Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7123 |
Resumo: | O conteúdo deste artigo faz parte da pesquisa de doutorado em música realizada pela autora e apresenta um breve panorama histórico sobre os apontamentos a respeito da atuação cênica dos cantores líricos nos espetáculos de ópera realizados por determinada geração de autores que estabeleceram as bases propulsoras dos trabalhos realizados nos tempos atuais. Esse panorama tem como objetivo trazer uma compreensão mais aprofundada sobre as bases que fundamentaram e consolidaram esse tipo de atuação cênica. George Shea e Bennet Challis fornecem informações sobre o estilo de atuação cênica convencionada e considerada estereotipada nos dias atuais, advindo da interpretação teatral vigente no século XIX, e que é possível de ser compreendido através do tratado de Gilbert Austin e do sistema de expressão de Delsarte descrito por Genevieve Stebbins. No início do século XX, Constantin Stanislavski estabelece um novo modo de atuação cênica baseado na verdade cênica e justificação do papel. Devido à importância que esse teórico teve no estabelecimento de um ideal de atuação cênica que perdura até os tempos atuais, apresentam-se aqui brevemente os seus princípios e método descritos na literatura do autor, e então, como foram transportados para o âmbito da cena lírica, presentes no relato de Pavel Rumyantsev. |
id |
UFPL_16f6c6235f586d4eee0f91e4d856e798 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7123 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-02-26T22:36:34Z2021-02-26T22:36:34Z2018GUSE, Cristine Bello. Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação. DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, n.21, p. 107-133, 2018. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/revistadebates/article/view/8452. Acesso em: 25 de fev. de 2021.2359-1056http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7123O conteúdo deste artigo faz parte da pesquisa de doutorado em música realizada pela autora e apresenta um breve panorama histórico sobre os apontamentos a respeito da atuação cênica dos cantores líricos nos espetáculos de ópera realizados por determinada geração de autores que estabeleceram as bases propulsoras dos trabalhos realizados nos tempos atuais. Esse panorama tem como objetivo trazer uma compreensão mais aprofundada sobre as bases que fundamentaram e consolidaram esse tipo de atuação cênica. George Shea e Bennet Challis fornecem informações sobre o estilo de atuação cênica convencionada e considerada estereotipada nos dias atuais, advindo da interpretação teatral vigente no século XIX, e que é possível de ser compreendido através do tratado de Gilbert Austin e do sistema de expressão de Delsarte descrito por Genevieve Stebbins. No início do século XX, Constantin Stanislavski estabelece um novo modo de atuação cênica baseado na verdade cênica e justificação do papel. Devido à importância que esse teórico teve no estabelecimento de um ideal de atuação cênica que perdura até os tempos atuais, apresentam-se aqui brevemente os seus princípios e método descritos na literatura do autor, e então, como foram transportados para o âmbito da cena lírica, presentes no relato de Pavel Rumyantsev.porUNIRIOÓperaCantor líricoAtuação cênicaConstrução de personagemBreve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleGuse, Cristine Belloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTBreve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdf.txtBreve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdf.txtExtracted texttext/plain72979http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/6/Breve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdf.txt465df801e6546c46cf53b171ebaece75MD56open accessTHUMBNAILBreve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdf.jpgBreve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1664http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/7/Breve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdf.jpgdca566c547c42f3011bc2215a4ae4db0MD57open accessORIGINALBreve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdfBreve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdfapplication/pdf5689191http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/1/Breve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdfb1b23aa4f8787ca04b64ec1002c2b7f6MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/71232023-07-13 05:28:23.955open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7123VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:28:23Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação. |
title |
Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação. |
spellingShingle |
Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação. Guse, Cristine Bello Ópera Cantor lírico Atuação cênica Construção de personagem |
title_short |
Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação. |
title_full |
Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação. |
title_fullStr |
Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação. |
title_full_unstemmed |
Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação. |
title_sort |
Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação. |
author |
Guse, Cristine Bello |
author_facet |
Guse, Cristine Bello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guse, Cristine Bello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ópera Cantor lírico Atuação cênica Construção de personagem |
topic |
Ópera Cantor lírico Atuação cênica Construção de personagem |
description |
O conteúdo deste artigo faz parte da pesquisa de doutorado em música realizada pela autora e apresenta um breve panorama histórico sobre os apontamentos a respeito da atuação cênica dos cantores líricos nos espetáculos de ópera realizados por determinada geração de autores que estabeleceram as bases propulsoras dos trabalhos realizados nos tempos atuais. Esse panorama tem como objetivo trazer uma compreensão mais aprofundada sobre as bases que fundamentaram e consolidaram esse tipo de atuação cênica. George Shea e Bennet Challis fornecem informações sobre o estilo de atuação cênica convencionada e considerada estereotipada nos dias atuais, advindo da interpretação teatral vigente no século XIX, e que é possível de ser compreendido através do tratado de Gilbert Austin e do sistema de expressão de Delsarte descrito por Genevieve Stebbins. No início do século XX, Constantin Stanislavski estabelece um novo modo de atuação cênica baseado na verdade cênica e justificação do papel. Devido à importância que esse teórico teve no estabelecimento de um ideal de atuação cênica que perdura até os tempos atuais, apresentam-se aqui brevemente os seus princípios e método descritos na literatura do autor, e então, como foram transportados para o âmbito da cena lírica, presentes no relato de Pavel Rumyantsev. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-26T22:36:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-02-26T22:36:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GUSE, Cristine Bello. Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação. DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, n.21, p. 107-133, 2018. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/revistadebates/article/view/8452. Acesso em: 25 de fev. de 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7123 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2359-1056 |
identifier_str_mv |
GUSE, Cristine Bello. Breve panorama histórico sobre a atuação cênica do cantor lírico e sua preparação. DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, n.21, p. 107-133, 2018. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/revistadebates/article/view/8452. Acesso em: 25 de fev. de 2021. 2359-1056 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIRIO |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIRIO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/6/Breve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/7/Breve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/1/Breve_panorama_historico_sobre_a_atuacao_cenica_do_cantor_lirico_e_sua_preparacao.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7123/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
465df801e6546c46cf53b171ebaece75 dca566c547c42f3011bc2215a4ae4db0 b1b23aa4f8787ca04b64ec1002c2b7f6 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710149098930176 |