Concepções sobre a Matemática e seu ensino de estudantes do curso de Pedagogia da UFPel
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6566 |
Resumo: | Compartilhando das ideias sobre concepções de João Pedro Ponte, buscou-se refletir sobre como se (re)constituem as concepções sobre a Matemática e seu ensino de estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas. A construção do referencial teórico resultou na sustentação da hipótese que fundamenta esta dissertação, de que há existência de influência mútua das vertentes social e individual na (re)constituição das concepções sobre a Matemática e seu ensino de futuras/os professoras/es dos anos iniciais formadas/os na UFPel. Assim, essas concepções estão em constante movimento de formação, sendo constituídas pela significação individual das várias fontes sociais, culturais e científicas, e atreladas à prática pedagógica. A vertente social, conduziu à investigação dos diferentes aspectos da Educação Básica, da Graduação e das Práticas Pedagógicas que atuam nessa (re)constituição. O objetivo foi identificar quais as concepções sobre a Matemática e seu ensino são manifestadas por estudantes do Curso de Pedagogia da UFPel e os diferentes aspectos que as compõem. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com as/os estudantes do último semestre do Curso de Pedagogia da UFPel. Esta pesquisa qualitativa desenvolveu um estudo de caso juntamente a nove licenciandas/os de Pedagogia da UFPel. Utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para análise dos dados (desenho coletivo e entrevista semiestruturada). Os dados mostraram que as concepções sobre a Matemática e seu ensino desse grupo de estudantes refletiram: o modelo tradicional como método de ensino – professor ensina, alunos aprendem ao fazer exercícios (Aspectos da Educação Básica); separação entre teoria (foco na aprendizagem da criança) e prática (experiências de ensino na escola) e falta de estudo sistematizado de metodologias de ensino de Matemática (Aspectos da Graduação); na falta de orientação metodológica, as/os futuras/os professoras/es, durante a realização do estágio, ou repetiam o modo com o qual haviam sido ensinados ou buscavam referências na internet e em outros colegas (Aspectos da Prática Pedagógica). Assim, a presença de aspectos relativos à Educação Básica, à Graduação e às Práticas Pedagógicas foram identificados na (re)constituição das concepções sobre a Matemática e seu ensino. |
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2020-10-08T20:52:37Z2020-10-08T20:52:37Z2019-07-17FAGUNDES, Jessica Pedroso. Concepções sobre a Matemática e seu ensino de estudantes do Curso de Pedagogia da UFPel 2019. 98f. Dissertação (Mestrado Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6566Compartilhando das ideias sobre concepções de João Pedro Ponte, buscou-se refletir sobre como se (re)constituem as concepções sobre a Matemática e seu ensino de estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas. A construção do referencial teórico resultou na sustentação da hipótese que fundamenta esta dissertação, de que há existência de influência mútua das vertentes social e individual na (re)constituição das concepções sobre a Matemática e seu ensino de futuras/os professoras/es dos anos iniciais formadas/os na UFPel. Assim, essas concepções estão em constante movimento de formação, sendo constituídas pela significação individual das várias fontes sociais, culturais e científicas, e atreladas à prática pedagógica. A vertente social, conduziu à investigação dos diferentes aspectos da Educação Básica, da Graduação e das Práticas Pedagógicas que atuam nessa (re)constituição. O objetivo foi identificar quais as concepções sobre a Matemática e seu ensino são manifestadas por estudantes do Curso de Pedagogia da UFPel e os diferentes aspectos que as compõem. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com as/os estudantes do último semestre do Curso de Pedagogia da UFPel. Esta pesquisa qualitativa desenvolveu um estudo de caso juntamente a nove licenciandas/os de Pedagogia da UFPel. Utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para análise dos dados (desenho coletivo e entrevista semiestruturada). Os dados mostraram que as concepções sobre a Matemática e seu ensino desse grupo de estudantes refletiram: o modelo tradicional como método de ensino – professor ensina, alunos aprendem ao fazer exercícios (Aspectos da Educação Básica); separação entre teoria (foco na aprendizagem da criança) e prática (experiências de ensino na escola) e falta de estudo sistematizado de metodologias de ensino de Matemática (Aspectos da Graduação); na falta de orientação metodológica, as/os futuras/os professoras/es, durante a realização do estágio, ou repetiam o modo com o qual haviam sido ensinados ou buscavam referências na internet e em outros colegas (Aspectos da Prática Pedagógica). Assim, a presença de aspectos relativos à Educação Básica, à Graduação e às Práticas Pedagógicas foram identificados na (re)constituição das concepções sobre a Matemática e seu ensino.Sharing the ideas about conceptions of João Pedro Ponte, this work sought to reflect about how the conceptions about Mathematics and its teaching by students of the Pedagogy Course at the Federal University of Pelotas are constituted/reconstituted. The construction of the theoretical reference resulted in the support of the hypothesis that underlies this reasoning, that there is a mutual influence of the social and individual aspects in the constitution/reconstitution of the conceptions about Mathematics and its teaching of the future teachers of the early years graduated at UFPel. Thus, these conceptions are in constant movement of generation, being constituted by the individual signification of the various social, cultural and scientific sources, and linked to the pedagogical practice. The social aspect conducted to the investigation of the different aspects of Basic Education, Graduation and Pedagogical Practices that act in this constitution/reconstitution. The purpose was to identify which conceptions about Mathematics and its teaching are manifested by students of the Pedagogy Course at UFPel and the different aspects that compose them. Therefore, a case study was conducted with the students of the last semester of the Pedagogy Course at UFPel. This qualitative research developed a case study with nine Pedagogy graduates from UFPel. The Collective Subject Discourse technique was used for data analysis (collective drawing and semi-structured interview). The data showed that the conceptions about Mathematics and its teaching of this group of students reflected: the traditional model as a teaching method - teacher teaches, students learn by doing exercises (Aspects of Basic Education); detachment between theory (focus on child learning) and practice (teaching experiences in school) and deficiency of systematic study of mathematics teaching methodologies (Aspects of Graduation); in the absence of methodological guidance, future teachers, during practice, either repeated the way they had been taught or sought references on the Internet and with other colleagues (Aspects of Pedagogical Practice). Therefore, the presence of aspects related to Basic Education, Graduation and Pedagogical Practices were identified in the constitution/reconstitution of the conceptions about Mathematics and its teaching.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUFPelBrasilInstituto de Física e MatemáticaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEducação matemáticaEnsino de MatemáticaFormação do professorPedagogiaConcepções sobre a Matemática e seu ensino de estudantes do curso de Pedagogia da UFPelConceptions about Mathematics and its teaching by students of the Pedagogy Course from UFPelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/3497307334704790http://lattes.cnpq.br/2144446854611974Hoffmann, Daniela StevaninFagundes, Jessica Pedrosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Jessica_Pedroso_Fagundes.pdf.txtDissertacao_Jessica_Pedroso_Fagundes.pdf.txtExtracted texttext/plain237429http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6566/6/Dissertacao_Jessica_Pedroso_Fagundes.pdf.txt9030bc22656970f366f7eed5081d5967MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Jessica_Pedroso_Fagundes.pdf.jpgDissertacao_Jessica_Pedroso_Fagundes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6566/7/Dissertacao_Jessica_Pedroso_Fagundes.pdf.jpg15d8064165706b6020191430ce1041d8MD57open accessORIGINALDissertacao_Jessica_Pedroso_Fagundes.pdfDissertacao_Jessica_Pedroso_Fagundes.pdfapplication/pdf1137683http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6566/1/Dissertacao_Jessica_Pedroso_Fagundes.pdfcefb30310bcd0f8e17c205f7dfa4af2fMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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