A significação – ou o processo de constituição cultural – no desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual severa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cenci, Adriane
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Damiani, Magda Floriana
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5860
Resumo: O trabalho é um ensaio teórico acerca da influência da cultura, mais especificamente do processo de apropriação das significações culturais sobre o nascimento e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores nos seres humanos (nascimento cultural). O problema que desencadeia a argumentação deste trabalho gira em torno de como a criança (ser, inicialmente, apenas biológico) torna‐se humana (ser cultural) e de como o processo de entrelaçamento do ser biológico com o ser cultural ocorre naquelas crianças com deficiência intelectual severa. A discussão apoia‐se nas teorizações de Vygotski (1993, 1995, 1997) acerca da internalização, da mediação, e do papel da linguagem sobre a constituição do humano, bem como sobre o processo de desenvolvimento das pessoas com deficiência. Apoia‐se também nas ideias de Pino (2005) a respeito do processo de significação e do nascimento e desenvolvimento cultural das pessoas. Há confluência na teorização dos dois autores. Pino apoia‐se nas ideias de Vygotski e avança um pouco, propondo o conceito de marco zero do desenvolvimento cultural. No texto, a partir do que esses autores já elaboraram, propõe‐se avançar outro tanto, ampliando suas ideias para pensar o desenvolvimento das crianças com deficiência intelectual severa.
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