A integração entre as habilidades de cantar e atuar e a autonomia criativa como requisitos básicos para a credibilidade cênica na performance do cantor lírico.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7122 https://doi.org/10.5216/mh.v18i2.52850 |
Resumo: | O conteúdo deste artigo faz parte da pesquisa de doutorado em música realizada pela autora e pretende assinalar que a credibilidade cênica na performance do cantor lírico se faz presente a partir da sua capacidade em integrar suas habilidades de cantar e atuar e em possuir autonomia criativa suficiente que lhe permita construir um senso de verdade cênica ao longo de sua performance. Traz-se uma breve revisão sobre reflexões a respeito do desenvolvimento cênico dos cantores líricos realizadas por três importantes diretores de ópera atuantes no século XX – Boris Goldovsky, Walter Felsenstein e Wesley Balk – como forma de argumentar este apontamento. |
id |
UFPL_872261347597e1d2e231507cf8b0d7a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7122 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-02-26T22:36:17Z2021-02-26T22:36:17Z2018GUSE, C. B. A integração entre as habilidades de cantar e atuar e a autonomia criativa como requisitos básicos para a credibilidade cênica na performance do cantor lírico. Revista Música Hodie, v. 18, n. 2, p. 286-295, 7 dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/52850. Acesso em: 25 de fev. de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7122https://doi.org/10.5216/mh.v18i2.52850O conteúdo deste artigo faz parte da pesquisa de doutorado em música realizada pela autora e pretende assinalar que a credibilidade cênica na performance do cantor lírico se faz presente a partir da sua capacidade em integrar suas habilidades de cantar e atuar e em possuir autonomia criativa suficiente que lhe permita construir um senso de verdade cênica ao longo de sua performance. Traz-se uma breve revisão sobre reflexões a respeito do desenvolvimento cênico dos cantores líricos realizadas por três importantes diretores de ópera atuantes no século XX – Boris Goldovsky, Walter Felsenstein e Wesley Balk – como forma de argumentar este apontamento.porUFGAtuação cênicaCantor líricoÓperaCantar-atuarScenic performanceClassical singerSinging-actingA integração entre as habilidades de cantar e atuar e a autonomia criativa como requisitos básicos para a credibilidade cênica na performance do cantor lírico.The integration between singing and acting skills and creative autonomy as the basic requirements for a scenic credibility in the classical singer’s performance.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleGuse, Cristine Belloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTA_integracao_entre_as_habilidades_de_cantar_e_atuar.pdf.txtA_integracao_entre_as_habilidades_de_cantar_e_atuar.pdf.txtExtracted texttext/plain42566http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7122/6/A_integracao_entre_as_habilidades_de_cantar_e_atuar.pdf.txtac04266d39c9dd387e51a0eb3ebcd6d6MD56open accessTHUMBNAILA_integracao_entre_as_habilidades_de_cantar_e_atuar.pdf.jpgA_integracao_entre_as_habilidades_de_cantar_e_atuar.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1572http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7122/7/A_integracao_entre_as_habilidades_de_cantar_e_atuar.pdf.jpg204c6c8707c56dca0cdef6c2dd80a135MD57open accessORIGINALA_integracao_entre_as_habilidades_de_cantar_e_atuar.pdfA_integracao_entre_as_habilidades_de_cantar_e_atuar.pdfapplication/pdf208696http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7122/1/A_integracao_entre_as_habilidades_de_cantar_e_atuar.pdfdc00401e8d5d7af66e7289ad1f0229a9MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7122/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7122/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7122/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7122/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/71222023-07-13 07:02:01.712open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7122VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T10:02:01Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A integração entre as habilidades de cantar e atuar e a autonomia criativa como requisitos básicos para a credibilidade cênica na performance do cantor lírico. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The integration between singing and acting skills and creative autonomy as the basic requirements for a scenic credibility in the classical singer’s performance. |
title |
A integração entre as habilidades de cantar e atuar e a autonomia criativa como requisitos básicos para a credibilidade cênica na performance do cantor lírico. |
spellingShingle |
A integração entre as habilidades de cantar e atuar e a autonomia criativa como requisitos básicos para a credibilidade cênica na performance do cantor lírico. Guse, Cristine Bello Atuação cênica Cantor lírico Ópera Cantar-atuar Scenic performance Classical singer Singing-acting |
title_short |
A integração entre as habilidades de cantar e atuar e a autonomia criativa como requisitos básicos para a credibilidade cênica na performance do cantor lírico. |
title_full |
A integração entre as habilidades de cantar e atuar e a autonomia criativa como requisitos básicos para a credibilidade cênica na performance do cantor lírico. |
title_fullStr |
A integração entre as habilidades de cantar e atuar e a autonomia criativa como requisitos básicos para a credibilidade cênica na performance do cantor lírico. |
title_full_unstemmed |
A integração entre as habilidades de cantar e atuar e a autonomia criativa como requisitos básicos para a credibilidade cênica na performance do cantor lírico. |
title_sort |
A integração entre as habilidades de cantar e atuar e a autonomia criativa como requisitos básicos para a credibilidade cênica na performance do cantor lírico. |
author |
Guse, Cristine Bello |
author_facet |
Guse, Cristine Bello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guse, Cristine Bello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atuação cênica Cantor lírico Ópera Cantar-atuar Scenic performance Classical singer Singing-acting |
topic |
Atuação cênica Cantor lírico Ópera Cantar-atuar Scenic performance Classical singer Singing-acting |
description |
O conteúdo deste artigo faz parte da pesquisa de doutorado em música realizada pela autora e pretende assinalar que a credibilidade cênica na performance do cantor lírico se faz presente a partir da sua capacidade em integrar suas habilidades de cantar e atuar e em possuir autonomia criativa suficiente que lhe permita construir um senso de verdade cênica ao longo de sua performance. Traz-se uma breve revisão sobre reflexões a respeito do desenvolvimento cênico dos cantores líricos realizadas por três importantes diretores de ópera atuantes no século XX – Boris Goldovsky, Walter Felsenstein e Wesley Balk – como forma de argumentar este apontamento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-26T22:36:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-02-26T22:36:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GUSE, C. B. A integração entre as habilidades de cantar e atuar e a autonomia criativa como requisitos básicos para a credibilidade cênica na performance do cantor lírico. Revista Música Hodie, v. 18, n. 2, p. 286-295, 7 dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/52850. Acesso em: 25 de fev. de 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7122 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.5216/mh.v18i2.52850 |
identifier_str_mv |
GUSE, C. B. A integração entre as habilidades de cantar e atuar e a autonomia criativa como requisitos básicos para a credibilidade cênica na performance do cantor lírico. Revista Música Hodie, v. 18, n. 2, p. 286-295, 7 dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/52850. Acesso em: 25 de fev. de 2021. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7122 https://doi.org/10.5216/mh.v18i2.52850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFG |
publisher.none.fl_str_mv |
UFG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7122/6/A_integracao_entre_as_habilidades_de_cantar_e_atuar.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7122/7/A_integracao_entre_as_habilidades_de_cantar_e_atuar.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7122/1/A_integracao_entre_as_habilidades_de_cantar_e_atuar.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7122/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7122/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7122/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7122/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ac04266d39c9dd387e51a0eb3ebcd6d6 204c6c8707c56dca0cdef6c2dd80a135 dc00401e8d5d7af66e7289ad1f0229a9 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710179833741312 |