Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11596 https://doi.org/10.18593/r.v45i.21314 |
Resumo: | Ao ingressar no curso de Dança – Licenciatura, o acadêmico já possui uma trajetória com a Dança anterior ao curso e, por vezes, chega no ensino superior já atuando como docente em ambientes não formais de ensino. Este estudo teve como objetivo analisar experiências dos acadêmicos em sua trajetória na Dança e suas ressonâncias enquanto docentes. Os dados foram gerados por meio de um trabalho de uma disciplina do curso de Dança – Licenciatura, de uma universidade localizada no Sul do País, no qual 18 acadêmicos registraram suas memórias sobre suas aulas de dança enquanto estudantes no ensino não formal. Ao escrever e refletir sobre sua própria trajetória na Dança, os acadêmicos conseguem identificar ressonâncias dessas experiências enquanto docentes. Utilizamos como aporte teórico autores que abordam a experiência (LARROSA, 2016), as pedagogias no ensino da dança (STINSON, 1995) e as narrativas utilizadas em percursos de formação (JOSSO, 2007). Os relatos sinalizam que a maioria dos acadêmicos tiveram suas primeiras vivências em dança em espaços não formais ou informais de ensino e que a dança está pouco presente na Educação Básica, até mesmo como forma de nutrição estética. Os acadêmicos indicam dilemas das aulas de dança, como aulas em espaços inadequados, a pouca presença de meninos nas aulas, o preconceito e a utilização da metodologia tradicional, mesmo em diferentes espaços de ensino e estilos de dança. Alguns registros apontam vivências em aulas baseadas nas pedagogias crítica, criativa e feminista, sinalizando uma mudança de pensamento sobre a Dança no seu cotidiano docente. |
id |
UFPL_062f4b3f7b4fc453facf10d19b317eb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11596 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2024-01-12T16:38:50Z2024-01-12T16:38:50Z2020JUNQUEIRA, M. L.; SOUZA, M. A. C.; CARVALHO, C.. Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias. ROTEIRO, v. 45, p. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21314. Acesso em: 12 jan. 2024.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11596https://doi.org/10.18593/r.v45i.21314Ao ingressar no curso de Dança – Licenciatura, o acadêmico já possui uma trajetória com a Dança anterior ao curso e, por vezes, chega no ensino superior já atuando como docente em ambientes não formais de ensino. Este estudo teve como objetivo analisar experiências dos acadêmicos em sua trajetória na Dança e suas ressonâncias enquanto docentes. Os dados foram gerados por meio de um trabalho de uma disciplina do curso de Dança – Licenciatura, de uma universidade localizada no Sul do País, no qual 18 acadêmicos registraram suas memórias sobre suas aulas de dança enquanto estudantes no ensino não formal. Ao escrever e refletir sobre sua própria trajetória na Dança, os acadêmicos conseguem identificar ressonâncias dessas experiências enquanto docentes. Utilizamos como aporte teórico autores que abordam a experiência (LARROSA, 2016), as pedagogias no ensino da dança (STINSON, 1995) e as narrativas utilizadas em percursos de formação (JOSSO, 2007). Os relatos sinalizam que a maioria dos acadêmicos tiveram suas primeiras vivências em dança em espaços não formais ou informais de ensino e que a dança está pouco presente na Educação Básica, até mesmo como forma de nutrição estética. Os acadêmicos indicam dilemas das aulas de dança, como aulas em espaços inadequados, a pouca presença de meninos nas aulas, o preconceito e a utilização da metodologia tradicional, mesmo em diferentes espaços de ensino e estilos de dança. Alguns registros apontam vivências em aulas baseadas nas pedagogias crítica, criativa e feminista, sinalizando uma mudança de pensamento sobre a Dança no seu cotidiano docente.porFURBCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessDocência em dançaExperiênciaMetodologias do ensino da dançaTeaching in danceExperienceMethodologies of dance teachingMemórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonânciasMemories of teacher-artists of dance: experiences of their first steps and their resonancesMemorias de los profesores-artistas de danza: experiencias de sus primeros pasos y sus resonanciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleJunqueira, Mariana LopesSouza, Marco Aurélio da CruzCarvalho, Carlareponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALMemórias dos professores-artistas de dança.pdfMemórias dos professores-artistas de dança.pdfapplication/pdf1161013http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11596/1/Mem%c3%b3rias%20dos%20professores-artistas%20de%20dan%c3%a7a.pdfa43e8cc632b3975a0ef3f06a9a8d5153MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11596/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTMemórias dos professores-artistas de dança.pdf.txtMemórias dos professores-artistas de dança.pdf.txtExtracted texttext/plain60801http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11596/3/Mem%c3%b3rias%20dos%20professores-artistas%20de%20dan%c3%a7a.pdf.txt707c3d100818345ddae9af17ce879452MD53open accessTHUMBNAILMemórias dos professores-artistas de dança.pdf.jpgMemórias dos professores-artistas de dança.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1570http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11596/4/Mem%c3%b3rias%20dos%20professores-artistas%20de%20dan%c3%a7a.pdf.jpg2350c469b0841c49d837dca7b5a55d68MD54open accessprefix/115962024-01-15 09:48:27.769open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11596VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-01-15T12:48:27Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Memories of teacher-artists of dance: experiences of their first steps and their resonances Memorias de los profesores-artistas de danza: experiencias de sus primeros pasos y sus resonancias |
title |
Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias |
spellingShingle |
Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias Junqueira, Mariana Lopes Docência em dança Experiência Metodologias do ensino da dança Teaching in dance Experience Methodologies of dance teaching |
title_short |
Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias |
title_full |
Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias |
title_fullStr |
Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias |
title_full_unstemmed |
Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias |
title_sort |
Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias |
author |
Junqueira, Mariana Lopes |
author_facet |
Junqueira, Mariana Lopes Souza, Marco Aurélio da Cruz Carvalho, Carla |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Marco Aurélio da Cruz Carvalho, Carla |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junqueira, Mariana Lopes Souza, Marco Aurélio da Cruz Carvalho, Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência em dança Experiência Metodologias do ensino da dança Teaching in dance Experience Methodologies of dance teaching |
topic |
Docência em dança Experiência Metodologias do ensino da dança Teaching in dance Experience Methodologies of dance teaching |
description |
Ao ingressar no curso de Dança – Licenciatura, o acadêmico já possui uma trajetória com a Dança anterior ao curso e, por vezes, chega no ensino superior já atuando como docente em ambientes não formais de ensino. Este estudo teve como objetivo analisar experiências dos acadêmicos em sua trajetória na Dança e suas ressonâncias enquanto docentes. Os dados foram gerados por meio de um trabalho de uma disciplina do curso de Dança – Licenciatura, de uma universidade localizada no Sul do País, no qual 18 acadêmicos registraram suas memórias sobre suas aulas de dança enquanto estudantes no ensino não formal. Ao escrever e refletir sobre sua própria trajetória na Dança, os acadêmicos conseguem identificar ressonâncias dessas experiências enquanto docentes. Utilizamos como aporte teórico autores que abordam a experiência (LARROSA, 2016), as pedagogias no ensino da dança (STINSON, 1995) e as narrativas utilizadas em percursos de formação (JOSSO, 2007). Os relatos sinalizam que a maioria dos acadêmicos tiveram suas primeiras vivências em dança em espaços não formais ou informais de ensino e que a dança está pouco presente na Educação Básica, até mesmo como forma de nutrição estética. Os acadêmicos indicam dilemas das aulas de dança, como aulas em espaços inadequados, a pouca presença de meninos nas aulas, o preconceito e a utilização da metodologia tradicional, mesmo em diferentes espaços de ensino e estilos de dança. Alguns registros apontam vivências em aulas baseadas nas pedagogias crítica, criativa e feminista, sinalizando uma mudança de pensamento sobre a Dança no seu cotidiano docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-12T16:38:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-12T16:38:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
JUNQUEIRA, M. L.; SOUZA, M. A. C.; CARVALHO, C.. Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias. ROTEIRO, v. 45, p. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21314. Acesso em: 12 jan. 2024. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11596 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.18593/r.v45i.21314 |
identifier_str_mv |
JUNQUEIRA, M. L.; SOUZA, M. A. C.; CARVALHO, C.. Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias. ROTEIRO, v. 45, p. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21314. Acesso em: 12 jan. 2024. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11596 https://doi.org/10.18593/r.v45i.21314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC BY-NC-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC BY-NC-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FURB |
publisher.none.fl_str_mv |
FURB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11596/1/Mem%c3%b3rias%20dos%20professores-artistas%20de%20dan%c3%a7a.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11596/2/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11596/3/Mem%c3%b3rias%20dos%20professores-artistas%20de%20dan%c3%a7a.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11596/4/Mem%c3%b3rias%20dos%20professores-artistas%20de%20dan%c3%a7a.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a43e8cc632b3975a0ef3f06a9a8d5153 fbd6c74465857056e3ca572d7586661b 707c3d100818345ddae9af17ce879452 2350c469b0841c49d837dca7b5a55d68 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846924108627968 |