Relato de experiência PIBID dança : relato de experiência na Escola Estadual Presidente Roosevelt no terceiro ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Daisy Regina de Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87779
Resumo: O presente trabalho consiste em um relato de experiência no Projeto PIBID Dança (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência MEC/CAPES) realizado na Escola Estadual de Ensino Básico Presidente Roosevelt, o qual foi apresentado como trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O principal objetivo deste estudo é destacar o processo de inserção da arte da dança no ensino básico, sendo que, de acordo com a Lei nº 9.394/96 a Arte é considerada obrigatória na Educação Básica: O ensino da Arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica. Para tanto, buscou-se refletir sobre os processos metodológicos trabalhados, a prática da dança no contexto escolar e suas relações com a formação oportunizada no Curso de Licenciatura em Dança UFRGS; e o impacto do trabalho realizado na comunidade escolar, bem como a formação dos licenciandos bolsistas do PIBID Dança UFRGS, questões estas que são fundamentais para este estudo. Importante ressaltar que este relato de experiência se pautará por diferentes tipos de informações como registros nos planejamentos, planos de ensino, anotações realizadas após cada aula, registros em fotografia e vídeos, além de depoimentos de alunos, professores e pais. Outros pontos interessantes de serem evidenciados no presente relato são o histórico do PIDIB-DANÇA, a experiência de se trabalhar com as danças populares no contexto escolar, culminando com a montagem de um espetáculo.
id UFRGS-2_4cf7ab5de6db2efc2b4876c8d84f1d01
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87779
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Reis, Daisy Regina de SouzaVieira, Adriane2014-02-26T01:51:54Z2013http://hdl.handle.net/10183/87779000911637O presente trabalho consiste em um relato de experiência no Projeto PIBID Dança (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência MEC/CAPES) realizado na Escola Estadual de Ensino Básico Presidente Roosevelt, o qual foi apresentado como trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O principal objetivo deste estudo é destacar o processo de inserção da arte da dança no ensino básico, sendo que, de acordo com a Lei nº 9.394/96 a Arte é considerada obrigatória na Educação Básica: O ensino da Arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica. Para tanto, buscou-se refletir sobre os processos metodológicos trabalhados, a prática da dança no contexto escolar e suas relações com a formação oportunizada no Curso de Licenciatura em Dança UFRGS; e o impacto do trabalho realizado na comunidade escolar, bem como a formação dos licenciandos bolsistas do PIBID Dança UFRGS, questões estas que são fundamentais para este estudo. Importante ressaltar que este relato de experiência se pautará por diferentes tipos de informações como registros nos planejamentos, planos de ensino, anotações realizadas após cada aula, registros em fotografia e vídeos, além de depoimentos de alunos, professores e pais. Outros pontos interessantes de serem evidenciados no presente relato são o histórico do PIDIB-DANÇA, a experiência de se trabalhar com as danças populares no contexto escolar, culminando com a montagem de um espetáculo.This paper reports an experience in Project PIBID Dance (Institutional Program Initiation to Teaching grant) held at the State School of Basic Education President Roosevelt. Highlighting this experience in formal school education, with the aim that the insertion of the art of dance in education. According to Law No. 9.394/96 Art is considered mandatory in Basic Education: Teaching the Art curriculum component will be required at all levels of education. This arises the need to train teachers of dance. This study consists of an experience report for work Completion of the Undergraduate Program in Dance from the Federal University of Rio Grande do Sul Dance aims to be a multidisciplinary activity , introducing and integrating the individual into the culture and artistic body movement thus, professionals trained in college Dance will be exploited in order to conceive the human being in all its dimensions : cognitive - body - affective - ethics - aesthetic relation intra and interpersonal and social inclusion , with the aim of transforming these children . So thinking that the action of PIBID Dance comes to foster and encourage this higher education degree in professional dance and still allow a profound transformation, further expanding the playing field, through that experience, taking the choice of degree by the end graduation. This whole project was only possible after the creation of Bachelor of Dance UFRGS, their goals, were held from this exchange between institutions and educators aware of this transformation qualification course. This whole experience was essential to build the action and know that must be worked steadily in the classroom.application/pdfporEnsino e aprendizagemDançaTeacher training pibid-danceDegree in danceReporting experience in schoolTeaching dance in schoolRelato de experiência PIBID dança : relato de experiência na Escola Estadual Presidente Roosevelt no terceiro ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911637.pdf000911637.pdfTexto completoapplication/pdf12449408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87779/1/000911637.pdfb65580f8b92d3757fd78d12c1064494aMD51TEXT000911637.pdf.txt000911637.pdf.txtExtracted Texttext/plain105543http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87779/2/000911637.pdf.txtd52f672550edaf871901063fdb6e419aMD52THUMBNAIL000911637.pdf.jpg000911637.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87779/3/000911637.pdf.jpgf3eade6de3b98fc35a49d3c301c274a2MD5310183/877792022-06-17 04:47:34.132794oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87779Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T07:47:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relato de experiência PIBID dança : relato de experiência na Escola Estadual Presidente Roosevelt no terceiro ano do ensino fundamental
title Relato de experiência PIBID dança : relato de experiência na Escola Estadual Presidente Roosevelt no terceiro ano do ensino fundamental
spellingShingle Relato de experiência PIBID dança : relato de experiência na Escola Estadual Presidente Roosevelt no terceiro ano do ensino fundamental
Reis, Daisy Regina de Souza
Ensino e aprendizagem
Dança
Teacher training pibid-dance
Degree in dance
Reporting experience in school
Teaching dance in school
title_short Relato de experiência PIBID dança : relato de experiência na Escola Estadual Presidente Roosevelt no terceiro ano do ensino fundamental
title_full Relato de experiência PIBID dança : relato de experiência na Escola Estadual Presidente Roosevelt no terceiro ano do ensino fundamental
title_fullStr Relato de experiência PIBID dança : relato de experiência na Escola Estadual Presidente Roosevelt no terceiro ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Relato de experiência PIBID dança : relato de experiência na Escola Estadual Presidente Roosevelt no terceiro ano do ensino fundamental
title_sort Relato de experiência PIBID dança : relato de experiência na Escola Estadual Presidente Roosevelt no terceiro ano do ensino fundamental
author Reis, Daisy Regina de Souza
author_facet Reis, Daisy Regina de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Daisy Regina de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Adriane
contributor_str_mv Vieira, Adriane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Dança
topic Ensino e aprendizagem
Dança
Teacher training pibid-dance
Degree in dance
Reporting experience in school
Teaching dance in school
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training pibid-dance
Degree in dance
Reporting experience in school
Teaching dance in school
description O presente trabalho consiste em um relato de experiência no Projeto PIBID Dança (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência MEC/CAPES) realizado na Escola Estadual de Ensino Básico Presidente Roosevelt, o qual foi apresentado como trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O principal objetivo deste estudo é destacar o processo de inserção da arte da dança no ensino básico, sendo que, de acordo com a Lei nº 9.394/96 a Arte é considerada obrigatória na Educação Básica: O ensino da Arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica. Para tanto, buscou-se refletir sobre os processos metodológicos trabalhados, a prática da dança no contexto escolar e suas relações com a formação oportunizada no Curso de Licenciatura em Dança UFRGS; e o impacto do trabalho realizado na comunidade escolar, bem como a formação dos licenciandos bolsistas do PIBID Dança UFRGS, questões estas que são fundamentais para este estudo. Importante ressaltar que este relato de experiência se pautará por diferentes tipos de informações como registros nos planejamentos, planos de ensino, anotações realizadas após cada aula, registros em fotografia e vídeos, além de depoimentos de alunos, professores e pais. Outros pontos interessantes de serem evidenciados no presente relato são o histórico do PIDIB-DANÇA, a experiência de se trabalhar com as danças populares no contexto escolar, culminando com a montagem de um espetáculo.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-02-26T01:51:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/87779
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911637
url http://hdl.handle.net/10183/87779
identifier_str_mv 000911637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87779/1/000911637.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87779/2/000911637.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87779/3/000911637.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b65580f8b92d3757fd78d12c1064494a
d52f672550edaf871901063fdb6e419a
f3eade6de3b98fc35a49d3c301c274a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224460181700608