A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Simone Marques
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: CARVALHO, Ademar de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/853
Resumo: Este artigo apresenta um recorte de pesquisa sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática. Indaga-se: o professor graduado em Pedagogia, para ensinar a Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enfrenta que desafios? Para realizar este estudo, utiliza-se o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. Analisa-se a organização dos currículos de cinco cursos de Licenciatura em Pedagogia no Estado de Mato Grosso. O resultado da investigação evidencia que os desafios enfrentados residem na formação do professor e na organização da escola.AbstractThis article presents a research outline about the formation of the pedagogue and the teaching of Mathematics. It is questioned: the graduated teacher in pedagogy, to teach mathematics in the Initials Years of fundamental teaching, face what challenges? In order to realize this study, it was used the questionnaire, the semistructured interview and the analysis of documents. It is analyzed the organization of curriculae of five courses of licensing in Pedagogy in the state of MatoGrosso. The result of the investigation evidences that the challenges faced reside in the teacher formation and in the school organization.Keywords: Teachers’ formation. Pedagogy. Mathematics Teaching.
id UFMT-3_0d1a964a10c26f9a69450bb1770c5dbe
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/853
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemáticaFormação de Professores. Pedagogia. Ensino da Matemática.Educação MatemáticaEste artigo apresenta um recorte de pesquisa sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática. Indaga-se: o professor graduado em Pedagogia, para ensinar a Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enfrenta que desafios? Para realizar este estudo, utiliza-se o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. Analisa-se a organização dos currículos de cinco cursos de Licenciatura em Pedagogia no Estado de Mato Grosso. O resultado da investigação evidencia que os desafios enfrentados residem na formação do professor e na organização da escola.AbstractThis article presents a research outline about the formation of the pedagogue and the teaching of Mathematics. It is questioned: the graduated teacher in pedagogy, to teach mathematics in the Initials Years of fundamental teaching, face what challenges? In order to realize this study, it was used the questionnaire, the semistructured interview and the analysis of documents. It is analyzed the organization of curriculae of five courses of licensing in Pedagogy in the state of MatoGrosso. The result of the investigation evidences that the challenges faced reside in the teacher formation and in the school organization.Keywords: Teachers’ formation. Pedagogy. Mathematics Teaching.Universidade Federal de Mato Grosso2013-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/85310.29286/rep.v22i48.853Revista de Educação Pública; v. 22 n. 48 (2013): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013; 165-1832238-20970104-596210.29286/rep.v22i48reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/853/654LIMA, Simone MarquesCARVALHO, Ademar de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:33Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/853Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:33Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática
title A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática
spellingShingle A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática
LIMA, Simone Marques
Formação de Professores. Pedagogia. Ensino da Matemática.
Educação Matemática
title_short A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática
title_full A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática
title_fullStr A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática
title_full_unstemmed A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática
title_sort A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática
author LIMA, Simone Marques
author_facet LIMA, Simone Marques
CARVALHO, Ademar de Lima
author_role author
author2 CARVALHO, Ademar de Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Simone Marques
CARVALHO, Ademar de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores. Pedagogia. Ensino da Matemática.
Educação Matemática
topic Formação de Professores. Pedagogia. Ensino da Matemática.
Educação Matemática
description Este artigo apresenta um recorte de pesquisa sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática. Indaga-se: o professor graduado em Pedagogia, para ensinar a Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enfrenta que desafios? Para realizar este estudo, utiliza-se o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. Analisa-se a organização dos currículos de cinco cursos de Licenciatura em Pedagogia no Estado de Mato Grosso. O resultado da investigação evidencia que os desafios enfrentados residem na formação do professor e na organização da escola.AbstractThis article presents a research outline about the formation of the pedagogue and the teaching of Mathematics. It is questioned: the graduated teacher in pedagogy, to teach mathematics in the Initials Years of fundamental teaching, face what challenges? In order to realize this study, it was used the questionnaire, the semistructured interview and the analysis of documents. It is analyzed the organization of curriculae of five courses of licensing in Pedagogy in the state of MatoGrosso. The result of the investigation evidences that the challenges faced reside in the teacher formation and in the school organization.Keywords: Teachers’ formation. Pedagogy. Mathematics Teaching.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/853
10.29286/rep.v22i48.853
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/853
identifier_str_mv 10.29286/rep.v22i48.853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/853/654
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 22 n. 48 (2013): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013; 165-183
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v22i48
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215167995904