A formação do pedagogo para o ensino da matemática: avanços, desafios e perspectivas:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes Medeiros de Oliveira, Mariana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: dos Reis Gusmão Andrade, Erika
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/327
Resumo: This article intends to work on the training of pedagogues for the Math Education, in which we will discuss the context where this training is taking place, the changes alleged, the challenges, developments and perspectives. The participants of the research were pedagogues who work in the teaching of basic education, and who had initial formation at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). We present the changes perceived by the training institution in the period from 2008 to 2020, dialoguing with the speech of these professionals, institutional data and the changes in legislation. We expect that our analyses will help in the reflection for the training of pedagogues/teachers who teach mathematics.
id UFLA-6_68949899c45a9a0daccb50eecc8509cc
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/327
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling A formação do pedagogo para o ensino da matemática: avanços, desafios e perspectivas: Ensino da matemática; Formação de professores; Pedagogia.This article intends to work on the training of pedagogues for the Math Education, in which we will discuss the context where this training is taking place, the changes alleged, the challenges, developments and perspectives. The participants of the research were pedagogues who work in the teaching of basic education, and who had initial formation at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). We present the changes perceived by the training institution in the period from 2008 to 2020, dialoguing with the speech of these professionals, institutional data and the changes in legislation. We expect that our analyses will help in the reflection for the training of pedagogues/teachers who teach mathematics.Esse artigo intenciona trabalhar a formação de pedagogas para o ensino da matemática, no qual discorreremos sobre o contexto em que está se dando essa formação, as mudanças percebidas, os desafios, avanços e perspectivas. Os participantes da pesquisa foram pedagogas que atuam na docência da educação básica, e que tiveram formação inicial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trazemos as mudanças percebidas pela instituição formadora no período de 2008 a 2020, dialogando com o discurso dessas profissionais, dados institucionais e as alterações da legislação. Esperamos que nossas análises auxiliem na reflexão para a formação das pedagogas/professoras que ensinam matemática.  EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2021-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/32710.30905/rde.v5i1.327Devir Educação; Bd. 5 Nr. 1 (2021): DEVIR EDUCAÇÃO; 4-23Devir Educação; Vol. 5 No. 1 (2021): DEVIR EDUCAÇÃO; 4-23Devir Educação; Vol. 5 Núm. 1 (2021): DEVIR EDUCAÇÃO; 4-23Devir Educação; v. 5 n. 1 (2021): DEVIR EDUCAÇÃO; 4-232526-849X10.30905/rde.v5i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/327/180https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/327/187Copyright (c) 2021 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess Antunes Medeiros de Oliveira, Mariana dos Reis Gusmão Andrade, Erika2023-12-31T13:57:01Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/327Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:57:01Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do pedagogo para o ensino da matemática: avanços, desafios e perspectivas:
title A formação do pedagogo para o ensino da matemática: avanços, desafios e perspectivas:
spellingShingle A formação do pedagogo para o ensino da matemática: avanços, desafios e perspectivas:
Antunes Medeiros de Oliveira, Mariana
Ensino da matemática; Formação de professores; Pedagogia.
title_short A formação do pedagogo para o ensino da matemática: avanços, desafios e perspectivas:
title_full A formação do pedagogo para o ensino da matemática: avanços, desafios e perspectivas:
title_fullStr A formação do pedagogo para o ensino da matemática: avanços, desafios e perspectivas:
title_full_unstemmed A formação do pedagogo para o ensino da matemática: avanços, desafios e perspectivas:
title_sort A formação do pedagogo para o ensino da matemática: avanços, desafios e perspectivas:
author Antunes Medeiros de Oliveira, Mariana
author_facet Antunes Medeiros de Oliveira, Mariana
dos Reis Gusmão Andrade, Erika
author_role author
author2 dos Reis Gusmão Andrade, Erika
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes Medeiros de Oliveira, Mariana
dos Reis Gusmão Andrade, Erika
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática; Formação de professores; Pedagogia.
topic Ensino da matemática; Formação de professores; Pedagogia.
description This article intends to work on the training of pedagogues for the Math Education, in which we will discuss the context where this training is taking place, the changes alleged, the challenges, developments and perspectives. The participants of the research were pedagogues who work in the teaching of basic education, and who had initial formation at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). We present the changes perceived by the training institution in the period from 2008 to 2020, dialoguing with the speech of these professionals, institutional data and the changes in legislation. We expect that our analyses will help in the reflection for the training of pedagogues/teachers who teach mathematics.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/327
10.30905/rde.v5i1.327
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/327
identifier_str_mv 10.30905/rde.v5i1.327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/327/180
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/327/187
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 5 Nr. 1 (2021): DEVIR EDUCAÇÃO; 4-23
Devir Educação; Vol. 5 No. 1 (2021): DEVIR EDUCAÇÃO; 4-23
Devir Educação; Vol. 5 Núm. 1 (2021): DEVIR EDUCAÇÃO; 4-23
Devir Educação; v. 5 n. 1 (2021): DEVIR EDUCAÇÃO; 4-23
2526-849X
10.30905/rde.v5i1
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053375037046784