A abordagem fenomenológica e sua relação com mapas mentais no processo de ensino aprendizagem em geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, Raíssa Brum Gonçalves de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4791
Resumo: A presente pesquisa tem seu foco de estudo na abordagem da fenomenologia relacionada com o uso dos mapas mentais, no processo de ensino aprendizagem de geografia. O objetivo principal desta proposta, está em desenvolver práticas e metodologias através da elaboração de mapas mentais, os quais possibilitam a mediação do ensino da Geografia a partir da abordagem fenomenológica, tendo a Paisagem como objeto de estudo. Metodologicamente, a pesquisa estrutura-se da seguinte forma: levantamento bibliográfico, tendo a contribuição de autores como Yi-Fu Tuan, Helena Copetti Callai, Lana de Souza Cavalcanti, Sonia Maria Vanzella Castellar, Salete Kozel, Jorn Seemann. Nesse sentido, partiu-se, do método de análise, o qual identifica o olhar geográfico de onde se determina o método analítico. Assim, a fundamentação teórica delineia seu percurso num enfoque de análise espacial da paisagem na geografia humanista e cultural, na multiplicidade do sujeito em olhar e interpretar o espaço de acordo com sentimentos, pertencimentos e a sua memória que remete a uma determinada simbologia social. Conseguinte, estabelece-se um diálogo a respeito da cartografia escolar como maneira de exteriorizar a linguagem múltipla escolar, no ensino de Geografia, e também uma prática expressiva para os alunos conseguirem ler e representar os fenômenos da paisagem escolar.Na sequência, faz-se a contextualização e a caracterização do campo de estudo, a Escola Estadual de Ensino Médio Areal (E.E.E.M.A) localizada no bairro Areal, Pelotas – RS, tem o recorte espacial da paisagem analisada e a definição dos sujeitos envolvidos no trabalho. Já em relação aos resultados obtidos na pesquisa, a confecção dos mapas mentais pelos alunos consegue captar a paisagem vivida, experenciada e percebida. Com a análise e interpretação dos mapas mentais, identifica-se a pluralidade de revelações da paisagem escolar, como principais lugares de convivência, afetividade, desafeto, conhecimento, prazeres, entre outros pelos alunos; e, também, reforça-se a relevância da cartografia escolar como instrumento potencializador de saberes geográficos.
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spelling 2019-10-11T23:32:36Z2019-10-112019-10-11T23:32:36Z2018-06-14AVILA, Raissa Brum Gonçalves de. The Phenomenological Approach and its Relationship with Mental Maps in the Teaching Process Learning in Geography. 2018. 127f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4791A presente pesquisa tem seu foco de estudo na abordagem da fenomenologia relacionada com o uso dos mapas mentais, no processo de ensino aprendizagem de geografia. O objetivo principal desta proposta, está em desenvolver práticas e metodologias através da elaboração de mapas mentais, os quais possibilitam a mediação do ensino da Geografia a partir da abordagem fenomenológica, tendo a Paisagem como objeto de estudo. Metodologicamente, a pesquisa estrutura-se da seguinte forma: levantamento bibliográfico, tendo a contribuição de autores como Yi-Fu Tuan, Helena Copetti Callai, Lana de Souza Cavalcanti, Sonia Maria Vanzella Castellar, Salete Kozel, Jorn Seemann. Nesse sentido, partiu-se, do método de análise, o qual identifica o olhar geográfico de onde se determina o método analítico. Assim, a fundamentação teórica delineia seu percurso num enfoque de análise espacial da paisagem na geografia humanista e cultural, na multiplicidade do sujeito em olhar e interpretar o espaço de acordo com sentimentos, pertencimentos e a sua memória que remete a uma determinada simbologia social. Conseguinte, estabelece-se um diálogo a respeito da cartografia escolar como maneira de exteriorizar a linguagem múltipla escolar, no ensino de Geografia, e também uma prática expressiva para os alunos conseguirem ler e representar os fenômenos da paisagem escolar.Na sequência, faz-se a contextualização e a caracterização do campo de estudo, a Escola Estadual de Ensino Médio Areal (E.E.E.M.A) localizada no bairro Areal, Pelotas – RS, tem o recorte espacial da paisagem analisada e a definição dos sujeitos envolvidos no trabalho. Já em relação aos resultados obtidos na pesquisa, a confecção dos mapas mentais pelos alunos consegue captar a paisagem vivida, experenciada e percebida. Com a análise e interpretação dos mapas mentais, identifica-se a pluralidade de revelações da paisagem escolar, como principais lugares de convivência, afetividade, desafeto, conhecimento, prazeres, entre outros pelos alunos; e, também, reforça-se a relevância da cartografia escolar como instrumento potencializador de saberes geográficos.The present research focus in the phenomenology approach, related to the use of mental maps, in the geography teaching learning process. The main objective of this work was to develop practices and methodologies through the elaboration of mental maps, which made possible the mediation of geography teaching from the phenomenological approach, with the landscape as object of study. Methodologically, the research was structured as follows: bibliographical review, having the contribution of authors as Yi-Fu Tuan, Helena Copetti Callai, Lana de Souza Cavalcanti, Sonia Maria Vanzella Castellar, Salete Kozel, Jorn SeemannThe research was based on the analysis method, which identifies the geographical view of where is determined the analytical method. Thus, the theoretical background outlined its path in an approach of spatial analysis of the landscape in the humanist and cultural geography, in the multiplicity of the subject whereas looking and interpreting the space, accordingly to their feelings and belongings, and in the memory that refers to a certain social symbology. In the sequence, it was established a dialogue regarding the school cartography as a way of externalizing the multiple language of school in the geography teaching, as well as an expressive practice for the students to be able to read and to represent the phenomena of the school landscape.Besides that, it was made the contextualization and the characterization of the field of study, the Escola Estadual de Ensino Médio Areal (EEEMA, Areal State High School), that is located in the Areal district, Pelotas, Rio Grande do Sul, with the spatial clipping of the analyzed landscape and the definition of the subjects involved in the work.Regarding the results obtained in the research, the making of mental maps by the students was able to capture the lived, experienced and perceived landscape; and with the analysis and interpretation of the mental maps, the plurality of the revelations of the school landscape was identified, as main living spaces, affectivity, dislikes, knowledge, pleasures, among others regarding the students, and the relevance of the school cartography as instruments that enhance the geographical knowledge.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAFenomenologiaMapas mentaisEnsino de geografiaCartografia escolarPhenomenologyMental mapsGeography teachingSchool cartographyA abordagem fenomenológica e sua relação com mapas mentais no processo de ensino aprendizagem em geografiaThe phenomenological approach and its relationship with mental maps in the teaching process learning in geography.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/0935384199606524http://lattes.cnpq.br/5122075802019310Spironello, Rosangela LurdesÁvila, Raíssa Brum Gonçalves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTRaissa_Brum_Goncalves_Avila_Dissertacao.pdf.txtRaissa_Brum_Goncalves_Avila_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain244911http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4791/6/Raissa_Brum_Goncalves_Avila_Dissertacao.pdf.txt3bbf800c117660ea7567392fc667927dMD56open accessTHUMBNAILRaissa_Brum_Goncalves_Avila_Dissertacao.pdf.jpgRaissa_Brum_Goncalves_Avila_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1286http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4791/7/Raissa_Brum_Goncalves_Avila_Dissertacao.pdf.jpg6e0fc335b4d8c4d45de04aa40ea841aaMD57open accessORIGINALRaissa_Brum_Goncalves_Avila_Dissertacao.pdfRaissa_Brum_Goncalves_Avila_Dissertacao.pdfapplication/pdf3755932http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4791/1/Raissa_Brum_Goncalves_Avila_Dissertacao.pdf02cc00a293c3146c897d7035ded45b19MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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