidando Bem”. Ao final, 11 alunos participaram da atividade integralmente. Resultados: recursos tecnológicos aliados à educação na área da saúde têm se mostrado bastante eficientes. Há maior motivação por conta das vantagens gráficas desse tipo de recurso e pode ser visto como um dos atrativos que fazem com que os usuários fixem melhor o conteúdo proposto. Conclusão: a inserção do serious game na disciplina demonstrou ser uma forma atual e inovadora do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação dentro do processo de ensino e de aprendizagem em tempo real, atendendo as expectativas dos estudantes e trazendo uma interação rápida e eficaz dos discentes com a simulação proposta.
id UFPI-7_a6e42b8e9102e32536406f3e4d46531f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/476
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Virtual simulation by computer on nursing teaching: experience reportSimulação por computadorEducação em enfermagemJogos de vídeoTecnologia educacionalSegurança do pacienteDOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.6470-74 Objetivo: relatar a experiência da utilização de uma simulação virtual por computador no ensino de segurança do paciente para alunos de graduação em enfermagem. Método: trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, a partir de uma atividade prática de simulação por computador.A atividade ocorreu em duas etapas com a coordenação de quatro tutores. Na primeira etapa foi ministrado uma palestra sobre o tema “segurança do paciente” e na segunda houve a aplicação de uma atividade prática de simulação virtual por computador através do serious game “Cuidando Bem”. Ao final, 11 alunos participaram da atividade integralmente. Resultados: recursos tecnológicos aliados à educação na área da saúde têm se mostrado bastante eficientes. Há maior motivação por conta das vantagens gráficas desse tipo de recurso e pode ser visto como um dos atrativos que fazem com que os usuários fixem melhor o conteúdo proposto. Conclusão: a inserção do serious game na disciplina demonstrou ser uma forma atual e inovadora do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação dentro do processo de ensino e de aprendizagem em tempo real, atendendo as expectativas dos estudantes e trazendo uma interação rápida e eficaz dos discentes com a simulação proposta.EDUFPI2020-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/476Rev Enferm UFPI; Vol. 6 No. 4 (2017): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 6 n. 4 (2017): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v6i4reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/476/455Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAline Natalia Domingues, Chis Mayara dos Tibes, Jéssica David Dias, Ursula Marcondes Westin, Sílvia Helena Zem-Mascarenhas, Luciana Mara Monti Fonseca2022-11-27T07:07:40Zoai:periodicos.ufpi.br:article/476Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:07:40Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Virtual simulation by computer on nursing teaching: experience report
title Virtual simulation by computer on nursing teaching: experience report
spellingShingle Virtual simulation by computer on nursing teaching: experience report
Aline Natalia Domingues, Chis Mayara dos Tibes, Jéssica David Dias, Ursula Marcondes Westin, Sílvia Helena Zem-Mascarenhas, Luciana Mara Monti Fonseca
Simulação por computador
Educação em enfermagem
Jogos de vídeo
Tecnologia educacional
Segurança do paciente
title_short Virtual simulation by computer on nursing teaching: experience report
title_full Virtual simulation by computer on nursing teaching: experience report
title_fullStr Virtual simulation by computer on nursing teaching: experience report
title_full_unstemmed Virtual simulation by computer on nursing teaching: experience report
title_sort Virtual simulation by computer on nursing teaching: experience report
author Aline Natalia Domingues, Chis Mayara dos Tibes, Jéssica David Dias, Ursula Marcondes Westin, Sílvia Helena Zem-Mascarenhas, Luciana Mara Monti Fonseca
author_facet Aline Natalia Domingues, Chis Mayara dos Tibes, Jéssica David Dias, Ursula Marcondes Westin, Sílvia Helena Zem-Mascarenhas, Luciana Mara Monti Fonseca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aline Natalia Domingues, Chis Mayara dos Tibes, Jéssica David Dias, Ursula Marcondes Westin, Sílvia Helena Zem-Mascarenhas, Luciana Mara Monti Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Simulação por computador
Educação em enfermagem
Jogos de vídeo
Tecnologia educacional
Segurança do paciente
topic Simulação por computador
Educação em enfermagem
Jogos de vídeo
Tecnologia educacional
Segurança do paciente
description DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.6470-74 Objetivo: relatar a experiência da utilização de uma simulação virtual por computador no ensino de segurança do paciente para alunos de graduação em enfermagem. Método: trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, a partir de uma atividade prática de simulação por computador.A atividade ocorreu em duas etapas com a coordenação de quatro tutores. Na primeira etapa foi ministrado uma palestra sobre o tema “segurança do paciente” e na segunda houve a aplicação de uma atividade prática de simulação virtual por computador através do serious game “Cuidando Bem”. Ao final, 11 alunos participaram da atividade integralmente. Resultados: recursos tecnológicos aliados à educação na área da saúde têm se mostrado bastante eficientes. Há maior motivação por conta das vantagens gráficas desse tipo de recurso e pode ser visto como um dos atrativos que fazem com que os usuários fixem melhor o conteúdo proposto. Conclusão: a inserção do serious game na disciplina demonstrou ser uma forma atual e inovadora do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação dentro do processo de ensino e de aprendizagem em tempo real, atendendo as expectativas dos estudantes e trazendo uma interação rápida e eficaz dos discentes com a simulação proposta.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/476
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/476/455
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 6 No. 4 (2017): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 6 n. 4 (2017): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v6i4
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387764532576256