Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Andréia Texeira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martins, Juliana dos Santos, Camargo, Síglia Pimentel Höher
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9913
Resumo: Algumas evidências demonstram que crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem apresentar comprometimentos nas funções executivas, que envolve inibição de respostas, planejamento e flexibilidade cognitiva. Nesse sentido, torna-se importante estratégias pedagógicas que possam favorecer o desenvolvimento e a participação das crianças com TEA no contexto escolar, como a autorregulação da aprendizagem. A autorregulação pode contribuir para o desempenho dos alunos com TEA na realização das tarefas escolares, pois implica o envolvimento ativo do aluno no seu processo de aprendizagem, através de um modelo cíclico que perpassa pelas fases de planejamento, execução e avaliação. A co-regulação apresenta-se como um suporte para este processo autorregulatório, fornecendo apoio para o estudante, através dos colegas, professores, ferramentas e recursos. Por isso, o objetivo deste artigo foi de verificar as contribuições dos estudos nacionais e internacionais que contemplem a co-regulação para o desenvolvimento de alunos com autismo. Foi realizada uma busca de estudos através dos Periódicos Capes, que resultou em sete estudos, que tinham como enfoque a regulação emocional das crianças com TEA, sendo que os papéis de agentes co-reguladores foram cumpridos pelos pais das crianças, em sua maioria. Através desta revisão, percebeu-se que o suporte dos pais e da professora foram importantes para a regulação emocional dos participantes com TEA. Atenta-se para a necessidade de mais estudos que investiguem o papel da co-regulação no contexto escolar, através dos professores, dos colegas e de outros materiais, visando a melhora de outros comportamentos como interação e participação das crianças com TEA.
id UFPL_1f190f52a8752b80e2b69d5baf45acf8
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9913
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2023-08-07T15:13:10Z2023-08-07T15:13:10Z2019LEÃO, Andréia Texeira; MARTINS, Juliana dos Santos; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher Camargo. Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Revista Gepesvida, n.13, v.5, 2019.2447-3545http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9913Algumas evidências demonstram que crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem apresentar comprometimentos nas funções executivas, que envolve inibição de respostas, planejamento e flexibilidade cognitiva. Nesse sentido, torna-se importante estratégias pedagógicas que possam favorecer o desenvolvimento e a participação das crianças com TEA no contexto escolar, como a autorregulação da aprendizagem. A autorregulação pode contribuir para o desempenho dos alunos com TEA na realização das tarefas escolares, pois implica o envolvimento ativo do aluno no seu processo de aprendizagem, através de um modelo cíclico que perpassa pelas fases de planejamento, execução e avaliação. A co-regulação apresenta-se como um suporte para este processo autorregulatório, fornecendo apoio para o estudante, através dos colegas, professores, ferramentas e recursos. Por isso, o objetivo deste artigo foi de verificar as contribuições dos estudos nacionais e internacionais que contemplem a co-regulação para o desenvolvimento de alunos com autismo. Foi realizada uma busca de estudos através dos Periódicos Capes, que resultou em sete estudos, que tinham como enfoque a regulação emocional das crianças com TEA, sendo que os papéis de agentes co-reguladores foram cumpridos pelos pais das crianças, em sua maioria. Através desta revisão, percebeu-se que o suporte dos pais e da professora foram importantes para a regulação emocional dos participantes com TEA. Atenta-se para a necessidade de mais estudos que investiguem o papel da co-regulação no contexto escolar, através dos professores, dos colegas e de outros materiais, visando a melhora de outros comportamentos como interação e participação das crianças com TEA.porRevista GepesvidaCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTranstorno do Espectro do AutismoCo-regulaçãoInclusão escolarRevisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleLeão, Andréia TexeiraMartins, Juliana dos SantosCamargo, Síglia Pimentel Höherreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTREVISÃO DE ESTUDOS SOBRE A CO-REGULAÇÃO PARA ALUNOS COM .pdf.txtREVISÃO DE ESTUDOS SOBRE A CO-REGULAÇÃO PARA ALUNOS COM .pdf.txtExtracted texttext/plain26095http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9913/3/REVIS%c3%83O%20DE%20ESTUDOS%20SOBRE%20A%20CO-REGULA%c3%87%c3%83O%20PARA%20ALUNOS%20COM%20.pdf.txtc1b6847a1c4fdc7cc13cf9f76c6139f9MD53open accessTHUMBNAILREVISÃO DE ESTUDOS SOBRE A CO-REGULAÇÃO PARA ALUNOS COM .pdf.jpgREVISÃO DE ESTUDOS SOBRE A CO-REGULAÇÃO PARA ALUNOS COM .pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1557http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9913/4/REVIS%c3%83O%20DE%20ESTUDOS%20SOBRE%20A%20CO-REGULA%c3%87%c3%83O%20PARA%20ALUNOS%20COM%20.pdf.jpgba3bd589fe86b1385c08cfa54b6db108MD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9913/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessORIGINALREVISÃO DE ESTUDOS SOBRE A CO-REGULAÇÃO PARA ALUNOS COM .pdfREVISÃO DE ESTUDOS SOBRE A CO-REGULAÇÃO PARA ALUNOS COM .pdfapplication/pdf162422http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9913/1/REVIS%c3%83O%20DE%20ESTUDOS%20SOBRE%20A%20CO-REGULA%c3%87%c3%83O%20PARA%20ALUNOS%20COM%20.pdf91c23e525463c71c4d81cd4b7856b9c1MD51open accessprefix/99132023-08-08 03:01:00.134open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9913VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-08-08T06:01Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista
title Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista
spellingShingle Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista
Leão, Andréia Texeira
Transtorno do Espectro do Autismo
Co-regulação
Inclusão escolar
title_short Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista
title_full Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista
title_fullStr Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista
title_full_unstemmed Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista
title_sort Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista
author Leão, Andréia Texeira
author_facet Leão, Andréia Texeira
Martins, Juliana dos Santos
Camargo, Síglia Pimentel Höher
author_role author
author2 Martins, Juliana dos Santos
Camargo, Síglia Pimentel Höher
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Andréia Texeira
Martins, Juliana dos Santos
Camargo, Síglia Pimentel Höher
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro do Autismo
Co-regulação
Inclusão escolar
topic Transtorno do Espectro do Autismo
Co-regulação
Inclusão escolar
description Algumas evidências demonstram que crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem apresentar comprometimentos nas funções executivas, que envolve inibição de respostas, planejamento e flexibilidade cognitiva. Nesse sentido, torna-se importante estratégias pedagógicas que possam favorecer o desenvolvimento e a participação das crianças com TEA no contexto escolar, como a autorregulação da aprendizagem. A autorregulação pode contribuir para o desempenho dos alunos com TEA na realização das tarefas escolares, pois implica o envolvimento ativo do aluno no seu processo de aprendizagem, através de um modelo cíclico que perpassa pelas fases de planejamento, execução e avaliação. A co-regulação apresenta-se como um suporte para este processo autorregulatório, fornecendo apoio para o estudante, através dos colegas, professores, ferramentas e recursos. Por isso, o objetivo deste artigo foi de verificar as contribuições dos estudos nacionais e internacionais que contemplem a co-regulação para o desenvolvimento de alunos com autismo. Foi realizada uma busca de estudos através dos Periódicos Capes, que resultou em sete estudos, que tinham como enfoque a regulação emocional das crianças com TEA, sendo que os papéis de agentes co-reguladores foram cumpridos pelos pais das crianças, em sua maioria. Através desta revisão, percebeu-se que o suporte dos pais e da professora foram importantes para a regulação emocional dos participantes com TEA. Atenta-se para a necessidade de mais estudos que investiguem o papel da co-regulação no contexto escolar, através dos professores, dos colegas e de outros materiais, visando a melhora de outros comportamentos como interação e participação das crianças com TEA.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-07T15:13:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-07T15:13:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEÃO, Andréia Texeira; MARTINS, Juliana dos Santos; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher Camargo. Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Revista Gepesvida, n.13, v.5, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9913
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2447-3545
identifier_str_mv LEÃO, Andréia Texeira; MARTINS, Juliana dos Santos; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher Camargo. Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Revista Gepesvida, n.13, v.5, 2019.
2447-3545
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Gepesvida
publisher.none.fl_str_mv Revista Gepesvida
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9913/3/REVIS%c3%83O%20DE%20ESTUDOS%20SOBRE%20A%20CO-REGULA%c3%87%c3%83O%20PARA%20ALUNOS%20COM%20.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9913/4/REVIS%c3%83O%20DE%20ESTUDOS%20SOBRE%20A%20CO-REGULA%c3%87%c3%83O%20PARA%20ALUNOS%20COM%20.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9913/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9913/1/REVIS%c3%83O%20DE%20ESTUDOS%20SOBRE%20A%20CO-REGULA%c3%87%c3%83O%20PARA%20ALUNOS%20COM%20.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c1b6847a1c4fdc7cc13cf9f76c6139f9
ba3bd589fe86b1385c08cfa54b6db108
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
91c23e525463c71c4d81cd4b7856b9c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710126225293312