Ensino de ciências na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma perspectiva inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourte, Andreia Domingues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7587
Resumo: A presente pesquisa teve como principal objetivo construir e analisar uma proposta pedagógica inclusiva, a partir de Unidades Didáticas de Ciências voltada à Educação Infantil, orientada pela teoria do desenvolvimento humano proposta por Bronfenbrenner e pelos princípios de Intervenção Precoce, tendo como sujeitos dois alunos com TEA de turmas distintas de uma Escola de Educação Infantil na Cidade de Pelotas/RS. A pesquisa se desenvolveu baseada em uma análise documental que possibilitou estudos sem exigir contato direto com os sujeitos de pesquisa, devido à Pandemia do COVID-19. Aproximando-se de uma abordagem qualitativa, permitiu uma relação mais estreita entre o pesquisador e os pesquisados, mesmo com o isolamento social, mantendo-se o contato pelas redes sociais. A análise documental, associada a abordagem qualitativa, permitiu a obtenção e a interpretação dos dados descritivos, não buscando dados exatos, mas analisando situações específicas do contexto investigado. A metodologia mais adequada a esse trabalho foi o estudo de caso, permitindo-nos aprofundar os estudos em dois perfis distintos, além do amplo e detalhado conhecimento, através das especificidades de cada sujeito de pesquisa, analisando os alunos de forma sistêmica, observando os contextos, onde estão inseridos e possibilitando resultados na forma de sugestões ou hipóteses e não como um estudo fechado e concluído. O referencial teórico desta pesquisa foi fundamentado também em outros estudos semelhantes que versam sobre temáticas aproximadas e em autores, como Almeida (2000, 2009, 2011), Rodrigues (2000), Rodrigues, Seixas e Piscalho (2017), Serrano, Pereira e Carvalho (2003), Serrano e Pereira (2011), Serrano (2012) e Serrano e Luque (2015) e as Legislações pertinentes de cada País (Brasil-Portugal), que orientam e asseguram as Práticas Inclusivas na Educação. No tratamento de dados, utilizou-se a análise descritiva, levando em consideração as contribuições teóricas, as práticas de IP, as Teorias do Desenvolvimento Humano e as práticas voltadas ao Ensino de Ciências na Educação Infantil que contribuem para o desenvolvimento dos pesquisados de forma efetiva. A elaboração da proposta pedagógica inclusiva, a partir das análises realizadas nos instrumentos de coleta de dados, indicaram que os temas explorados nas diferentes Unidades Didáticas podem ser boas alternativas para trabalhar a comunicação alternativa, os conceitos científicos, as práticas cidadãs e a autonomia. Considera-se que é possível, com Unidades Didáticas bastante distintas devido aos processos cognitivos singulares e individualizados e as necessidades e especificidades relatadas pelas famílias, contemplar as diversidades e necessidades dos demais alunos da sala de aula inclusiva.
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spelling 2021-05-29T00:50:41Z2021-05-282021-05-29T00:50:41Z2021-03-19BITENCOURTE, Andreia Domingues. O Ensino de Ciências na Educação Infantil: contribuições para o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma perspectiva Inclusiva. 2021. 165f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7587A presente pesquisa teve como principal objetivo construir e analisar uma proposta pedagógica inclusiva, a partir de Unidades Didáticas de Ciências voltada à Educação Infantil, orientada pela teoria do desenvolvimento humano proposta por Bronfenbrenner e pelos princípios de Intervenção Precoce, tendo como sujeitos dois alunos com TEA de turmas distintas de uma Escola de Educação Infantil na Cidade de Pelotas/RS. A pesquisa se desenvolveu baseada em uma análise documental que possibilitou estudos sem exigir contato direto com os sujeitos de pesquisa, devido à Pandemia do COVID-19. Aproximando-se de uma abordagem qualitativa, permitiu uma relação mais estreita entre o pesquisador e os pesquisados, mesmo com o isolamento social, mantendo-se o contato pelas redes sociais. A análise documental, associada a abordagem qualitativa, permitiu a obtenção e a interpretação dos dados descritivos, não buscando dados exatos, mas analisando situações específicas do contexto investigado. A metodologia mais adequada a esse trabalho foi o estudo de caso, permitindo-nos aprofundar os estudos em dois perfis distintos, além do amplo e detalhado conhecimento, através das especificidades de cada sujeito de pesquisa, analisando os alunos de forma sistêmica, observando os contextos, onde estão inseridos e possibilitando resultados na forma de sugestões ou hipóteses e não como um estudo fechado e concluído. O referencial teórico desta pesquisa foi fundamentado também em outros estudos semelhantes que versam sobre temáticas aproximadas e em autores, como Almeida (2000, 2009, 2011), Rodrigues (2000), Rodrigues, Seixas e Piscalho (2017), Serrano, Pereira e Carvalho (2003), Serrano e Pereira (2011), Serrano (2012) e Serrano e Luque (2015) e as Legislações pertinentes de cada País (Brasil-Portugal), que orientam e asseguram as Práticas Inclusivas na Educação. No tratamento de dados, utilizou-se a análise descritiva, levando em consideração as contribuições teóricas, as práticas de IP, as Teorias do Desenvolvimento Humano e as práticas voltadas ao Ensino de Ciências na Educação Infantil que contribuem para o desenvolvimento dos pesquisados de forma efetiva. A elaboração da proposta pedagógica inclusiva, a partir das análises realizadas nos instrumentos de coleta de dados, indicaram que os temas explorados nas diferentes Unidades Didáticas podem ser boas alternativas para trabalhar a comunicação alternativa, os conceitos científicos, as práticas cidadãs e a autonomia. Considera-se que é possível, com Unidades Didáticas bastante distintas devido aos processos cognitivos singulares e individualizados e as necessidades e especificidades relatadas pelas famílias, contemplar as diversidades e necessidades dos demais alunos da sala de aula inclusiva.This research had as main objective to build and to analyze an inclusive pedagogical proposal, based on Science Teaching Units for Early Childhood Education, guided by the human development theory proposed by Bronfenbrenner and by the Early Intervention principles, having as subjects two students with ASD from different classes of a School of Early Childhood Education in the city of Pelotas/RS. The research was developed based on a documentary analysis that enabled studies without requiring direct contact with the research subjects, due to COVID-19 pandemic. Coming near a qualitative approach, it allowed a closer relation between the researcher and the respondents, even with Social Isolation contact was maintained through social networks. The documentary analysis associated with the qualitative approach allowed the obtaining and interpretation of descriptive data, without looking for exact data, but analyzing\\ specific situations of the investigated context. The most appropriate methodology for this work was the case study, allowing us to deepen the studies in two distinct profiles, beyond the wide and detailed knowledge, through the specificities of each research subject, analyzing the students in a systemic way, observing the contexts where they are inserted, and enabling results in the form of suggestions or hypotheses and not as a closed and completed study. The theoretical framework of this research was also based on other similar studies that deal with approximate themes, and in authors such as Almeida (2000, 2009, 2011), Rodrigues (2000), Rodrigues, Seixas and Piscalho (2017), Serrano, Pereira and Carvalho (2003), Serrano and Pereira (2011), Serrano (2012) and Serrano and Luque (2015), and the relevant legislation of each country (Brazil-Portugal), which guide and ensure Inclusive Practices in Education. In data treatment, a descriptive analysis was used, taking theoretical contributions, EI practices, Human Development Theories and practices aimed at Science Teaching in Early Childhood Education that contribute to the respondents’ development in an effective way into account. The elaboration of the inclusive pedagogical proposal, based on the analyses carried out in the data collection instruments, indicated that the themes explored in the different Teaching Units can be good alternatives to work on alternative communication, scientific concepts, citizenship practices, and autonomy. It is considered that it is possible with quite different Didactic Units, due to the singular and individualized cognitive processes and the needs and specificities reported by the families, to contemplate the diversities and needs of the other students in the inclusive classroom.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAutismoEnsino de ciênciasIntervenção PrecoceAutismScience teachingEarly interventionEnsino de ciências na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma perspectiva inclusivaScience teaching in early childhood education: contributions to the development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) from an inclusive perspectiveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/9990897511480738http://lattes.cnpq.br/9199716328773316Rodriguez, Rita de Cássia Morem CóssioBitencourte, Andreia Dominguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTAndreia_Domingues_Bitencourte_Dissertação.pdf.txtAndreia_Domingues_Bitencourte_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain247667http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7587/7/Andreia_Domingues_Bitencourte_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt1fc1c59006cf1973bf6323a1f9389144MD57open accessAndreia_Domingues_Bitencourte_Produto.pdf.txtAndreia_Domingues_Bitencourte_Produto.pdf.txtExtracted texttext/plain137720http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7587/9/Andreia_Domingues_Bitencourte_Produto.pdf.txt4d11b96811e5a4b26d8c712ee29a0293MD59open accessTHUMBNAILAndreia_Domingues_Bitencourte_Dissertação.pdf.jpgAndreia_Domingues_Bitencourte_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7587/8/Andreia_Domingues_Bitencourte_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg3011eb623796822a003033c8507b5c0fMD58open accessAndreia_Domingues_Bitencourte_Produto.pdf.jpgAndreia_Domingues_Bitencourte_Produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2128http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7587/10/Andreia_Domingues_Bitencourte_Produto.pdf.jpga20f3d81e05a9017637634258d2c8dc8MD510open accessORIGINALAndreia_Domingues_Bitencourte_Dissertação.pdfAndreia_Domingues_Bitencourte_Dissertação.pdfapplication/pdf4482164http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7587/1/Andreia_Domingues_Bitencourte_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf4cd360fb168f75cc2e9b31bc5b592139MD51open accessAndreia_Domingues_Bitencourte_Produto.pdfAndreia_Domingues_Bitencourte_Produto.pdfapplication/pdf3574515http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7587/2/Andreia_Domingues_Bitencourte_Produto.pdf705d38d3bfcd60470894a6e23d327cccMD52open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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