Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junqueira, Mariana Lopes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Marco Aurélio da Cruz, Carvalho, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11596
https://doi.org/10.18593/r.v45i.21314
Resumo: Ao ingressar no curso de Dança – Licenciatura, o acadêmico já possui uma trajetória com a Dança anterior ao curso e, por vezes, chega no ensino superior já atuando como docente em ambientes não formais de ensino. Este estudo teve como objetivo analisar experiências dos acadêmicos em sua trajetória na Dança e suas ressonâncias enquanto docentes. Os dados foram gerados por meio de um trabalho de uma disciplina do curso de Dança – Licenciatura, de uma universidade localizada no Sul do País, no qual 18 acadêmicos registraram suas memórias sobre suas aulas de dança enquanto estudantes no ensino não formal. Ao escrever e refletir sobre sua própria trajetória na Dança, os acadêmicos conseguem identificar ressonâncias dessas experiências enquanto docentes. Utilizamos como aporte teórico autores que abordam a experiência (LARROSA, 2016), as pedagogias no ensino da dança (STINSON, 1995) e as narrativas utilizadas em percursos de formação (JOSSO, 2007). Os relatos sinalizam que a maioria dos acadêmicos tiveram suas primeiras vivências em dança em espaços não formais ou informais de ensino e que a dança está pouco presente na Educação Básica, até mesmo como forma de nutrição estética. Os acadêmicos indicam dilemas das aulas de dança, como aulas em espaços inadequados, a pouca presença de meninos nas aulas, o preconceito e a utilização da metodologia tradicional, mesmo em diferentes espaços de ensino e estilos de dança. Alguns registros apontam vivências em aulas baseadas nas pedagogias crítica, criativa e feminista, sinalizando uma mudança de pensamento sobre a Dança no seu cotidiano docente.
id UFPL_062f4b3f7b4fc453facf10d19b317eb1
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11596
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2024-01-12T16:38:50Z2024-01-12T16:38:50Z2020JUNQUEIRA, M. L.; SOUZA, M. A. C.; CARVALHO, C.. Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias. ROTEIRO, v. 45, p. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21314. Acesso em: 12 jan. 2024.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11596https://doi.org/10.18593/r.v45i.21314Ao ingressar no curso de Dança – Licenciatura, o acadêmico já possui uma trajetória com a Dança anterior ao curso e, por vezes, chega no ensino superior já atuando como docente em ambientes não formais de ensino. Este estudo teve como objetivo analisar experiências dos acadêmicos em sua trajetória na Dança e suas ressonâncias enquanto docentes. Os dados foram gerados por meio de um trabalho de uma disciplina do curso de Dança – Licenciatura, de uma universidade localizada no Sul do País, no qual 18 acadêmicos registraram suas memórias sobre suas aulas de dança enquanto estudantes no ensino não formal. Ao escrever e refletir sobre sua própria trajetória na Dança, os acadêmicos conseguem identificar ressonâncias dessas experiências enquanto docentes. Utilizamos como aporte teórico autores que abordam a experiência (LARROSA, 2016), as pedagogias no ensino da dança (STINSON, 1995) e as narrativas utilizadas em percursos de formação (JOSSO, 2007). Os relatos sinalizam que a maioria dos acadêmicos tiveram suas primeiras vivências em dança em espaços não formais ou informais de ensino e que a dança está pouco presente na Educação Básica, até mesmo como forma de nutrição estética. Os acadêmicos indicam dilemas das aulas de dança, como aulas em espaços inadequados, a pouca presença de meninos nas aulas, o preconceito e a utilização da metodologia tradicional, mesmo em diferentes espaços de ensino e estilos de dança. Alguns registros apontam vivências em aulas baseadas nas pedagogias crítica, criativa e feminista, sinalizando uma mudança de pensamento sobre a Dança no seu cotidiano docente.porFURBCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessDocência em dançaExperiênciaMetodologias do ensino da dançaTeaching in danceExperienceMethodologies of dance teachingMemórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonânciasMemories of teacher-artists of dance: experiences of their first steps and their resonancesMemorias de los profesores-artistas de danza: experiencias de sus primeros pasos y sus resonanciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleJunqueira, Mariana LopesSouza, Marco Aurélio da CruzCarvalho, Carlareponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALMemórias dos professores-artistas de dança.pdfMemórias dos professores-artistas de dança.pdfapplication/pdf1161013http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11596/1/Mem%c3%b3rias%20dos%20professores-artistas%20de%20dan%c3%a7a.pdfa43e8cc632b3975a0ef3f06a9a8d5153MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11596/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTMemórias dos professores-artistas de dança.pdf.txtMemórias dos professores-artistas de dança.pdf.txtExtracted texttext/plain60801http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11596/3/Mem%c3%b3rias%20dos%20professores-artistas%20de%20dan%c3%a7a.pdf.txt707c3d100818345ddae9af17ce879452MD53open accessTHUMBNAILMemórias dos professores-artistas de dança.pdf.jpgMemórias dos professores-artistas de dança.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1570http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11596/4/Mem%c3%b3rias%20dos%20professores-artistas%20de%20dan%c3%a7a.pdf.jpg2350c469b0841c49d837dca7b5a55d68MD54open accessprefix/115962024-01-15 09:48:27.769open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11596VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-01-15T12:48:27Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Memories of teacher-artists of dance: experiences of their first steps and their resonances
Memorias de los profesores-artistas de danza: experiencias de sus primeros pasos y sus resonancias
title Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias
spellingShingle Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias
Junqueira, Mariana Lopes
Docência em dança
Experiência
Metodologias do ensino da dança
Teaching in dance
Experience
Methodologies of dance teaching
title_short Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias
title_full Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias
title_fullStr Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias
title_full_unstemmed Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias
title_sort Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias
author Junqueira, Mariana Lopes
author_facet Junqueira, Mariana Lopes
Souza, Marco Aurélio da Cruz
Carvalho, Carla
author_role author
author2 Souza, Marco Aurélio da Cruz
Carvalho, Carla
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junqueira, Mariana Lopes
Souza, Marco Aurélio da Cruz
Carvalho, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Docência em dança
Experiência
Metodologias do ensino da dança
Teaching in dance
Experience
Methodologies of dance teaching
topic Docência em dança
Experiência
Metodologias do ensino da dança
Teaching in dance
Experience
Methodologies of dance teaching
description Ao ingressar no curso de Dança – Licenciatura, o acadêmico já possui uma trajetória com a Dança anterior ao curso e, por vezes, chega no ensino superior já atuando como docente em ambientes não formais de ensino. Este estudo teve como objetivo analisar experiências dos acadêmicos em sua trajetória na Dança e suas ressonâncias enquanto docentes. Os dados foram gerados por meio de um trabalho de uma disciplina do curso de Dança – Licenciatura, de uma universidade localizada no Sul do País, no qual 18 acadêmicos registraram suas memórias sobre suas aulas de dança enquanto estudantes no ensino não formal. Ao escrever e refletir sobre sua própria trajetória na Dança, os acadêmicos conseguem identificar ressonâncias dessas experiências enquanto docentes. Utilizamos como aporte teórico autores que abordam a experiência (LARROSA, 2016), as pedagogias no ensino da dança (STINSON, 1995) e as narrativas utilizadas em percursos de formação (JOSSO, 2007). Os relatos sinalizam que a maioria dos acadêmicos tiveram suas primeiras vivências em dança em espaços não formais ou informais de ensino e que a dança está pouco presente na Educação Básica, até mesmo como forma de nutrição estética. Os acadêmicos indicam dilemas das aulas de dança, como aulas em espaços inadequados, a pouca presença de meninos nas aulas, o preconceito e a utilização da metodologia tradicional, mesmo em diferentes espaços de ensino e estilos de dança. Alguns registros apontam vivências em aulas baseadas nas pedagogias crítica, criativa e feminista, sinalizando uma mudança de pensamento sobre a Dança no seu cotidiano docente.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-12T16:38:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-12T16:38:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JUNQUEIRA, M. L.; SOUZA, M. A. C.; CARVALHO, C.. Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias. ROTEIRO, v. 45, p. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21314. Acesso em: 12 jan. 2024.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11596
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.18593/r.v45i.21314
identifier_str_mv JUNQUEIRA, M. L.; SOUZA, M. A. C.; CARVALHO, C.. Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias. ROTEIRO, v. 45, p. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21314. Acesso em: 12 jan. 2024.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11596
https://doi.org/10.18593/r.v45i.21314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FURB
publisher.none.fl_str_mv FURB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11596/1/Mem%c3%b3rias%20dos%20professores-artistas%20de%20dan%c3%a7a.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11596/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11596/3/Mem%c3%b3rias%20dos%20professores-artistas%20de%20dan%c3%a7a.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11596/4/Mem%c3%b3rias%20dos%20professores-artistas%20de%20dan%c3%a7a.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a43e8cc632b3975a0ef3f06a9a8d5153
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
707c3d100818345ddae9af17ce879452
2350c469b0841c49d837dca7b5a55d68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846924108627968