Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guse, Cristine Bello
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7123
Resumo: O conteúdo deste artigo faz parte da pesquisa de doutorado em música realizada pela autora e apresenta um breve panorama histórico sobre os apontamentos a respeito da atuação cênica dos cantores líricos nos espetáculos de ópera realizados por determinada geração de autores que estabeleceram as bases propulsoras dos trabalhos realizados nos tempos atuais. Esse panorama tem como objetivo trazer uma compreensão mais aprofundada sobre as bases que fundamentaram e consolidaram esse tipo de atuação cênica. George Shea e Bennet Challis fornecem informações sobre o estilo de atuação cênica convencionada e considerada estereotipada nos dias atuais, advindo da interpretação teatral vigente no século XIX, e que é possível de ser compreendido através do tratado de Gilbert Austin e do sistema de expressão de Delsarte descrito por Genevieve Stebbins. No início do século XX, Constantin Stanislavski estabelece um novo modo de atuação cênica baseado na verdade cênica e justificação do papel. Devido à importância que esse teórico teve no estabelecimento de um ideal de atuação cênica que perdura até os tempos atuais, apresentam-se aqui brevemente os seus princípios e método descritos na literatura do autor, e então, como foram transportados para o âmbito da cena lírica, presentes no relato de Pavel Rumyantsev.
id UFPL_16f6c6235f586d4eee0f91e4d856e798
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7123
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-02-26T22:36:34Z2021-02-26T22:36:34Z2018GUSE, Cristine Bello. Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação. DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, n.21, p. 107-133, 2018. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/revistadebates/article/view/8452. Acesso em: 25 de fev. de 2021.2359-1056http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7123O conteúdo deste artigo faz parte da pesquisa de doutorado em música realizada pela autora e apresenta um breve panorama histórico sobre os apontamentos a respeito da atuação cênica dos cantores líricos nos espetáculos de ópera realizados por determinada geração de autores que estabeleceram as bases propulsoras dos trabalhos realizados nos tempos atuais. Esse panorama tem como objetivo trazer uma compreensão mais aprofundada sobre as bases que fundamentaram e consolidaram esse tipo de atuação cênica. George Shea e Bennet Challis fornecem informações sobre o estilo de atuação cênica convencionada e considerada estereotipada nos dias atuais, advindo da interpretação teatral vigente no século XIX, e que é possível de ser compreendido através do tratado de Gilbert Austin e do sistema de expressão de Delsarte descrito por Genevieve Stebbins. No início do século XX, Constantin Stanislavski estabelece um novo modo de atuação cênica baseado na verdade cênica e justificação do papel. Devido à importância que esse teórico teve no estabelecimento de um ideal de atuação cênica que perdura até os tempos atuais, apresentam-se aqui brevemente os seus princípios e método descritos na literatura do autor, e então, como foram transportados para o âmbito da cena lírica, presentes no relato de Pavel Rumyantsev.porUNIRIOÓperaCantor líricoAtuação cênicaConstrução de personagemBreve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleGuse, Cristine Belloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTBreve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdf.txtBreve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdf.txtExtracted texttext/plain72979http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/6/Breve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdf.txt465df801e6546c46cf53b171ebaece75MD56open accessTHUMBNAILBreve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdf.jpgBreve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1664http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/7/Breve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdf.jpgdca566c547c42f3011bc2215a4ae4db0MD57open accessORIGINALBreve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdfBreve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdfapplication/pdf5689191http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/1/Breve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdfb1b23aa4f8787ca04b64ec1002c2b7f6MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/71232023-07-13 05:28:23.955open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7123VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:28:23Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação.
title Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação.
spellingShingle Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação.
Guse, Cristine Bello
Ópera
Cantor lírico
Atuação cênica
Construção de personagem
title_short Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação.
title_full Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação.
title_fullStr Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação.
title_full_unstemmed Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação.
title_sort Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação.
author Guse, Cristine Bello
author_facet Guse, Cristine Bello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guse, Cristine Bello
dc.subject.por.fl_str_mv Ópera
Cantor lírico
Atuação cênica
Construção de personagem
topic Ópera
Cantor lírico
Atuação cênica
Construção de personagem
description O conteúdo deste artigo faz parte da pesquisa de doutorado em música realizada pela autora e apresenta um breve panorama histórico sobre os apontamentos a respeito da atuação cênica dos cantores líricos nos espetáculos de ópera realizados por determinada geração de autores que estabeleceram as bases propulsoras dos trabalhos realizados nos tempos atuais. Esse panorama tem como objetivo trazer uma compreensão mais aprofundada sobre as bases que fundamentaram e consolidaram esse tipo de atuação cênica. George Shea e Bennet Challis fornecem informações sobre o estilo de atuação cênica convencionada e considerada estereotipada nos dias atuais, advindo da interpretação teatral vigente no século XIX, e que é possível de ser compreendido através do tratado de Gilbert Austin e do sistema de expressão de Delsarte descrito por Genevieve Stebbins. No início do século XX, Constantin Stanislavski estabelece um novo modo de atuação cênica baseado na verdade cênica e justificação do papel. Devido à importância que esse teórico teve no estabelecimento de um ideal de atuação cênica que perdura até os tempos atuais, apresentam-se aqui brevemente os seus princípios e método descritos na literatura do autor, e então, como foram transportados para o âmbito da cena lírica, presentes no relato de Pavel Rumyantsev.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-26T22:36:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-26T22:36:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUSE, Cristine Bello. Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação. DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, n.21, p. 107-133, 2018. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/revistadebates/article/view/8452. Acesso em: 25 de fev. de 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7123
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2359-1056
identifier_str_mv GUSE, Cristine Bello. Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação. DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, n.21, p. 107-133, 2018. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/revistadebates/article/view/8452. Acesso em: 25 de fev. de 2021.
2359-1056
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIRIO
publisher.none.fl_str_mv UNIRIO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/6/Breve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/7/Breve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/1/Breve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 465df801e6546c46cf53b171ebaece75
dca566c547c42f3011bc2215a4ae4db0
b1b23aa4f8787ca04b64ec1002c2b7f6
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710149098930176