Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9913 |
Resumo: | Algumas evidências demonstram que crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem apresentar comprometimentos nas funções executivas, que envolve inibição de respostas, planejamento e flexibilidade cognitiva. Nesse sentido, torna-se importante estratégias pedagógicas que possam favorecer o desenvolvimento e a participação das crianças com TEA no contexto escolar, como a autorregulação da aprendizagem. A autorregulação pode contribuir para o desempenho dos alunos com TEA na realização das tarefas escolares, pois implica o envolvimento ativo do aluno no seu processo de aprendizagem, através de um modelo cíclico que perpassa pelas fases de planejamento, execução e avaliação. A co-regulação apresenta-se como um suporte para este processo autorregulatório, fornecendo apoio para o estudante, através dos colegas, professores, ferramentas e recursos. Por isso, o objetivo deste artigo foi de verificar as contribuições dos estudos nacionais e internacionais que contemplem a co-regulação para o desenvolvimento de alunos com autismo. Foi realizada uma busca de estudos através dos Periódicos Capes, que resultou em sete estudos, que tinham como enfoque a regulação emocional das crianças com TEA, sendo que os papéis de agentes co-reguladores foram cumpridos pelos pais das crianças, em sua maioria. Através desta revisão, percebeu-se que o suporte dos pais e da professora foram importantes para a regulação emocional dos participantes com TEA. Atenta-se para a necessidade de mais estudos que investiguem o papel da co-regulação no contexto escolar, através dos professores, dos colegas e de outros materiais, visando a melhora de outros comportamentos como interação e participação das crianças com TEA. |
id |
UFPL_1f190f52a8752b80e2b69d5baf45acf8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9913 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-08-07T15:13:10Z2023-08-07T15:13:10Z2019LEÃO, Andréia Texeira; MARTINS, Juliana dos Santos; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher Camargo. Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Revista Gepesvida, n.13, v.5, 2019.2447-3545http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9913Algumas evidências demonstram que crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem apresentar comprometimentos nas funções executivas, que envolve inibição de respostas, planejamento e flexibilidade cognitiva. Nesse sentido, torna-se importante estratégias pedagógicas que possam favorecer o desenvolvimento e a participação das crianças com TEA no contexto escolar, como a autorregulação da aprendizagem. A autorregulação pode contribuir para o desempenho dos alunos com TEA na realização das tarefas escolares, pois implica o envolvimento ativo do aluno no seu processo de aprendizagem, através de um modelo cíclico que perpassa pelas fases de planejamento, execução e avaliação. A co-regulação apresenta-se como um suporte para este processo autorregulatório, fornecendo apoio para o estudante, através dos colegas, professores, ferramentas e recursos. Por isso, o objetivo deste artigo foi de verificar as contribuições dos estudos nacionais e internacionais que contemplem a co-regulação para o desenvolvimento de alunos com autismo. Foi realizada uma busca de estudos através dos Periódicos Capes, que resultou em sete estudos, que tinham como enfoque a regulação emocional das crianças com TEA, sendo que os papéis de agentes co-reguladores foram cumpridos pelos pais das crianças, em sua maioria. Através desta revisão, percebeu-se que o suporte dos pais e da professora foram importantes para a regulação emocional dos participantes com TEA. Atenta-se para a necessidade de mais estudos que investiguem o papel da co-regulação no contexto escolar, através dos professores, dos colegas e de outros materiais, visando a melhora de outros comportamentos como interação e participação das crianças com TEA.porRevista GepesvidaCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTranstorno do Espectro do AutismoCo-regulaçãoInclusão escolarRevisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleLeão, Andréia TexeiraMartins, Juliana dos SantosCamargo, Síglia Pimentel Höherreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTREVISÃO DE ESTUDOS SOBRE A CO-REGULAÇÃO PARA ALUNOS COM .pdf.txtREVISÃO DE ESTUDOS SOBRE A CO-REGULAÇÃO PARA ALUNOS COM .pdf.txtExtracted texttext/plain26095http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9913/3/REVIS%c3%83O%20DE%20ESTUDOS%20SOBRE%20A%20CO-REGULA%c3%87%c3%83O%20PARA%20ALUNOS%20COM%20.pdf.txtc1b6847a1c4fdc7cc13cf9f76c6139f9MD53open accessTHUMBNAILREVISÃO DE ESTUDOS SOBRE A CO-REGULAÇÃO PARA ALUNOS COM .pdf.jpgREVISÃO DE ESTUDOS SOBRE A CO-REGULAÇÃO PARA ALUNOS COM .pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1557http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9913/4/REVIS%c3%83O%20DE%20ESTUDOS%20SOBRE%20A%20CO-REGULA%c3%87%c3%83O%20PARA%20ALUNOS%20COM%20.pdf.jpgba3bd589fe86b1385c08cfa54b6db108MD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9913/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessORIGINALREVISÃO DE ESTUDOS SOBRE A CO-REGULAÇÃO PARA ALUNOS COM .pdfREVISÃO DE ESTUDOS SOBRE A CO-REGULAÇÃO PARA ALUNOS COM .pdfapplication/pdf162422http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9913/1/REVIS%c3%83O%20DE%20ESTUDOS%20SOBRE%20A%20CO-REGULA%c3%87%c3%83O%20PARA%20ALUNOS%20COM%20.pdf91c23e525463c71c4d81cd4b7856b9c1MD51open accessprefix/99132023-08-08 03:01:00.134open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9913VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-08-08T06:01Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista |
title |
Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista |
spellingShingle |
Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista Leão, Andréia Texeira Transtorno do Espectro do Autismo Co-regulação Inclusão escolar |
title_short |
Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista |
title_full |
Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista |
title_fullStr |
Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista |
title_full_unstemmed |
Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista |
title_sort |
Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista |
author |
Leão, Andréia Texeira |
author_facet |
Leão, Andréia Texeira Martins, Juliana dos Santos Camargo, Síglia Pimentel Höher |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Juliana dos Santos Camargo, Síglia Pimentel Höher |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leão, Andréia Texeira Martins, Juliana dos Santos Camargo, Síglia Pimentel Höher |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do Espectro do Autismo Co-regulação Inclusão escolar |
topic |
Transtorno do Espectro do Autismo Co-regulação Inclusão escolar |
description |
Algumas evidências demonstram que crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem apresentar comprometimentos nas funções executivas, que envolve inibição de respostas, planejamento e flexibilidade cognitiva. Nesse sentido, torna-se importante estratégias pedagógicas que possam favorecer o desenvolvimento e a participação das crianças com TEA no contexto escolar, como a autorregulação da aprendizagem. A autorregulação pode contribuir para o desempenho dos alunos com TEA na realização das tarefas escolares, pois implica o envolvimento ativo do aluno no seu processo de aprendizagem, através de um modelo cíclico que perpassa pelas fases de planejamento, execução e avaliação. A co-regulação apresenta-se como um suporte para este processo autorregulatório, fornecendo apoio para o estudante, através dos colegas, professores, ferramentas e recursos. Por isso, o objetivo deste artigo foi de verificar as contribuições dos estudos nacionais e internacionais que contemplem a co-regulação para o desenvolvimento de alunos com autismo. Foi realizada uma busca de estudos através dos Periódicos Capes, que resultou em sete estudos, que tinham como enfoque a regulação emocional das crianças com TEA, sendo que os papéis de agentes co-reguladores foram cumpridos pelos pais das crianças, em sua maioria. Através desta revisão, percebeu-se que o suporte dos pais e da professora foram importantes para a regulação emocional dos participantes com TEA. Atenta-se para a necessidade de mais estudos que investiguem o papel da co-regulação no contexto escolar, através dos professores, dos colegas e de outros materiais, visando a melhora de outros comportamentos como interação e participação das crianças com TEA. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-07T15:13:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-07T15:13:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEÃO, Andréia Texeira; MARTINS, Juliana dos Santos; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher Camargo. Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Revista Gepesvida, n.13, v.5, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9913 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2447-3545 |
identifier_str_mv |
LEÃO, Andréia Texeira; MARTINS, Juliana dos Santos; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher Camargo. Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Revista Gepesvida, n.13, v.5, 2019. 2447-3545 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC BY-NC-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC BY-NC-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Gepesvida |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Gepesvida |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9913/3/REVIS%c3%83O%20DE%20ESTUDOS%20SOBRE%20A%20CO-REGULA%c3%87%c3%83O%20PARA%20ALUNOS%20COM%20.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9913/4/REVIS%c3%83O%20DE%20ESTUDOS%20SOBRE%20A%20CO-REGULA%c3%87%c3%83O%20PARA%20ALUNOS%20COM%20.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9913/2/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9913/1/REVIS%c3%83O%20DE%20ESTUDOS%20SOBRE%20A%20CO-REGULA%c3%87%c3%83O%20PARA%20ALUNOS%20COM%20.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c1b6847a1c4fdc7cc13cf9f76c6139f9 ba3bd589fe86b1385c08cfa54b6db108 fbd6c74465857056e3ca572d7586661b 91c23e525463c71c4d81cd4b7856b9c1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710126225293312 |